TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A relação entre mãe e filho na recuperação de crianças nascidos de parto prematuro

Artigo: A relação entre mãe e filho na recuperação de crianças nascidos de parto prematuro. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/12/2014  •  Artigo  •  1.207 Palavras (5 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 5

A relação entre mãe e filho na recuperação de crianças nascidos de parto prematuro.

Muitas mamães ainda não sabem o que é o projeto mãe canguru, ele foi implantado de forma pioneira por Edgar Rey Sanabria e Hector Martinez em 1979, no Instituto Materno-Infantil de Bogotá, pois e um projeto para ajudar os pequenos que se antecipou a sua vinda ao mundo, bebês prematuros e com baixo peso, que ocorre quando o bebê tem má-formação, ou problemas com a mamãe como, diabetes, hipertensão e infecção.

O Instituto Cândida Vargas (IVC) em João Pessoa e o hospital de referencia de gestação de auto risco, com 16 leitos, oferecendo também o pré natal se for gravidez de auto risco. Também recebeu em 2014 a certificação Estadual do Ministério da Saúde para a atenção humanizada ao recém-nascido – Método Canguru. Antes era chamado projeto mãe canguru, hoje esse nome foi mudado para método canguru, pois antes só a mãe que praticava esse projeto, hoje são todos os familiares que quiser.

O método canguru se divide em três etapas.

Quando a mãe der a luz a um bebe prematuro, e normal que os pais fiquem assustados, pois a sua gestação foi super tranqüila, sem nenhum problema. Pois o bebe irá ter alguns cuidados especiais, é ira ficar por algum tempo no hospital e sendo desafiados á uma separação longa e um sofrimento muito forte para as mães, é tendo um desafio que irá enfrentar para ajudar o seu bebe a sobreviver, mesmo sem saber com que vai lhe dar mais para frente, mais tendo a esperança que o seu bebe ira ficar bem. Quando o bebe e nascido de parto prematuro, eles vão para UTI neo e depois vão para UNIC co, isso corresponde a 1º etapa do método canguru. Enquanto o bebe esta na UTI neo a mãe fica na enfermaria, quase ela não vai para casa, e algumas aproveita que o bebe esta na incubadora, e não vai visitar o filho, não vai para saber do seu estado de saúde. Só quem pode ter acesso para visitar o bebe neste tempo são pais.

Quando o bebe recebe alta ele e transferido para o UCIN CA, fica na enfermaria junto com sua mãe, algumas mães ainda está um pouco debilitada, daí passa a ficar com um acompanhante. Antes os médicos davam alta antes do tempo, pois faltavam incubadoras, as infecções eram constantes, desmame e etc, já esse método canguru vai ser bem melhor para ela e para o seu bebê, passando a ser implantado o método canguru, passar a receber as orientações sobre a importância do bebe permanecer na posição canguru e as vantagens que esse bebe tem em ficar nessa posição, como: ficando no peito da mãe ou do pai, vai aumentar o vinculo entre os pais e filho; vai estimular o aleitamento materno, pois é muito importante; vai diminuir a infecção hospitalar e vai diminuir o tempo no hospital; evita que o bebe bronco aspire após as dietas (leite no pulmão), etc. O toque é o primeiro contato com bebê. É através de um simples toque que falamos com o bebê. O toque é fundamental para o bebe, que terá grande importância para o seu crescimento físico e emocional, através de um toque, formando um laço emocional. E de grande importância o vinculo que a mãe estabelece entre ela e o bebe, pois quando o bebe sente o carinho da mãe, ele ira fica mais calmo e relaxado e também a mãe ira conhecer o seu bebe aos poucos quando estiver com fome, dor, sono e etc.

Já passando para 2º etapa, alem da mãe ter que lhe dar com o medo, ela também tem que se interagir com a equipe do hospital Cândida Vargas, pois os profissionais irão ajudá-la a lidar com essa situação,enquanto estiver no hospital e tirar todas as suas duvidas, pois quanto mais rápido a mãe tiver informações, mais fácil será comandar essa situação. Vai ser um estagio para mãe aprender a cuidar do seu bebe, nesse setor ela aprende a dar banho, a equipe de enfermagem vai ensinar, ela vai dar banho uma três vezes e depois a mãe começa a dar banho sozinha, porque em casa ela vai ter que fazer sozinha, o bebe tomam banho diferente dos depois, enrolado em um paninho em água morna, cada bebe tem sua bacia individual, incentivar o aleitamento materno pois e muito importante para o bebe, administrar as medicações do seu bebe, as medicações mais usadas são: sulfato ferosso e protovit, todos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com