TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADAM SMITH

Trabalho Escolar: ADAM SMITH. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2013  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  658 Visualizações

Página 1 de 2

ADAM SMITH

Conhecido como fundador da economia liberal clássica, desenvolveu teorias sobre a economia política social.

Estudou na Universidade de Edimburgo e no Baulliol College de Oxford em 1748, foi radicado em Edimburgo. Deu curso de ética e economia do “obvio e simples sistema da liberdade natural”, nessa época tinha amizade com David Hame, de quem aspirou idéias do empirismo e iluminismo. Em 1759 publicou “Teoria dos sentimentos”, nessa obra vinculada à escola do sentido moral que havia sido iniciada por Francis Hutcleson, onde Smith destaca a imparcialidade no julgamento alheio.

Em 1764 e 1766 viajou pela Europa, conheceu vários filósofos, depois que regressou abandonou as atividades acadêmicas e passa a viver em Kirkcady e Londres. Dedicou a investigação daquela que seria sua obra mais importante: “A riqueza das nações”, obra que teve fundamental importância para economia política liberal.

Para Adam Smith, o trabalho da comunidade e o principal gerador de bens que ela necessita. Com esse trabalho da se a produtividade, sendo necessário fazer a divisão, isso implica na troca de mercadoria por outra, já que isso é de natureza humana, assim acumula o capital. O valor surgiu com as trocas de mercadorias, esse valor tem dois significados: o de utilidade e o de poder de compra. O 1º pelo valor do uso e o 2º de valor da troca (trabalho), seria as medidas de valor de todas as mercadorias.

Na 3º parte de “A riqueza das nações”, Smith estudou qual caminho que os países europeus seguem para chegar ao desenvolvimento das indústrias, e conclui com a critica contra o sistema mercantilista que exercia uma influencia poderosa sobre a legislação econômica vigente.

Como economista do período manufatureiro do capitalismo, Adam Smith crê que a produtividade eleva-se com a porcentagem do trabalho. Mas, defendia que o valor da mercadoria era expressão do quanto de trabalho havia nela, e o lucro era uma dedução desse trabalho e o salário do operário é uma pequena parte do lucro do produto.

Smith foi criticado por Karl Marx e seus seguidores devido às idéias que tinha na determinação do valor do trabalho devido à forma como era aplicada.

Bibliografia

Enciclopédia Barsa

A riqueza das Nações – Adam Smith, Volume I

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com