TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A satisfação dos estudantes de psicologia com o curso proposto pela Faculdade de Serra-Gauch (FSG)

Pesquisas Acadêmicas: A satisfação dos estudantes de psicologia com o curso proposto pela Faculdade de Serra-Gauch (FSG). Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.907 Palavras (16 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 16

SATISFAÇÃO DOS ALUNOS DE PSICOLOGIA COM O CURSO OFERECIDO PELA FACULDADE DA SERRA GAÚCHA(FSG)

Ana Alice Dalla Valle Marques

Caroline Baroni 2

Odir Berlatto3

Resumo: No decorrer do artigo, apresentaremos a satisfação dos alunos de psicologia com o curso oferecido pela Faculdade da Serra Gaúcha (FSG). Buscando compreender o que os estudantes dessa instituição de ensino superior esperam, quanto ao nível de satisfação institucional e qualificação profissional. Sabendo que muitas são as expectativas e cobranças que o mercado de trabalho exige de nós futuros profissionais da área. Será elaborado um questionário aos acadêmicos, tanto para ingressantes, quanto aos alunos que estão concluindo o curso. Desta forma abrangeremos alunos de todas as etapas. Compreendendo as sugestões e ideias que estarão abertas a mudanças e melhorias. Ao final do artigo espera-se levantar possíveis melhorias ao desenvolvimento das atividades acadêmicas. Identificando o que está frustrando ou otimizando os acadêmicos do curso, desta instituição.

Palavras-chave: Satisfação. Profissional. Acadêmicos.

Riassunto: In tutto il documento, presentiamo la soddisfazione degli studenti con il corso di psicologia offerto dalla Facoltà di Serra Gaucha (FSG). Cercando di capire quello che gli studenti di questo istituto di istruzione superiore si aspettano, il livello di soddisfazione qualificazione istituzionale e professionale. Sapendo che ci sono molte aspettative e le richieste che il mercato del lavoro noi di futuri professionisti richiede. Ci sarà un questionario per gli studenti, sia matricole, gli studenti stanno completando il corso. In questo modo copriamo tutte le fasi di studenti. Capire i suggerimenti e le idee che saranno aperti ai cambiamenti e miglioramenti. Alla fine di questo articolo si prevede di aumentare i possibili miglioramenti per lo sviluppo delle attività accademiche. Identificazione di ciò che ha fatto è frustrante o ottimizzando il corso accademico, questa istituzione.

1 INTRODUÇÃO

Participamos de em sociedade diversificada que constantemente busca por novas formas de organizações, e a uma preocupação constante principalmente no que tange a participação das pessoas no seu desenvolvimento profissional. Assim surge um novo modelo de sociedade que torna-se gradativamente mais instruída e critica frente a organizações que oferecem determinadas condições de qualificação profissional.

Desta forma novas demandas emergem das pessoas que se tornam gradativamente mais criticas, frente a organizações que muitas vezes oferecem serviços e condições inadequadas e não satisfatórias aquelas descritas no contrato estabelecido pelas partes envolvidas. Visando o alcance de objetivos comuns.

Para Mintzberg (1995, p. 304), a escola é classificada como organização profissional em que prevalece um modelo de estrutura burocrática direcionada para a padronização das habilidades das pessoas. Para ele, essa estrutura desenvolve especialistas treinados em determinadas áreas. Com isso, pensando-se na escola ou no ensino escolar como uma organização que constantemente, é cobrada da sociedade e que é responsável pela instrução formal do cidadão, há a necessidade de refletir sobre os serviços oferecidos, seja no ensino fundamental, médio ou mesmo na graduação.

Este estudo faz um aporte para a análise qualitativa dos níveis de satisfação dos estudantes com o curso de Psicologia e os serviços oferecidos pela Faculdade da Serra Gaúcha, na qual, oferece uma educação no ensino superior, e também avaliar a percepção e a expectativa que os usuários tem dos serviços recebidos e do conceito didático do curso para a futura qualificação profissional.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A todo tempo em nossas vidas passamos por momentos de escolhas. Em determinado período surge a necessidade de uma escolha profissional, que nos conduz a um auto questionamento como: “Qual o curso acadêmico ou profissão que devo seguir”. Essa dúvida está entre muitos jovens, adolescentes e adultos que querem ter um bom currículo no mercado de trabalho. Nos dias atuais há a necessidade de aperfeiçoamento constante, a qualificação profissional, amplia as possibilidades para entrada no mercado com mais qualidade e preparação a nível social, pessoal e profissional. Soares, afirma (2002, p. 15):

Embora a escolha profissional seja responsabilidade de cada um, a conseqüência da decisão tem inúmeras implicações sociais. Uma pessoa que exerce sua profissão com motivação está não só se realizando como também prestando um serviço de melhor qualidade á sociedade.

O grupo familiar tem forte influencia sobre o comportamento das crianças e não será diferente nas suas futuras escolhas profissionais muitas vezes iniciando nos primeiros anos de vida, criticando em algo que a criança faz ou se expressa, reprimindo seus sonhos e desejos. Porém nossos pais refletem em nós o que os avós projetaram neles, e que hoje projetam seus sonhos nos filhos. Segundo Soares (2002, p. 75):

Uma grande parte das escolhas dos jovens incluiu uma representação social positiva ou negativa da profissão exercida pelos pais, sua relação com o trabalho e de que maneira o filho se identifica com as profissões familiares.

Há uma preocupação constante, se o ser humano age por vontade própria ou se é influenciado pelas pessoas de seu meio. Entendemos que tudo faz parte de um único contexto, e se estamos inseridos nele acabamos influenciados por ele de alguma forma. Muitos jovens e adolescentes estão iniciando uma carreira profissional insatisfeitos ou tornam-se profissionais frustrados, devido à escolha profissional que seus pais acabaram por escolher para ele, não permitindo que ingresse na faculdade de sua escolha. Assim, gerando futuros profissionais frustrados pela escolha e pela não satisfação profissional tornando-se pessoas infelizes, e muitos acabam por abandonar a carreira.

2.1 Serviços Oferecidos Pela Instituição

O que implica na vida acadêmica, não é somente a duvida do estudante pela escolha profissional, mas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com