TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARQUITETURA

Casos: ARQUITETURA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/8/2013  •  607 Palavras (3 Páginas)  •  3.922 Visualizações

Página 1 de 3

REDE E-TEC BRASIL/UEMANET

Polo: São Luís 3 - Mário Meireles

Disciplina: Sistemas Operacionais

Professor: Denner Guilhon

Aluno: Abimael Silva de Almeida

ATIVIDADE III

1) Explique como funciona a mudança de modos de acesso e dê um exemplo de como um programa faz uso desse mecanismo.

R. Mudança no modo de acesso é quando um programa necessita executar uma instrução privilegiada, a solicitação deve ser realizada através de uma chamada a uma system call, que altera o modo de acesso do processador do modo usuário para o modo kernel. Ao término da execução da rotina do sistema, o modo de acesso retorna para o modo usuário.

2) Por que as rotinas do sistema operacional possuem instruções privilegiadas?

R. Serve como segurança ao sistema. Instruções privilegiadas são instruções que só devem ser executadas pelo sistema operacional ou sob sua supervisão, impedindo, assim, a ocorrência de problemas de segurança e integridade do sistema.

3) O que é uma system call e qual sua importância para a segurança do sistema? Como as system calls são utilizadas por um programa?

R. Para cada serviço existe uma System Call associada e cada sistema operacional tem seu próprio conjunto de chamadas. É uma implementação de mecanismos de proteção ao núcleo do sistema e de acesso aos seus serviços. Essa chamada de sistema tem por importância garantir a integridade do sistema.

As system calls podem ser entendidas como uma porta de entrada para o acesso ao núcleo do sistema operacional e a seus serviços. Sempre que um usuário ou aplicação desejar algum serviço do sistema, é realizada uma chamada a uma de suas rotinas através de uma system call. Através dos parâmetros fornecidos na system call, a solicitação é processada e uma resposta é retornada a aplicação juntamente com um estado de conclusão indicando se houve algum erro. O mecanismo de ativação e comunicação entre o programa e o sistema operacional é semelhante ao mecanismo implementado quando um programa chama uma subrotina.

4) Explique o processo de boot de um sistema operacional.

R. O boot do sistema tem basicamente duas funções. A primeira delas é o POST, outro termo da informática, que significa Power On Self Test. Trata-se do teste de toda a parte de hardware (placas, memórias, HD, drives etc.) do computador. Você já deve ter notado que logo depois de ligar a máquina, um som característico é emitido (um “bip”). Este aviso sonoro é o POST anunciando que está tudo certo para prosseguir com a inicialização. A segunda tarefa do boot é carregar os arquivos necessários para o carregamento do sistema operacional. Os itens são colocados na memória RAM e a tela inicial característica de cada sistema é exibida. A partir daí, o SO assume o comando do computador e você pode utilizar o mouse, teclado e outros periféricos para acessar as funcionalidades e aplicativos.

5) Atualmente, o telefone celular deixou de ser um simples aparelhos telefônicos com tecnologia embarcada e passaram a concentrar funções de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com