TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD1 PSICANALISE

Monografias: AD1 PSICANALISE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/2/2015  •  2.588 Palavras (11 Páginas)  •  726 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB

Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD

Psicanálise & Educação

Coord.(a): Marcia Souto Maior

AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA 1 – 2014.2

1. Associe cada conceito a sua respectiva definição e selecione a alternativa correta:

1. Id

2. Ego

3. Superego

4. Sublimação

5. Neurose

6. Transferência

7. Complexo de Édipo

8. Complexo de castração

(4) Processo pelo qual a energia dos instintos sexuais é deslocada para atividades ou realizações de valor social ou cultural, como as atividades artísticas ou intelectuais.

(3) Uma das três instâncias da personalidade, que Freud concebeu em um dos modelos do aparelho psíquico. É formado a partir das identificações com os genitores, dos quais ele assimila as ordens e proibições. Assume então o papel de juiz e vigilante, formando uma espécie de auto-consciência moral. Os mandatos desta instância incluem muitos elementos inconscientes que derivam do passado do indivíduo e que podem entrar em conflito com seus valores atuais.

(2) É uma das três instâncias (id, ego e superego) que Freud concebeu em um de seus modelos para explicar o funcionamento da mente humana. É a parte organizada desse sistema que entra em contato direto com a realidade externa e através de suas funções tem capacidade de atuar sobre esta numa tentativa de adaptação. Por isso, estão sob o domínio desta instância as percepções sensoriais, os controles e habilidades para atuar sobre o ambiente, a capacidade de lembrar, comparar e pensar. No âmbito de suas relações com as outras duas instâncias do sistema, assume o papel de mediador e integrador dos impulsos instintivos do id (ver id) e as exigências do superego (ver superego), para adaptá-los à realidade externa.

(5) Em sua essência vai designar os distúrbios dos comportamentos, sentimentos ou idéias, que surgem como resultado de um conflito entre o id e o ego, onde uma tendência instintiva é reprimia pelo ego dando lugar á formação de sintomas. Estes sintomas são percebidos pelo indivíduo como algo estranho e incompreensível dentro do quadro geral de sua personalidade. Podem consistir de alterações das funções corporais (tiques, manias, até cegueira histérica, por exemplo) onde não há nenhuma explicação fisiológica para o distúrbio; de emoções e ansiedades injustificadas como no caso de obsessões.

(1) Uma das instâncias da teoria estrutural (id, ego, superego) do aparelho psíquico. Opera em plano inconsciente, contendo os impulsos instintivos que se originam na organização somática e ganham aqui expressão psíquica e também idéias e recordações que por serem insuportáveis ao indivíduo foram reprimidas. É considerado como um reservatório de energia, com a qual alimenta também as outras instâncias. É regido pelo princípio do prazer, que busca sempre a satisfação, ignorando as diferenças e contradições e sem a capacidade de considerar espaço e tempo. Sua interação com as outras instâncias é geralmente conflituosa.

(6) É um processo pelo qual o indivíduo recapitula em suas relações atuais, especialmente com seu terapeuta, as relações que teve com seus genitores na infância. Se dá geralmente com pessoas que representam alguma autoridade como no relacionamento professor-aluno, médico-paciente, patrão-empregado. Freud utilizou-a como uma parte essencial do processo terapêutico.

(7) Segundo Freud, a criança entre 2 e 5 anos aproximadamente desenvolve intenso sentimento de amor pelo genitor do sexo oposto e grande hostilidade pelo do próprio sexo, a quem deseja eliminar como a um rival. Esses sentimentos geralmente são vividos com grande intensidade e ao mesmo tempo com grande ambivalência, pois embora odeie o genitor do mesmo sexo, que o impede de realizar seus desejos, também o ama por tudo de bom que ele representa. Surge então a culpa e o medo à retaliação (medo à castração). Esse conflito geralmente declina após a idade de 6-7 anos e reaparece com o advento da puberdade, sendo um dos fatores que contribuem para a crise da adolescência. De uma resolução satisfatória desse conflito depende uma boa estruturação da personalidade

(8) Ao perceber que há pessoas que não possuem pênis, o menino começa a temer a perda do seu próprio. Sente isso como uma ameaça paterna por suas atividades sexuais e seus desejos incestuosos. A menina sente a ausência de pênis como uma perda já consumada e procura de alguma forma compensá-la. A ansiedade de castração tem um lugar fundamental na evolução da sexualidade infantil dos dois sexos e aparece constantemente na experiência analítica subjacente às modalidades de relacionamento do indivíduo com seu mundo interno e externo.

Escolha:

a. ( )2 –7- 3 –8- 4 - 5 - 6-1

b. ( )4 – 3 -7– 5 – 2 -8- 1-6

c. (X) 4 – 3 – 2 – 5 - 1 -6-7-8

d. ( ) 1 – 7-5 - 4-8 – 6- 3 - 2

2. Leia com atenção o texto e selecione a alternativa correta:

SINTOMAS

Infelizmente, os pais, a escola e o médico, em sua grande maioria, diante do _________________ (enurese, tiques, agressividade etc) apresentado pela criança, alegam ser uma doença (uma anormalidade física ou moral) ou má vontade da criança. A primeira atitude aumenta os sentimentos de inferioridade, legitimando-os de algum modo, ao mesmo tempo que fere o amor próprio da criança mediante o sentimento de ser 'anormal'. A segunda atitude, pela falta de compaixão e incompreensão que comporta, provoca sentimentos de culpabilidade responde a uma necessidade inconsciente; decorre de uma pulsão bloqueada ou recalcada, cuja energia deve, custe o que custar, descobrir um meio de expressão. Assim, após um desaparecimento momentâneo, o sintoma reaparecerá fortificado nas mesmas proporções em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com