TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALTAS AVENTURAS: Variáveis dependentes e variáveis independentes

Por:   •  21/2/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.057 Palavras (5 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 5

Comportamento Organizacional

Profº Marco Lima

UP – ALTAS AVENTURAS

Variáveis dependentes e variáveis independentes

Thayná Lima

Yáscara dos Santos

Santos

2016

Introdução 

Atualmente o mundo passa por um processo constante de mudanças, seja no âmbito cultural, social ou tecnológico. Essas mudanças acontecem de modo desenfreado, desta forma para acompanhar a complexidade do desenvolvimento global, a forma de gerenciar as organizações também mudou, para Chiavenato (2003), deixamos a era industrial para trás e entramos na era da informação, onde os ativos intangíveis e o capital intelectual  estão cada vez mais em pauta. 

Consequentemente, surgi o Comportamento Organizacional, fundamentado no estudo sistemático do comportamento humano, direcionando ações e atitudes dos indivíduos, e de grupos nos ambientes organizacionais. Tendo como finalidade atingir produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional. 

Para o estudo e entendimento do comportamento humano de forma sistemática utilizamos a analise de várias variáveis que influenciam o comportamento humano, e no presente trabalho iremos relaciona-las com os acontecimentos do filme Up - Altas Aventuras. 

A animação, produzida pelos estúdios Pixar, conta a história do Carl Fredricksen, um vendedor de balões que, que aos 78 anos está prestes a perder a casa em que sempre viveu com sua esposa, a falecida Ellie. O terreno onde a casa fica localizada interessa a um empresário, que deseja construir no local um edifício. Após um incidente em que acerta um homem com sua bengala, Carl é considerado uma ameaça pública e forçado a ser internado em um asilo. Para evitar que isto aconteça, ele resolve embarcar em uma aventura, onde enche milhares de balões em sua casa, fazendo com que ela levante vôo. O objetivo de Carl é viajar para uma floresta na América do Sul, um local onde ele e Ellie sempre desejaram morar. Só que, após o início da aventura, ele descobre que seu pior pesadelo embarcou junto: Russell (Jordan Nagai), um menino de 8 anos.

Metodologia

A metodologia para fundamentação deste trabalho será feita a partir da analise da animação cinematográfica UP – Altas Aventuras. A produção será usada como objeto de pesquisa das variáveis dependentes e independentes do contexto de comportamento organizacional. Sabemos que variáveis são características observáveis ou mensuráveis e podem ser classificadas de diversas maneiras. Classificamos as variáveis como dependentes ou independentes segundo a relação que expressam.

Temos que variável independente é aquela fundamental, vetor para que ocorra tal resultado; é o estímulo que condiciona uma resposta. Por vez, variável dependente é a propriedade efeito de algum estímulo; é o resultado observado. Há de se notar que a variável dependente não é manipulada, mas sim a manipulação resultante da variável independente. Ao decorrer do trabalho identificaremos as variáveis independentes em negrito e as dependentes em itálico. Por hora, seguem alguns tipos de variáveis:

Variáveis dependentes:

⦁ Absenteísmo:

⦁ Satisfação no Trabalho:

⦁ Rotatividade

⦁ Desvio de comportamento no ambiente de trabalho

⦁ Cidadania organizacional

Variáveis independentes:

⦁ Características biográficas (idade, sexo)

⦁ Personalidades e emoções

⦁ Valores e atitudes

⦁ Habilidades

⦁ Percepção

⦁ Motivação

⦁ Políticas e práticas de recursos humanos

⦁ Liderança e confiança

Desenvolvimento

Para começarmos essa analise iremos listar os personagens principais e suas características. Logo no início do filme temos um personagem-central totalmente diferente do que estamos acostumados: Carl, o velho, no contexto do filme a idade esta diretamente ligada à aceitação e a motivação do velhinho ranzinza, que passa a vida ao lado da sonhadora Ellie, e aos 78 anos se vê sozinho e sem perspectivas.

Logo em seguida, temos os personagens secundários da obra: Russell (a criança de 8 anos), é motivado, e isso faz com que ele em sua encantadora ingenuidade tenha satisfação ao conseguir trazer mais aventuras a vida do Carl e seus novos amiguinhos; o cachorro Dug tem a habilidade da fala e muito diferente dos cães convencionais ele consegue uma comunicação efetiva com os outros personagens, o pássaro Kevin é raro, e sua o coloca no alvo de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (53.1 Kb)   docx (573.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com