TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADOLESCENTE

Resenha: ADOLESCENTE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2013  •  Resenha  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 2

O inicio da adolescência normalmente acontece dos 11 aos 14 anos, mas o fato importante que marca essa fase é a menina com a menarca e o menino com a espemarca. A adolescência oferece o crescimento físico e também as competências cognitivas e sociais, autonomia, autoestima e intimidade, sendo uma fase intermediaria para ficar adulto.

O cérebro do adolescente ainda esta em desenvolvimento, onde ocorrem mudanças frequentes com as emoções, julgamento, organização do comportamento e autocontrole podendo explicar as tendências dos adolescentes e suas atitudes arriscadas. E com isso os jovens conseguem absorver e influenciar muito com mídia, seguindo padrões da mídia e sendo alienados por aquilo que ela trás, nem sempre para os adolescentes os meios de comunicação são viáveis.

Na adolescência há o que chamamos de vínculos eles passam mais tempo com os colegas do que com a família fazendo com que as duvidas da são tiradas e aprendidas com os colegas, com isso pode ocorrer a rebeldia do adolescente onde em meio a confusão emocional, conflito com a família, alienação a sociedade adulta, comportamento impulsivo e rejeição de valores adultos, com isso os pais acabam entrando em crise por ver o filho adolescente em meio a vários fatores de riscos e os pais não conseguem controlar a situação, muitas vezes por não conseguir lidar com essas mudanças.

A adolescência marca também a escolha profissional, escolher o que querer ser ate o fim da vida, muitas vezes tendo grande influencia dos pais para o que devem ser, há também por parte dos adolescentes escolherem a profissão que poderá ser mais bem sucedida.

Conclui-se então que na fase da adolescência é onde os hormônios estão em constante “ebulição” com isso há as transformações físicas e cognitivas, o jovem pensa que já é um adulto onde pode fazer o que quiser, mas como o desenvolvimento cerebral ainda não esta concluído os adolescentes pesam que nada pode ocorrer com eles com isso deve ter uma atenção maior dos pais onde eles devem entender o porquê de tanta transformação dos filhos e servir como o maior vinculo que eles podem ter, controlar os meios de comunicação nos quais frequentam indicar quais meios seriam viáveis, pois num pais com níveis tecnológicos avançados os meios de comunicação chegam com mais facilidade podendo ser acessíveis a qualquer momento, mas há como ter um controle desse meio.

PAPALIA, Diane E. O MUNDO DA CRIANÇA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com