TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A questão da violência contra crianças e adolescentes

Seminário: A questão da violência contra crianças e adolescentes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  Seminário  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 3

a) A partir do exposto sobre violência contra crianças e adolescentes, analise os tipos mais comuns de violências praticadas contra esse público e relacione com o que está (ou deveria estar) previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente no que diz respeito a defesa e proteção dos seus direitos. (3,5 pontos)

b) Quais conexões podemos estabelecer entre a violência sofrida e a violência praticada por crianças e adolescentes? (3,5 pontos)

c) Considerando a violência contra a mulher, o que mudou na realidade da mulher brasileira após a Lei "Maria da Penha"? (3,0 pontos)

Resposta A

Violência física, sexual, psícologica, negligência. Como prevê o estatuto qualquer dos citados acima ferem o príncipio de proteção a criança e o adolescente. Alguns são crimes de gaveta, ficam escondidos, parecendo não existir. Fica claro no art 3º do estatuto, ...desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.

No art 4º Onde fala: É dever... e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

Parágrafo único. A garantia de prioridade compreende:

a) primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias;

b) precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública;

c) preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas;

d) destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude.

Só como exemplo esse artigo relata exatamento o contrário. Pois podemos perceber que nada é feito com prioridade, não estou dizendo que nada é feito, só estou relatando que não é feito com PRIORIDADE. O estatudo é bem escrito quando pede a Prioridade. Significa que se preciso devemos passar a frente de qualquer coisa que possa aparentar mais importante. Qualquer projeto como escrito no Art 4º C e D. Que fala da preferência

Resposta B

Crianças que sofrem violencia tem muito mais chance de praticar violências isso é fato. Não são todas, mais quem sofre tem mais chace de praticar, pois normalmente colocamos em pratica aquilo que aprendemos. Quem sofreu violênca na menoridade recebeu algo na fase em que estava em desenvolvimento onde ainda não estava formado o certo e o errado, o normal do dito anormal. Crianças em formação e muitas ainda sofrem abuso de familiares, de quem deveria ensinar o melhor, o que é moral, o cível, ensinar o bom caráter, destes que as crianças confiam e se entregam para se sentir protegidas.

Resposta C

A mulher pode denunciar e ser recebida em uma delegacia especializada, existe uma lei que amapara. Hoje a mulher pode mostrar que foi agredida e ser defendida pela sociedade e pela lei. Tem punição e não so a punição mais tem apoio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com