TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD Psicologianotrânsito

Artigos Científicos: AD Psicologianotrânsito. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  1.088 Palavras (5 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Atividade de Avaliação a Distância

Unidade de aprendizagem: Psicologia do Trânsito

Curso:

Professor:

Nome do aluno:

Data:

Orientações:

⦁ Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

⦁ Entregue a atividade no prazo estipulado.

⦁ Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

⦁ Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Leia atentamente o texto a seguir:

As questões relativas ao comportamento de risco dos motoristas são uma constante no nosso trânsito, principalmente entre os motociclistas que são o grupo com maior incidência de AT no país.

O documentário “Motoboys-Vida Loca”, com direção de Caito Ortiz, problematiza um fenômeno urbano no Brasil: transporte sobre duas rodas de mercadorias, documentos e pessoas; a situação de trabalho dos motoboys, motofretetistas, mototáxistas - mais especificadamente dos motoboys no trânsito de São Paulo.

O vídeo mostra a rotina do profissional do trânsito que e exerce um trabalho precário com baixa remuneração e riscos. O documentário também evidencia por meio dos relatos dos entrevistados, os seus valores, crenças e características de subjetividade e como isso está relacionado com a forma como eles dirigem e vivem a sua jornada de trabalho: cortando no meio dos carros em alta velocidade, como se relacionam com os demais participantes do trânsito etc. Tudo isso pode impactar em danos físicos e psicológicos que denominamos de Acidente de trânsito (AT).

Para resolver a presente Avaliação, assista a esse documentário. Você pode acessá-lo por meio do link indicado a seguir.

Ficha Técnica

Título: Motoboys - Vida Loca (documentário)

Direção: CAITO ORTIZ –ANO 2004

Tempo: 52’ minutos

Link: http://www.youtube.com/watch?v=dOElC25Yq4k

Com base nos estudos realizados nesta unidade de aprendizagem e também com base neste documentário C, responda às questões que seguem. Você poderá responder a cada questão separadamente, ou, se preferir, elaborar um texto único contemplando os aspectos solicitados em cada item.

⦁ Liste as principais queixas manifestadas pelos motoboys ao se relacionarem com seu trabalho e com o macro ambiente de trabalho (trânsito) . (2,0 pontos)

Ao assistir ao video “Motoboys-Vida Loca” percebe-se que os motoboys tem diversas queixas do trânsito tais como:

- A jornada de trabalho muito extensa;

- Fechadas dadas pelos motoristas;

- Queixas quanto aos motoristas que não sinalizam suas manobras através da seta que vem a causar ralados "tombos" nos motociclistas;

- a pressa com que as pessoas que os contratam teem para que seja feito o serviço;

⦁ Analise as situações de violência no trânsito presente nesse ambiente de trabalho e nas relações com os demais participantes do trânsito, mediante os quesitos apontados nos tópicos de estudo. (2,0 pontos)

A violência com que os motoboys hajem no trânsito de São Paulo como mostra o video “Motoboys-Vida Loca” afeta a todos os integrantes do trânsito motoristas , motociclistas, ciclistas e pedestres, devido a maneira que eles pilotam suas motos sempre buzinando e chutando retrovisores dos veículos quando levam uma fechada, enfim se acham os donos da via e se questionados como mostra o video se acham que eles é que são os prejudicado.

Como estudado no material didático se observa que os motoboys tem em sua maioria pouca instrução e todos são de baixa renda ou seja pobres e por não terem qualificação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com