TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A noção de vários aspectos da Infancia

Pesquisas Acadêmicas: A noção de vários aspectos da Infancia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.192 Palavras (9 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

No âmbito da disciplina de Área de Projecto, foi-nos proposto trabalhar o tema “Infância”. Neste trabalho procuramos entender o que é a infância, não só em termos físicos mas também aliada a todos os fenómenos sociais que vão permitir a entrada da criança no “mundo dos grandes”. O conceito de criança têm vindo a mudar ao longo dos tempos, acompanhando o desenvolvimento da sociedade tecnológica e psicologicamente.

Por agora, abordaremos os aspectos actuais que compõem a infância. Faremos uma referência às fases de amadurecimento da criança e aos direitos universais que a criança tem. Damos ênfase ao fenómeno da Puberdade Precoce, referindo que nem sempre quando a criança atinge a puberdade deixa de ser criança.

Esperamos com este trabalho poder entender os vários aspectos que compõem a infância bem como os actores que a constituem.

1 - Crianças, o que são?

Uma criança é um ser humano tal como os outros, no início do seu desenvolvimento. São chamadas de recém-nascidas até cerca de um mês de vida. Passam a ser bebés entre o segundo e décimo oitavo mês. O ramo da medicina que estuda, cuida e trata do desenvolvimento físico/doenças e/ou traumas físicos nas crianças é chamado de Pediatria. A carência, a falta de atenção, as negligências, a violências e os abusos não os deixam “funcionar” saudavelmente, com alegria e interesses que lhes são normais.

2 - Infância, o que é?

A infância é um período no qual a criança cresce fisicamente e se matura. Embora em várias crianças ocorra o que se chama de Puberdade Precoce (Puberdade que apareceu cedo demais), essas mesmas crianças podem ter corpo de adolescente, mas não têm maturidade psicológica suficiente para serem considerados adolescentes.

Desde o nascimento, até ao inicio da adolescência os pais são o principal modelo, sendo normal as crianças imitarem o que os pais fazem ou dizem. As crianças que são filhas de pais que desprezam ou abusam delas podem sofrer de alguns problemas psicológicos.

A infância inicia-se no dia do nascimento da criança e prolonga-se até mais ou menos os seus 11 anos de idade.

2.1 - A infância passa por várias etapas:

A primeira decorre desde o nascimento até aos 18 meses, em que a criança está completamente dependente de terceiros (normalmente os pais) para qualquer tipo de coisas como a locomoção, a alimentação ou a higiene. Nesta fase a criança aprende coisas básicas como aprender a sentar-se, aprender a andar. Nesta altura a criança cresce muito rapidamente, os primeiros cabelos bem como os primeiros dentes aparecem. E até aos 18 meses, normalmente as crianças já soltaram as primeiras palavras.

A segunda fase vai desde os 18 meses até aos 3 anos, aqui a criança cresce um pouco menos que no início da sua vida. Por esta altura a criança desenvolve e pode começar a comer sem ajuda e a dizer algumas palavras com significado, por vezes até frases gramaticalmente correctas. Lentamente a criança passa a entender que há regras que têm de ser cumpridas. Por esta altura a criança começa a ter gostos próprios.

Outra fase é dos 3 aos 4 anos, por volta desta faixa etária as crianças desenvolvem um pouco de responsabilidade e independência, preparando-se para o próximo passo, a escola. As crianças nesta altura são super activas e exploram bastante o mundo á sua volta. Aí aprendem que na sociedade existem coisas que eles podem ou não fazer. Por volta desta idade começam a compreender que as suas acções podem afectar outras pessoas. A grande maioria das crianças abandona as fraldas nesta idade. A nível físico, os meninos e as meninas têm corpos semelhantes.

A quarta fase prolonga-se desde os 5 anos até aos 9 anos, este período é definido pelo desenvolvimento psicológico e físico, mas essencialmente desenvolvem-se e amadurecem psicologicamente A vida social da criança é cada vez mais importante e é normal aparecer o que se chama de “Melhor Amigo”. Na maior parte dos países as crianças precisam de ir à escola geralmente a partir do sexto ano de vida. Até aos seis anos as crianças procuram resolver problemas com a primeira ideia que lhes vier á cabeça, esteja certa ou não, racional ou não. Após o sexto ano de vida, a criança já procura mais soluções e começa a resolver os problemas de uma forma mais adequada. Por volta dos sete ou oito anos de idade, as crianças passam a procurar os “porquês” sobre todos e quaisquer assuntos. Além disso passam a comprar-se com outras crianças da mesma idade. Estes dois factores fazem diminuir a importância dos pais e da família. E é também aqui, a partir do sexto ano de vida que um por um, os dentes caem até à adolescência. O crescimento de peso e altura é pequeno e semelhante entre meninos e meninas. A força física é semelhante, embora os rapazes sejam mais incentivados pela sociedade a participar em actividades físicas, tendem a ter um pouco mais de força que as raparigas.

A última fase acontece dos 10 anos para cima, é a época de várias mudanças físicas e psicológicas, a chamada pré-adolescência. As crianças passam a ter mais deveres e responsabilidades Nesse período da vida as crianças passam a ter mais responsabilidades (deveres), ao mesmo tempo em que passam a querer e exigir mais respeito de outras pessoas - particularmente dos adultos. A criança nesta faixa etária passa a compreender mais a sociedade, ordens sociais e grupos, o que torna esta faixa etária uma área instável de desenvolvimento psicológico. Começam a participar num grupo de amigos, quem têm gostos em comum, e o onde o modelo deixado pelos amigos passa a ser o principal exemplo para elas. Começam aqui os dilemas, como por exemplo a frequente pergunta: “Serei aceite num grupo de crianças da mesma idade que eu?”. Em muitos casos, os pré-adolescentes sentem-se rejeitados pela sociedade, podendo adquirir problemas psicológicos tais como depressões ou anorexia. É também aqui que se dá o início da puberdade, marcada principalmente pelo aumento do ritmo de crescimento corporal e pelo amadurecimento dos órgãos sexuais. Aparecem também os primeiros pelos pubianos e pêlos nas axilas. Nas raparigas vem também a primeira menstruação e os seis começam a crescer. Nesta altura, sem dúvida que os rapazes passam as raparigas em peso, altura e força muscular.

2.2 - Podem dar-se alguns problemas durante a infância que dificultem a entrada do futuro adulto na sociedade, como por exemplo o Infantilismo Físico, o Infantilismo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com