TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS PROVAS PIAGETANAS

Por:   •  6/5/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.288 Palavras (6 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

CURSO DE PSICOLOGIA

JESSICA ALVES DOS SANTOS -  RA: B924BH-0

MYRIAM ALVES DINIZ - RA: C14112-7
PALOMA SANTOS DE SOUZA -  RA: B5544A9

TAIZA TOME DE SOUZA - RA: C24497-0
TURMA: PS3Q30/ PS3P30

PROVAS PIAGETANAS

BRASÍLIA – DF
2015

SUMÁRIO

I. INTRODUÇAO ..................................................................................02

II. PROCEDIMENTOS .........................................................................03

III. ANALISE..........................................................................................04

IV. CONCLUSÃO .................................................................................05

V. BIBLIOGRAFIA ................................................................................06
VI. ANEXOS..........................................................................................07

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho versará sobre as aplicações de provas piagetianas, realizadas em duas crianças que se encontram no estágio objetivo-simbólico. Esse estádio ocorre em crianças de aproximadamente 2 anos até cerca de 7 anos, e caracteriza-se pela preparação e organização das operações concretas, tendo uma estrutura pré-operatória.

De acordo com Piaget segundo Goulart, por volta dos 2 anos de idade a criança começa a se voltar para a realidade exterior. Nesse período tem início a interiorização dos esquemas de ação em representações, a criança tende a justapor os elementos sem vinculá-los, mediante apelos à necessidade lógica ou a causalidade física.  De 4 a 5 anos e meio, aparecem as organizações representativas, as transformações são assimiladas às ações. E dos 5 anos e meio até os 7, ocorre o início das ligações entre estados e transformações, tornando possível pensar de modo reversível, são as regulações representativas articuladas.

Em cada um desses estádios a criança desenvolve uma noção de causalidade diferente, essas noções podem ser percebidas por meio das respostas que as crianças dão para questões que são levantadas.

Na prática da disciplina nós escolhemos uma das provas piagetianas e fizemos em duas crianças de diferentes idades, para ver com qual noção de causalidade as crianças se encontram e se elas correspondem as expectativas para sua idade. A prova escolhida foi a de conservação física de quantidade contínua, com transvasamento de líquidos.

  1. PROCEDIMENTO

A primeira prova foi feita com uma criança de 6 anos de idade, F.S.R, na casa da sua avó, longe de outras crianças, para evitar intervenções. Colocamos a criança sentada à mesa, e colocamos dois copos de 200 ml cheio de refrigerante em cima da mesa, os dois copos eram idênticos e continham a mesma quantidade de líquido, colocamos também um terceiro copo vazio, mas este era mais estreito e comprido. Primeiro perguntamos à criança em qual copo havia mais refrigerante, ou se havia a mesma quantidade, e ela respondeu que tinha a mesma quantidade, então despejamos o refrigerante de um dos copos no outro copo mais estreito, o que fez com que o líquido subisse, lembrando que fizemos isto na frente da criança, e depois perguntamos: E agora, em qual copo tem mais refrigerante? Ou tem a mesma quantidade? A criança apontou para o copo mais estreito e disse que aquele tinha mais. Quando perguntamos o porque ela achava que naquele tinha mais, ela respondeu “é porque o refrigerante tinha subido mais do que no outro copo” mostrando com as mãos a diferente altura dos líquidos contidos nos recipientes. Depois perguntamos qual copo de refrigerante ele queria, e ele escolheu o mais estreito e comprido, ou seja, o que ele achou que tinha mais.

A segunda prova foi aplicada com uma criança de 5 anos de idade, A.L.D, na casa de sua tia, acompanhada de sua avó materna, sua irmã, juntamente com sua tia.  Colocamos a criança sentada à mesa, e colocamos dois copos de 200 ml idênticos, contendo água na mesma quantidade, e um vazio também de 200ml, só que com designer diferente dos demais na mesa. Primeiramente perguntamos á criança em qual copo havia mais água, ou se obtia a mesma quantidade? E ela respondeu “é a mesma quantidade”, logo então despejamos a água no terceiro copo justamente o que contém o designer diferente. Novamente perguntamos qual copo tem mais agua? E sua resposta foi que o terceiro copo tinha mais porque era maior.

  1. ANÁLISE

Ao aplicar a prova nas crianças, podemos perceber que elas ainda não desenvolveram as regulações representativas articuladas, e ainda não desenvolveu a noção de conservação, que segundo Piaget, em Goulart, é desenvolvida entre 5 anos e meio até os 7 anos aproximadamente, seu pensamento é visual, ele vê que tem mais líquido porque o copo está mais cheio, na sua percepção o copo é maior porque é mais alto, assim como sua mãe é maior porque é mais alta. Ele não consegue perceber que a capacidade de um copo é a mesma do outro e que somente as formas são diferentes.

  1.  CONCLUSÃO

Após fazer as análises das crianças e compara-las com o período pré-operatório podemos notar que as duas crianças responderam corretamente a todas as questões que foram impostas, com relação ao período que elas estão. Nas provas piagetianas podemos afirmar que as crianças adquiriram as noções esperadas para a sua idade, mantendo-se sempre coerente nas suas respostas.

Durante a realização do trabalho, não tivemos nenhuma dificuldade na aplicação das provas, uma vez que as crianças se mostraram calmas e pacientes.

  1. BIBLIOGRAFIA

http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/filosofia/filosofia_trabalhos/preoperatorio.htm 

  1. ANEXOS

[pic 2]

Instituto de Ciências Humanas

Curso de Psicologia

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

I. Dados sobre as atividades a serem realizadas

As atividades têm como objetivo possibilitar que o aluno pesquisador identifique característica do estágios pré-operatório e sobre as provas piagetianas. Antes de executá-las, os alunos pesquisadores as descreverão para os colaboradores, que poderão, ou não, consentir em participar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (315.3 Kb)   docx (306.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com