TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A teoria do traço fatorial

Por:   •  8/7/2017  •  Ensaio  •  695 Palavras (3 Páginas)  •  998 Visualizações

Página 1 de 3

        A teoria de traço fatorial-analítico de Raymound B. Cattell

Teorias da personalidade

Introdução e contexto

História Pessoal:

        Raymound Bernard Cattell psicólogo norte-americano, nascido em 1905 na Inglaterra e falecido em 1998, terminou sua licenciatura em Química na universidade de Londres em 1924 onde também recebeu seu Ph.D em Psicologia  sob a orientação de Spirearman, Foi nesta cidade que desenvolveu a sua atividade até 1937, ano em que regressou aos Estados Unidos da América. Trabalhou nas Universidades de Columbia, Clark e Harvard. A partir de 1944 passou a ocupar o lugar de investigador na Universidade de Illinois.

        A teoria dos traços, proposta inicialmente pelo psicólogo americano Raymond B. Cattell, dita que a personalidade são traços que não são mais do que a forma constante de comportamento que o indivíduo adota sob estimulação do meio ambiente. Assim, tem-se tendência para classificar as pessoas por grupos compostos por características especificas, como, por exemplo, os tímidos ou os extrovertidos.

O desenvolvimento da Personalidade (complementar)

Nível Descritivo

Nível Teórico:

  • Hereditariedade
  • Ambientes
  • Apredizagem

Integração da maturação e da aprendizagem:

        Cattell iniciou seus estudos sobre a Psicologia na época em que trabalhava com Charles Sperman que estava desenvolvendo um método de analise fatorial para o estudo de aprendizagem. Tempos depois ele recebeu o grau de mestre em educação com uma dissertação intitulada Testes de Temperamento e Perseveração, sua primeira publicação sobe a estrutura da personalidade.  Ele criou também uma série de testes de inteligência que foram amplamente utilizados e aperfeiçoados por Binet.

        Por volta de 1937 Cattell entrou como professor titular na Clarck University em Massachussetts onde trabalhou com o desenvolvimento de medidas objetivas do comportamento para avaliação da personalidade e inteligência. Mas foi em Harvard que Cattell começou a trabalhar com o mapeamento e a definição da personalidade e motivação usando de analise fatorial.

Pesquisa Característica e Métodos de Pesquisa

Análise da Hereditariedade-Ambiente:

        Essa pesquisa mostra a flexibilidade com que Cattell aplica seu instrumento de análise ao estudo dos traços dinâmicos de um único indivíduo. Cattell dá ênfase nosdiferentes tipos de estudos de correlação que o investigador pode realizar.

O modelo de Personalidade dos Sistemas VIDAS:

        Técnica R: Abordagem de costume usada pelo psicólogo. Alguns indivíduos são comparados em termos de seu desempenho em dois ou mais testes. São calculada correlação para muitas pessoas, e os fatores obtidos são traços comuns.

        Técnica P: Escores de um mesmo indivíduo em várias medidas dão comparados em diferentes ocasiões u momentos, para tentar saber quão consistente é o comportamento do indivíduo.

        Técnica Q: dois indivíduos são correlacionados em um grande número de medidas diferentes. Nesse caso o coeficiente resultante representa uma medida de semelhança ou variação entre os dois indivíduos.

Pesquisa Atual:

        A teoria evolutiva promete evitar o processo de teoria ao ancorar uma teoria da natureza humana em processo que sabemos que governa toda vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (65 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com