TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AC - Teoria Psicanalítica

Por:   •  4/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.650 Palavras (7 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 7

UNIP - Campus de Bauru

Trabalho Atividade Complementar – AC

Disciplina Desdobramentos da Teoria Psicanalítica - 2018

Curso de Psicologia

BAURU

2018

 Descrição da atividade:

- Trabalho individual que deve ser entregue até 23/11

- Trabalho deve ter no mínimo 3 e no máximo 5 páginas.

- Assistir ao filme: “Cisne Negro” (Black Swan), direção Darren Aronofsky (2010).

- Fazer uma breve síntese do filme.

- Responder as questões abaixo, a partir do filme e da bibliografia indicada: 

  1. A protagonista deste filme apresenta sintomas psíquicos característicos de um tipo específico de estrutura psíquica descrita por Freud (1924) como psicose. Discorra sobre as principais características da psicose e relacione este conceito à(s) cena(s) do filme.
  1. Para Winnicott (1945), a criança nasce com uma tendência inata ao desenvolvimento, mas são as condições suficientemente boas, representadas inicialmente pela mãe, que permitem seu desenvolvimento emocional. Explique como a influência dos fatores ambientais no desenvolvimento psíquico pode levar o desenvolvimento da psicose.

Bibliografia:

FREUD, S. A perda da realidade na neurose e na psicose (1924). In: Obras Completas de S. Freud (volume XIX), Rio de Janeiro: Imago Editora Ltda.

WINNICOTT (1993) Desenvolvimento emocional primitivo (1945). In Da pediatria à psicanálise

Prof. Ms. Maithê Cristina Uliana

Curso de Psicologia UNIP – Bauru

Disciplina Desdobramentos da Teoria Psicanalítica

Nina é a protagonista do filme, uma  bailarina que dança perfeitamente e trabalha em uma companhia de balé de cidade de NY. Nina vive em New York, com a mãe Érica, uma bailarina que se aposentou, pois ficou gravida; a mãe se demonstra muito protetora e também aparenta ser cobiçada pela profissão da filha, pois sempre está a incentivando. Thomas, o diretor da companhia em que Nina trabalha, decidiu que irá abrir a temporada com O Lago dos Cisnes, sendo assim, ele começa a procura por uma nova bailarina, para estrear a peça, Thomas força sua bailarina principal Beth, a se aposentar. O diretor está à procura de uma bailarina que consiga interpretar tanto o cisne branco, quanto a cisne negro, segundo Thomas, a bailarina Nina está preparada para interpretar apenas o cisne branco e afirma que ela não será a bailarina principal. No outro dia, ainda inconformada, Nina conversa com o diretor da peça dizendo para o mesmo repensar sobre sua escolha, Thomas beija Nina e ela morde o lábio do diretor, o que acabou sendo bom, pois, acabou despertando um voto de confiança em Thomas, acreditando que a bailarina teria raiva para interpretar o outro cisne, o negro.

Thomas escolhe Nina para ser a protagonista do papel e realiza uma reunião para apresentar sua nova bailarina, durante essa reunião, Beth sua antiga bailarina, que está bêbada, aponta a Nina dizendo que a mesma dormiu com Thomas para conseguir o papel. Nina acaba indo embora para a casa, com o diretor, chegando em sua casa, eles conversam e Thomas diz que nina tem que ser mais sexy e diz para ela ir para casa se masturbar. Passado um dia, a companhia descobre que Beth foi atropelada. Os ensaios estão acontecendo, em um deles, o diretor pede para que Nina veja como a nova bailarina Lily dança e toca no assunto de Nina se cobrar de mais, de sempre tentar ser perfeita.

Neste momento do filme, Nina, anda apresentando arranhões pelo corpo e está tendo muitos delírios; em uma noite, após muito ensaio, Nina acaba aceitado um convite de Lily para sair, durante a festa Lily oferece uma cápsula a Nina, que não aceita, no entanto logo em seguida aceita uma bebida com a droga dentro.

No final da noite, as duas vão para o apartamento de Nina, que discute com a mãe, elas se trancam no quarto e tem relações sexuais, pela manhã, nina acorda atrasada e percebe que está sozinha no quarto, Nina furiosa contesta a mãe por não a ter acordado, se arruma e vai rapidamente para a companhia; ao chegar na companhia se depara com Lily ensaiando sua apresentação e também descobre que Lily nunca esteve em sua casa.

