TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A percepção de gestores e funcionários sobre a atuação de psicólogos em organização de trabalho.

Por:   •  12/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  23.605 Palavras (95 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 95

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

JUCIMARA VERONEZ DE BONA FERNANDES

A RELAÇÃO ENTRE A PERCEPÇÃO DE GESTORES E FUNCIONÁRIOS SOBRE A ATUAÇÃO DE PSICÓLOGOS EM ORGANIZAÇÕES DE TRABALHO

Palhoça

2010

JUCIMARA VERONEZ DE BONA FERNANDES[pic 2][pic 3]

A RELAÇÃO ENTRE A PERCEPÇÃO DE GESTORES E FUNCIONÁRIOS SOBRE A ATUAÇÃO DE PSICÓLOGOS EM ORGANIZAÇÕES DE TRABALHO

[pic 4]

                                                                              Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Graduação em Psicologia da Universidade do Sul de Santa Catarina, como requisito parcial à obtenção do título de Psicólogo.

                                                                              Área de concentração: Psicologia e Trabalho.

                                                                              Linha de pesquisa: Avaliação, Medidas e Intervenção em processos psicológicos em organizações.                                                                          

Orientadora: Profª. Juliane Viecili, Drª.

Palhoça

2010


AGRADECIMENTOS[pic 5]

        

Minha eterna gratidão a duas pessoas muito importantes na minha vida, o meu marido Camilo e meu filho João Camilo, pelo amor, carinho e incentivo prestados durante está trajetória, pela compreensão nas minhas ausências e pelo suporte para realização deste projeto.

Agradeço aos meus Pais e meu irmão Jucimar, pelo carinho e apoio, em especial a minha mãe Fátima, onde em apuros se deslocava correndo a Florianópolis para cuidar do meu filho, para que eu pudesse estudar.

Minha orientadora Juliane Viecili, por sua dedicação e interminável paciência, por me ensinar a importância da produção de conhecimento científico e toda orientação no processo deste estudo.

Agradeço aos colegas que fiz ao longo do curso e que com certeza têm a sua contribuição neste momento. Em especial, as minhas colegas de orientação, Gabi, Lili, Rafa e Tainah, por compartilharem comigo os momentos difíceis, mas também os momentos de descontração.

As minhas amigas especiais Gislaine e Liliane pelo companheirismo, pelas contribuições, atenção e apoio prestados, principalmente por demonstrar que existem amigos verdadeiros e que estes deixam marcas.

Minhas amigas Manu, Josi, Monica e Regina pelo apoio nesta caminhada.

Minhas amigas de Estagio Básico, que também acompanharam um pouco desta trajetória, Maria Lucia, Mariana e Michelli pela compreensão e apoio.

Agradeço aos meus sogros que sempre se fizeram presentes.

Agradeço aos membros da minha banca, Iúri Novaes Luna, Nádia Kienen e Paulo Sandrini pelas contribuições para o crescimento deste estudo.

Agradeço aos seis participantes da minha pesquisa pela disposição e por confiar a mim informações das suas vidas enquanto trabalhadores, para a realização deste estudo.


RESUMO[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

As representações sociais que as pessoas constroem acerca das profissões estão relacionadas às experiências que as mesmas tiveram com tais profissões. E com a psicologia não é diferente. Diante disso, a presente pesquisa teve como objetivo avaliar a percepção de gestores e funcionários sobre a atuação de psicólogos em organizações de trabalho. Para tal, foram elaborados os seguintes objetivos específicos: caracterizar a percepção de gestores e de funcionários sobre a atuação de Psicólogos em organizações de trabalho; comparar a percepção de gestores e funcionários sobre a atuação de psicólogos em organizações de trabalho. O método utilizado caracteriza-se por ser uma pesquisa de natureza qualitativa e exploratória que teve como delineamento o estudo de campo. Foram entrevistados dois gestores e quatro funcionários de duas empresas do ramo alimentício da grande Florianópolis. Para a realização da coleta de dados, foi utilizado um roteiro de entrevista semi-estruturado, composto por 25 questões. As entrevistas foram gravadas e, posteriormente, transcritas e os dados organizados a partir de categorias a posteriori. Foram estabelecidas 6 (seis) categorias. Os resultados indicaram ênfase em uma atuação clássica, que se refere ao tripé: recrutamento, seleção e treinamento. As práticas de recrutamento, seleção e treinamento surgiram na década de 1930, e são reconhecidas como atividades “tradicionais” da Gestão de pessoas. Tais práticas foram consideradas pelos participantes como relevantes, pois, buscam atender igualmente às necessidades das pessoas que procuram ocupar postos de trabalho, bem como, visam responder às exigências do trabalho e das empresas. Foi possível observar, também, que tanto gestores quanto funcionários ainda desconhecem as possibilidades de atuação do psicólogo organizacional e, em sua maioria, as atividades percebidas como práticas dos psicólogos, em ambas as empresas, são as atividades tradicionais. Outro fator percebido neste estudo, principalmente por gestores, é a limitação de tempo de psicólogos para realizar atividades complementares àquelas para as quais foi contratado e para capacitação de sua atuação profissional em decorrência da demanda de trabalho. Conclui-se assim, a necessidade de maior conscientização por parte de trabalhadores acerca da função do psicólogo em organizações de trabalho. Dessa forma, poderá ser possível ampliar a inserção de psicólogos organizacionais no contexto de trabalho.

[pic 9]

Palavras-chave: Atuação do Psicólogo organizacional. Campo e possibilidades de atuação do psicólogo organizacional. Formação do psicólogo.

LISTA DE FIGURAS[pic 10]

Figura 1 – Estrutura do campo de atuação do psicólogo organizacional e do trabalho e seus subcampos......................................................................................................27


LISTA DE QUADROS

[pic 11]

[pic 12][pic 13]

Quadro 1 – Dados de identificação dos participantes da pesquisa........................... 45

...

Baixar como (para membros premium)  txt (165.1 Kb)   pdf (716 Kb)   docx (909.4 Kb)  
Continuar por mais 94 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com