TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ÉTICA PROFISSIONAL E BIOÉTICA

Por:   •  16/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  787 Palavras (4 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

 

Centro Universitário Augusto Motta

Campus Bonsucesso

Psicologia

APS 1

ÉTICA PROFISSIONAL E BIOÉTICA

Profª.: Cristiane Dameda

Bruna Gomes Manhães – 17101546

Geise Luci Contado Ferreira 19201205

Renata Teixeira Petti Aniento - 18211120

Teresa Cristina Peixoto de Loreto 15104801

Rio de Janeiro, 28 de abril de 2022

        Esta resenha crítica tem como base inicial o filme “Bicho de sete cabeças” onde aborda inicialmente um distanciamento familiar, gerando falta de diálogo e atitudes extremistas entre o pai e filho. Neto, um adolescente introspectivo que se sente incompreendido pelo pai, tem comportamentos mais individualistas e busca nas experiências da rua a falta de compreensão sentida em casa e na fuga de lidar com o relacionamento frio e distante com os pais passa a se aproximar de amigos usuários de drogas, onde encontra acolhimento e distração. Um dia o pai de Neto encontra na roupa do filho um cigarro de maconha e em seguida leva a questão para os familiares, julgando que o filho está usando drogas frequentemente, levando uma percepção extremista de comportamento, sem antes se quer dialogar com Neto (o filho) para entender o que levou o jovem a estar tendo aquela atitude, sem buscar também refletir as ações que podem ter o levado a buscar possível consolo em alguma droga. O pai e familiares decidiram internar Neto em um manicômio sem antes comunicá-lo. Essa atitude do pai pode ser vista como um repasse de responsabilidade e fuga de uma percepção de que as atitudes do filho se originam predominantemente da relação familiar conflituosa.

           A partir do momento em que Neto foi internado, criou-se um distanciamento ainda maior com os pais, o levando a sentimentos de raiva, mágoa e abandono. Até então vimos diversos conflitos familiares e individuais de cada personagem que levaram ao ponto de Neto, um rapaz sem nenhuma doença psiquiátrica diagnosticada ser internado em um centro psiquiátrico/manicômio, agravando ainda mais os conflitos já presentes.

           Neto é internado sem nenhuma análise psicológica, psiquiátrica e neurológica. Sem realizar exames e sem receber nenhuma consulta. Recebe junto aos demais pacientes, remédios sem nenhuma avaliação prévia. No estabelecimento contém uma quadra ao céu aberto onde se vê homens sem roupas e sem nenhuma higiene deitados no cimento, de baixo do sol e outros fumando cigarro. Ademais, há castigo para os pacientes que não seguem as regras, ficando isolados em um quarto bem pequeno e escuro por dias, além de outros levarem eletrochoques e doses demasiadas de medicamentos.

           Os pais de Neto ao visitá-lo encontram o filho completamente dopado e sem domínio completo dos movimentos, pedindo para o tirassem dali. No entanto, eles confiam cegamente no discurso do Psiquiatra, que alega serem comportamentos originados da abstinência das drogas e motivos para maior tempo de internação. É somente após algumas visitas que o pai diz que sua mulher, mãe do Neto, está pedindo o retorno do filho para casa e por isso iria retirá-lo daquele ambiente. O Jovem volta para casa, porém devido a toda medicação sem devida orientação e choques elétricos, acaba tendo seu comportamento alterado e tendo um crise histérica em uma festa. Os pais resolvem interna-lo novamente, onde volta a sofrer todas as práticas desumanas e violentas naquele ambiente. Neto tenta se matar ao ficar preso dentro de um ambiente pequeno e escuro como castigo, leva um fósforo e coloca fogo dentro, porém é salvo a tempo e é retirado novamente do manicômio pelos pais. O pai já demonstra alguma culpa e certo reconhecimento do impacto negativo de suas ações extremistas, enquanto fora daquele horror em que vivia, Neto se encontra com diversas sequelas de tudo que viveu naquele centro psiquiátrico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (251.6 Kb)   docx (171.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com