TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A relação da psicologia com a educação

Por:   •  25/9/2015  •  Resenha  •  958 Palavras (4 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 4

Aluna: Anadir de Souza Horst

Professor: Benivaldo

MEMORIAL DO MÓDULO 5.

Unidade 1: A relação da psicologia com a educação:

A psicologia como área de conhecimento, com certeza você já ouviu o termo psicologia em diversas situações.

Senso comum: saber que construímos ao longo dos tempos por meio de nossas experiências junto com as outras pessoas. Psicologia e ciência, a ciência e entendida por muitos, como um produto social e cultural, e a psicologia, assim como a ciência, se constitui sob a influência dos momentos históricos. As grandes polêmicas da psicologia. A psicologia na educação e muito importante por que todos precisam de certa forma dela, então ela ajuda os alunos e também os professores entender certos comportamentos. Esse ainda que superficialmente de quadros muitos comuns como o da ansiedade, depressão, irritabilidade e atitude e comportamento dos alunos. E também contribui de forma de proceder em relação ao ensino e ao aprender.

Unidade 2: A Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem: A relação entre o desenvolvimento e aprendizagem.

O desenvolvimento é um processo que relaciona com a totalidade de estruturas do conhecimento. A aprendizagem é provocada por situações – provocada por um experimentador psicológico, por professor, com referencia a algum ponto didático; ou por uma situação, a aprendizagem está interligada com o desenvolvimento da pessoa.

Diferentes concepções da aprendizagem

Na psicologia, vamos encontrar diferentes concepções sobre a relação entre desenvolvimento e aprendizagem. Vygostki nos apresenta as concepções mais importantes agrupadas entre três grandes posições teóricas.

A primeira postula que os processos de desenvolvimento da criança são independentes do aprendizado.

A segunda posição parte do principio de aprendizado e desenvolvimento.

A terceira concepção teórica apresentada por Vygostki é que tenta superar os termos das outras duas.

O primeiro é o nível de desenvolvimento real, ou seja, o que a pessoa já é capaz de realizar sozinha, e o segundo é o nível de desenvolvimento potencial, que é determinada pela realização de qualquer tarefa com a ajuda de outra pessoa.

Unidade 3: A noção de estágios em Psicologia do desenvolvimento: Ciclo da vida: infância, adolescência, fase adulta, e velhice como construções culturais.

O conceito de estagio ou etapa tem as suas origens nas noções de idade, de era, de época, de período que são usadas pela humanidade há muitos anos e se conservam ate hoje.

A noção de estagio está ligada a “devir”, ou seja, ao que vai vir a ser.

Período da Vida intrauterina

Wallon começa a descrever as etapas do desenvolvimento mostrando a importância do período da vida intrauterina. Nesse período, a criança encontra-se em uma total dependência biológica do organismo materno, mas já se faz presente no meio social por meio dos seus movimentos.

Estágio Impulsivo

Com o nascimento, surge uma nova fase no qual a criança já depende de si própria com relação a respiração e capacidade de auto regulação da temperatura do seu organismo.

Estágio Emocional

Por volta dos seis meses, a criança já é capaz de manifestar uma grande quantidade de expressões emocionais, tais como a raiva, dor, tristeza e alegria.

Estágio Sensório-motor

Do primeiro ano de vida ao começo do segundo, a criança procura explorar o mundo ao seu redor.

Período do Personalismo

Por volta dos três anos, surge a etapa em que a criança passa a ser o foco principal.

Período da Puberdade e adolescência

Neste período, que vai dos seis aos doze anos, a criança se volta outra vez para as coisas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (48.1 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com