TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AP II Psicologia da Educação

Por:   •  20/11/2016  •  Resenha  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 2

O desenvolvimento infantil é uma das etapas mais importantes na formulação do caráter e é importante que se tenha um ambiente estável a fim de permitir um desenvolvimento cognitivo, comportamental e fisiológico adequado para uma infância saudável. Os pais devem dialogar com a criança de maneira franca e aberta. Quando o ambiente familiar da criança é conturbado, seu comportamento social é condicionado negativamente, e esse ambiente é prejudicial ao desenvolvimento cognitivo. Outro fator importante que cerceia o desenvolvimento infantil são agressões dos pais, abusos, bullying e déficits de aprendizagem que atrasam o desenvolvimento cognitivo e psicossocial da criança, e é importante que pais e professores fiquem atentos. A psicologia dispõe de diversas ferramentas que podem auxiliar no combate a esses problemas relacionados ao desenvolvimento infantil, cabe aos pais e professores perceberem essas dificuldades e levá-los ao profissional de psicologia.

É fundamental que o psicólogo conheça o modo de aprendizado da leitura e escrita, para então fazer avaliações mais apropriadas das queixas escolares. Quando uma criança se queixa de dificuldades escolares, o psicólogo é um dos primeiros profissionais a ser procurado pela família e escola.  Antes de tudo, é necessário, que este psicólogo conheça as práticas educacionais e as evidências científicas acerca da aprendizagem da leitura e da escrita. Os psicólogos não irão ensinar as crianças a ler e a escrever, mas podem orientar os professores e pais acerca de atividades que podem auxiliar na alfabetização.

A ação do professor não depende somente dos conhecimentos que possui, mas também em como transmitir essas informações pedagógicas de maneira efetiva aos alunos. A construção do conhecimento teórico só é possível através dos conhecimentos práticos. A psicologia precisa ser ensinada nos cursos de formação de professores de maneira que supere um conjunto de teorias e conceitos desvinculados dos problemas reais da atividade pedagógica, o que não auxilia o professor no desenvolvimento da motivação necessária para buscar e incorporar os conhecimentos em sua prática pedagógica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (70.3 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com