As alucinações de Nina, estão aumentando cada vez mais, sua mãe até tenta impedi-la de dançar na noite da apresentação, mais é em vão; Nina sai do apartamento e vai para a companhia, ao chegar lá, se depara novamente com Lily pronta para assumir seu papel. Nina enfurecida, diz que está preparada para isso e assume o papel, no entanto tem um deslize durante a apresentação ainda como cisne branco; Nina ao voltar ao seu vestiário tem outra alucinação, ela vê Lily se arrumando para dançar o cisne negro, as “duas” se confrontam e Nina “atinge” Lily com um pedaço de espelho, ela esconde o corpo dentro do banheiro do seu camarim e volta ao palco, Nina faz uma apresentação formidável, sendo aplaudida de pé pelo auditório.

Nina retorna para o camarim, para outra troca de roupa, enquanto está se vestindo de cisne branco, alguém bate na porta, quando Nina abre ela se depara com Lily, que a parabeniza; assim Nina consegue ver que o ataque com o espelho a Lily nunca acorreu e sim ela mesmo se atingiu.

A bailarina Nina, retorna o palco e dança como cisne branco, a última parte da apresentação, na qual o cisne branco se joga de um penhasco; Nina interpreta perfeitamente, se jogando e caindo em um colchão atrás do penhasco. A plateia vai a loucura, os integrantes da companhia correm até Nina para parabeniza-la e veem que ela está sangrando muito. Ainda acordada, Nina diz a Thomas: eu senti, me senti perfeita, eu fui perfeita”.

PERGUNTAS:

  1. A protagonista deste filme apresenta sintomas psíquicos característicos de um tipo específico de estrutura psíquica descrita por Freud (1924) como psicose. Discorra sobre as principais características da psicose e relacione este conceito à(s) cena(s) do filme.

R: Pode-se dizer que os sintomas mais comuns da psicose são os delírios, (acreditar em falsas crenças), as alucinações (ver ou ouvir coisas que outras pessoas não vêem ou ouvem), pode-se considerar também como relevante, os discurso incoerente e comportamentos inapropriado para a situação.

Nota-se que a primeira alucinação de Nina, acorre quando ela se vê na mulher que passa ao seu lado na estação de trem quando voltava para a casa, tem sua segunda alucinação no dia de sua apresentação, ela vê sua unha sangrando, vai ao banheiro e puxa a pele de seu dedo, alguns minutos depois percebe que é só uma alucinação e que não há nada em seu dedo. Outra cena muito importante, que é nítido que Nina está passando por um surto psicótico, é quando, ela aceita de ir a um bar com uma colega do balé, ao chegar em casa, ela discute com a mãe e alguns minutos depois se tranca no quarto com sua amiga Lily, tem uma noite de prazer com ela; ao acordar e se deparar que está sozinha e atrasada para seu ensaio, Nina corre para a companhia e questiona Lily por não a ter acordado e descobre que na verdade, Lily nunca foi para sua casa depois do bar. Quando o filme está chegando próximo ao fim, a uma breve cena, onde Nina está tirando medidas para a roupa da apresentação, a sua frente a um espelho, a bailaria está tendo alucinações e neste momento percebe que os movimentos que ela fazia não eram os mesmos refletidos no espelho a deixando em pânico. Agora no final do filme, Nina, um dia antes da estreia da peça, vê Lily transando com o diretor e volta para a casa tendo alucinações por todo o trajeto, sua mãe tenta bani-la de apresentar no dia seguinte, Nina foge do apartamento e tem mais alucinações na companhia, pois ao chegar lá se depara com Lily preparada para assumir o papel de Nina; ela alucina que mata Lily em seu camarim e escondendo o corpo no banheiro, porem em uma das trocas de roupa alguém bate na porta, quando Nina abre se depara com Lily, é neste momento que Nina percebe que está enlouquecendo, sendo assim na terceira e ultima parte do espetáculo, alguns segundo antes de terminas Nina começa a sangrar, deixando claro que a bailaria alucinou ter atingido Lily, mais na verdade atingiu a si mesma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (173.4 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com