TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ética

Seminário: A ética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2013  •  Seminário  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 2

4.1

A ética significa constituir a sua própria realidade social a toda ação humana e por esta razão e um elemento principal. Todo se humano possui um senso ético, consciência moral estando em frequência avaliando e jugando para saber se são boas ou, mas, certas ou erradas, corretas ou incorretas. Existe sempre conjunto de ações sob a ótica do certo e errado. Embora relacionadas com o agir individuais essa distribuição sempre tem relações com as matrizes culturais que predomina em determinadas sociedades e contextos históricos.

A ética esta relacionada a opção, ao desejo de realizar a vida, conservando com outras relações justas e aceitáveis, enquanto valores perseguidos por todo ser humano no alcance se traduz numa existência plena e feliz.

Cidadania é o conjunto de direitos, e deveres ao qual um individuo esta suposto em relação a sociedade em que vive. O significado de cidadania sempre esteve fortemente subjugado à noção de direitos, principalmente os direitos políticos, que permitem ao individuo interagir na direção dos negócios públicos do estado, compartilhando de modo direto ou indireto na formação do governo e na sua administração, sejam a votar (direto), seja a concorrer a cargo público (indireto).

E importante esclarecer que um individua pode discordar dos valores morais de sua comunidade. Uma pessoa que tem percepção de seu direito de liberdade pessoal não vai ter a sensação de conforto em viver limitado com suas aspirações uma vez confessando que pense diferente do demais indivíduo, poderá optar continuar submisso a tais normas ou expor uma nova indicação aprovativa para si e para sua sociedade. Então uma pessoa pode ser imoral por ter outros valores e ser ética por agir com seu próprio jeito de ser. Os primeiros a usar a palavra ética foram os filósofos gregos. Ela seria uma ação de utilizar uma intuição dos princípios que sustentam a base da moralidade social da vida. Seria uma reflexão sobre o valor de ações coletivas e individuais. Sendo assim não existiria apenas uma éticas elaboradas a partir de situações vividas pelo individuo ou por uma sociedade. Ética e moral estão conectadas, porem distintas. A moral se conecta com valores humanos, o certo e o errado, e seriam passados por grupos sociais ou religiosos. A conduta moral visa os indivíduos de determinadas sociedade. Quando qualquer pessoa desobedece às normas emitidas pela sociedade onde vive, causa um impacto no bem estar do grupo. As regras morais foram criadas para proporcionar segurança a cada um dos indivíduos que se submetem a elas, que pode ser mudada com o tempo e o grupo social. A importância da ética esta neste contexto. E quando o individuo compreende suas atitudes sociais elaboradas em prol da conservação pessoal como da social em que ele vive.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com