TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento de software utilizando conceitos de programação orientada a objetos

Por:   •  1/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  15.369 Palavras (62 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 62

[pic 1]

        

Raryson Taylor RA:

Rennan Augusto da Silva Mirandola RA:

Rubens Junior RA:

Samuel de Souza Rosa Junior RA:

“Desenvolvimento de software utilizando conceitos de

programação orientada a objetos”

Campinas – São Paulo

2019

Raryson Taylor RA:

Rennan Augusto da Silva Mirandola RA:

Rubens Junior RA:

Samuel de Souza Rosa Junior RA:

“Desenvolvimento de software utilizando conceitos de

programação orientada a objetos”

Monografia apresentada ao Instituto superior de ensino UNIP -

Universidade Paulista, como requisito para obtenção de avaliação

em Ciência da Computação, sob orientação do Prof. Vinicius

Campinas – São Paulo

2019

SUMÁRIO

Objetivo        3

1.Objetivo

Desenvolver um Software com os conceitos de orientação a objeto aprendidos em sala de aula e ao de decorrer nosso aprendizado.

Dois pontos que tomamos como principais para elaboração deste projeto, utilizar a linguagem JAVA  e seu conceitos de orientação a objeto, como classes, heranças, classes abstratas, métodos, polimorfismo, interface, métodos virtuais.

2. Introdução

        O presente trabalho se trata sobre Linguagem de Programação Orientada a Objeto, o qual nos propusemos a desenvolver um software que abrangesse todos os conceitos utilizados nesse novo tipo de linguagem que nos foi apresentada.

        A primeira parte realizada do nosso trabalho foi a criação de um software, no qual desenvolvemos um sistema de uma faculdade, o mesmo registrava novos alunos, cursos de graduação e pós graduação, e as respectivas notas do aluno que cursava um determinado curso, formadas por NP1 (primeira prova do semestre), NP2(segunda prova do semestre), prova substutiva (caso o aluno não realizasse uma das provas ele tinha o direito de fazer uma substutiva) e exame ( se o aluno não atingisse a média necessária o mesmo podia realizado uma prova de exame), Por fim se o aluno conseguisse atingir o objetivo do semestre ele seria aprovado. Neste programa era possível inserir e consultar informações e todas as eram gravadas em um arquivo de extensão CSV.

        A partir da primeira parte pronta que foi a criação do software, fomos em direção a segunda na qual documentamos todos os passos desse projeto, bem como conceitos e informações sobre a linguagem orientada a objetos JAVA. Ao decorrer desse documento iremos apresentar:

  • Elementos de Programação orientada a Objeto: neste capítulo abordamos os principais conceitos da linguagem de programação orientada a objeto, como por exemplo, herança, polimorfismo, encapsulamento e abstração.

  • Dissertação: Aqui apresentamos detalhadamente cada etapa realizada neste trabalho, bem como o aprendizado que esse trabalho (APS) gerou em nossas vidas, tanto profissional como acadêmica.
  • Projeto (estrutura) do Programa: Mostramos todos os passos que demos para o desenvolvimento do software, como estruturamos o programa e também como desenvolvemos a lógica por trás do sistema de registro de alunos e cursos de uma faculdade.
  • Relatório Com as Linhas de Código: Registramos neste documento todo o código usado no programa, todas as classes, todos a lógica e estrutura do nosso software

3. Elementos de Programação Orientada a Objeto

Linguagem orientada a objetos: Linguagem que consegue utilizar o encapsulamento e esconder informação para dados abstratos, métodos virtuais e herança

        Classe: Uma estrutura que acolhe um determinado conjunto de objetos com características similares, podendo definir seus comportamentos com métodos, e os estados do objeto com atributos.

        Cliente: Uma classe ou método que declara ou usa um objeto de outra classe.        

Herança: Herança é um relacionamento que define que uma classe pertence a outra ou seja uma classe é uma subclasse de outra, por exemplo em software de uma empresa tem a classe de pessoas, e a de funcionários, a segunda por sua vez herda todos os métodos e variáveis da primeira pois a classe funcionário é uma subclasse de pessoa.

        Exemplo:

[pic 2]

Métodos Virtuais: Método em que seu comportamento pode ser reconstruído por alguma outra classe, utilizando o conceito de herança.

Polimorfismo: Polimorfismo é a maneira de que em uma hierarquia de classes possa se implementar métodos com a mesma identificação, conseguindo implementar um mesmo código que funcione para qualquer classes dessa hierarquia. O objetivo final do polimorfismo é diminuir drasticamente a quantidade de código escrito pelo desenvolvedor, aumentando a legibilidade do código e a facilidade de sua manutenção.

Exemplo:

[pic 3]

Classes Abstratas: Classe declarada como abstrata ou que em sua estrutura se utiliza de um ou mais métodos abstratos.

Exemplo:

[pic 4]

Método Abstrato: Método que em seu corpo não contém instruções de código apenas sua declaração.

        Exemplo: public abstract double getBonus();

Encapsulamento: O objetivo do encapsulamento é esconder os atributos (variáveis de uma determinada classe de quem for utilizá-la. Se faz isso por exatamente dois motivos:

  • Evitar erros: evitar que uma classe seja usada de forma errada, por exemplo, uma classe tem um método de multiplicação entre 2 atributos da classe, se o programador JAVA não saber como a classe foi escrita, ele pode usar o valor 0 no atributo a ser multiplicado, porém se a classe estiver devidamente encapsulada ela pode impedir que o programador cometa esse erro, conseguindo ter o resultado final do programa mais bem elaborado.

  • Manter o código encapsulado:

[pic 5]

        Interface: Recurso que define ações que obrigatoriamente devem ser executadas.

                Uma interface contém uma coleção de valores constantes e assinaturas de métodos abstratos, e nela não pode se incluir variáveis, constructors ou métodos não abstratos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.6 Kb)   pdf (278.7 Kb)   docx (137.7 Kb)  
Continuar por mais 61 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com