TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS - PSICOLOGIA

Por:   •  28/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.952 Palavras (12 Páginas)  •  752 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 2]

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSO DE PSICOLOGIA NOTURNO

PSICOLOGIA DO TRÂNSITO – CAMPUS ALPHAVILLE

                                                     ALEX NUNES - C39799-7

            AYALA CRISTIANE - C51631-7

                                                     EUDES STANLEY - B432EA-4

                                                     EVENYN UCHÔA - C5852J-4

               LETICIA GREGÓRIO - C40732-1

                                                     MICHELLE NUNES - C39787-3

                   

SANTANA DE PARNAÍBA

2015

                                                     ALEX NUNES - C39799-7

            AYALA CRISTIANE - C51631-7

                                                     EUDES STANLEY - B432EA-4

                                                     EVENYN UCHÔA - C5852J-4        

               LETICIA GREGÓRIO - C40732-1

                                                     MICHELLE NUNES C39787-3

                 

PSICOLOGIA DO TRANSITO – CAMPUS ALPHAVILLE

Trabalho de Campo Graduação em Psicologia, da Universidade                                 Paulista – UNIP, como requisito à aprovação na matéria, Campus Alphaville.

Orientador: Prof. Ádan Pelegrino.

SANTANA DE PARNAÍBA

2015


Sumário

1 INTRODUÇÃO5

2 TEXTO PRINCIPAL6

    2.1 CARACTERIZAÇÃO DE CAMPO DE ATUAÇÃO6

2.2 POPULAÇÃO ATENDIDA6

    2.3 FORMAÇÃO PROFISSIONAL NA GRADUAÇÃO (Faculdade de Psicologia)7

        2.4 MERCADO DE TRABALHO7

3 DESENVOLVIMENTO8

4 PSICOLOGIA DO TRÂNSITO NO BRASIL11

    4.1 O QUE FAZ O PSICÓLOGO DO TRÂNSITO?12

5 CONCLUSÃO14

6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS15


1 INTRODUÇÃO

A psicologia do trânsito é uma área de conhecimento que tem a finalidade de estudar o comportamento humano no contexto do trânsito, a partir de uma investigação dos processos externos e internos, e os fenômenos conscientes e inconscientes que ocorrem nesse contexto. Desse modo, neste artigo objetiva-se explanar uma visão acerca do que se configura a psicologia do trânsito, entender o comportamento no trânsito, promover uma discussão sobre essa área no Brasil e esclarecer o que faz esse profissional e suas competências. Nesse sentido, entende-se que essa é uma área em ascensão e que tem ampliado o seu universo de atuação com base no compromisso social de estabelecer uma relação de harmonia entre o sujeito com o meio ambiente.

Por: Alex Barbosa Sobreira de Miranda – Depto. De Psicologia. Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual do Piauí.

(Fonte: https://psicologado.com/atuacao/psicologia-do-transito/o-que-e-a-psicologia-do-transito © Psicologado.com)


2 TEXTO PRINCIPAL

2.1 CARACTERIZAÇÃO DE CAMPO DE ATUAÇÃO

O grupo observou que o psicólogo do transito tem uma rotina diferenciada, do que um psicólogo clinico. Há regras que não partem apenas da formação como psicólogo, mas também do DETRAN e do CONTRAN, por isso como em todo segmento da psicologia são necessárias adaptações.

Como normas que um psicólogo do transito tem que seguir, como silencio, ambiente, temperatura e o estilo, como por exemplo: placas que existem na sala dizendo que o uso do celular é proibido. Alguns objetos podem interferir na concentração do paciente, então todo um ambiente é preparado para que o paciente tenha sua total concentração.

 

2.2 POPULAÇÃO ATENDIDA

Nessa área observamos que é muito complexo colocar só um tipo de clientela, pois atende-se todos os tipos de faixa etária e escolaridade. Em questão a idade, atende-se desde jovens até pessoas com uma idade bem avançada para renovação de sua habilitação. Pode-se dizer que esse psicólogo atende desde um novato para sua primeira habilitação até uma pessoa experiente.

As pessoas chegam a avaliação pelo psicólogo do transito por obrigatoriedade do processo de habilitação, seja para retirar ou para uma renovação.

No atendimento clinico é diferente porque é muito pessoal, o contato a transferência, a ligação mesmo é diferente, muitos chegam, mesmo de vontade própria, chegam receosos, porque falar da vida própria, se expor para um "estranho", mas quando se cria a empatia isso se perde.

 

 

2.3 FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL NA GRADUAÇÃO (Faculdade de Psicologia)

Foi observado pelo grupo que é necessário para o Psicólogo formar-se em psicologia, após o termino do curso o psicólogo precisa fazer no mínimo um ano de atendimento (clinico), e buscar um curso de capacitação de 600 horas (segundo a Portaria do DETRAN). O curso de Psicologia não aborda a fundo a matéria de Psicologia no transito, ele passa muito superficialmente sobre o assunto, por isso a necessidade de buscar uma capacitação ao concluir o curso. Outro fator fundamental seria o psicólogo em geral, independente da área escolhida é gostar de pessoas e sempre estar bem consigo mesmo.

2.4 MERCADO DE TRABALHO

 

O Grupo observou através de pesquisas e entrevista realizada com a psicóloga que para os recém-formados é um pouco mais complicado pois exige um ano de atendimento em clínica. O DETRAN órgão responsável pela área de atuação do psicólogo no trânsito, limitou-se a apenas 10 atendimentos diários.

A remuneração difere de uma região para outra, cada município tem seu “piso salarial”, São Paulo por exemplo paga um salário fixo, já a região oeste paga por atendimento.

É uma área diferente, mas fique claro que, é muito diferente do atendimento clinico, difere totalmente, quem busca na psicologia o cuidado na área do transito não vai encontrar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (294.7 Kb)   docx (46.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com