TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  9/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.020 Palavras (9 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 9

1- Contraponha “ciência” e “senso comum”, dando um exemplo esclarecedor do que seria administrar uma organização aplicando conhecimentos advindos da ciência ou apenas do senso comum na Administração de Recursos Humanos em seus subsistemas de:

1.1- Provisão (porta de entrada)

1.2- Manutenção/Desenvolvimento (permanência)

1.3- Desligamento (porta de saída)

1.1- Provisão (porta de entrada)

Senso Comum: Fazer a análise do candidato de maneira superficial, orientando-se e baseando-se em características exteriores, tais como: características físicas, opção sexual, classe social, raça, grupos a que pertencem. Essas Análises relatam a utilização do senso comum (conhecimento vulgar/pouco sólido), deixando de lado o que realmente deve ser analisado desta situação.

Conhecimento científico: Se baseia em fatos concretos, fazendo a análise dos candidatos através de suas competências, de sua aptidão para exercer a função referida, análise de cargos exercidos anteriormente, capacidades e limitações, não se baseando apenas em análises superficiais (citadas acima no exemplo de senso comum) ou pré julgamentos.

Exemplo concreto: Na entrevista de emprego, o candidato compareceu a entrevista com trajes adequados para a ocasião, vestia blusa de mangas compridas, que cobria sua pele. Passou nos pré-requisitos impostos pela empresa e foi contratado. Um dia o candidato estava com os braços à mostra, e o gestou verificou que o mesmo possuía tatuagens, e disse que se anteriormente, na entrevista, ele estivesse se deparado com esse detalhe, não teria feito a contratação do mesmo. Nesse caso ele deixa de lado as competências e desempenhos do funcionário e se atenta apenas a um detalhe físico, utilizando assim o senso comum.

1.2- Manutenção/Desenvolvimento (permanência)

Senso Comum: 1° Caso: Em uma reunião com o gestor responsável pela unidade, ele diz que você não está desempenhando bem o seu papel, e você está ciente que tal crítica é uma inverdade, visto que ele não acompanha quais são os procedimentos corretos além de não saber quais são as atribuições da sua função. Daí você diz mentalmente: “Vou contar até dez para não dar um belo soco na cara desse grande FD...” Por mais que você pense que dar um belo soco na cara do seu superior vá resolver o assunto, você não o faz!

2° Caso: No meio de uma discussão entre dois colaboradores o seu superior visando cessar aquela situação, pronuncia a seguinte fala: “Parem agora se não vou demitir os dois!”

Conhecimento científico: No primeiro caso pode-se analisar que “um belo soco na cara” não seria a melhor forma para resolver a situação, a mostrar ao seu chefe que você é sim competente no que faz. A melhor maneira seria o diálogo da sua parte e da do seu superior a observação e acompanhamento de suas competências antes de realizar um pré julgamento superficial. (Mesmo tendo premeditado e pensado agir com o senso comum, houve o bom senso de não fazê-lo).

No segundo caso, a ameaça de demissão, a intimidação realizada por palavras não solucionará o atrito entre os funcionários. Pode ser que ‘funcione” momentaneamente , porém não será a solução para a discussão dos dois. A providência seria um diálogo entre os envolvidos e o superior e a busca para a solução do problema e para uma boa convivência no ambiente de trabalho.

1.3- Desligamento (porta de saída)

Senso Comum: Nesse momento de crise no país a maiorias das empresas estão passando por dificuldades financeiras, necessitando assim reduzir o quadro de funcionários. Uma das primeiras fases ditas no ato da demissão é: “Não se preocupe, logo assim que as coisas melhorarem nós chamamos você de volta.” Gerando assim ao funcionário um “conforto” e “segurança” dentro dessa situação. Mas a empresa sabe que aquelas palavras são apenas um “consolo” já premeditado, pois ela pode ou não contratar novamente aquela pessoa,  sendo assim algo provável e não algo certo como reflete na mente do colaborador.

Conhecimento científico: A maneira correta seria falar de maneira objetiva ao colaborador não usando de maneira ilusória para lhe proporcionar certo “conforto” naquele momento. Ocasionando futuramente expectativas frustradas por conta de uma promessa não cumprida. A maneira mais coerente de se falar nesse momento seria: “ Neste momento, a empresa não se encontra em sua melhor fase, necessitando assim solicitar a sua dispensa. Porém , assim que as coisas se ajustarem, pode ser que haja a possibilidade de o contratarmos novamente. Mas não descreia de sua competência e fique atento as oportunidades do mercado de trabalho.,” Tal frase dá a ele ao mesmo tempo que certa esperança, também um estímulo para não ficar extasiado esperando por algo que pode não acontecer, motivando-o a buscar novas possibilidades no mercado de trabalho.

2- A Psicologia é um campo científico cujo objeto de estudo é o comportamento humano. Esclareça a amplitude de seu objeto de estudo apresentando a interdisciplinaridade da Psicologia com vários outros campos de conhecimento científico.

A psicologia é apenas uma, mas pela sua grandeza parece haver diversas “psicologias”. Isso por que seu estudo é tratado por diferentes perspectivas. Cada perspectiva cria um campo de estudo e um novo ramo da psicologia. Podemos ressaltar que a psicologia não é apenas a ciência das manifestações observáveis e nem apenas dos fenômenos mentais, ela abrange todos os estudos referentes às manifestações dos seres humanos. Podemos citar brevemente algumas de suas diversas áreas descrevendo-as:

- Psicologia Geral: Busca a determinação dos princípios e ramificações da ciência.

- Psicologia do desenvolvimento: Estuda as mudanças que ocorrem no ciclo vital do ser humano.

- Psicologia da Personalidade: Busca a integração na sua amplitude e compreensão das informações obtidas por todos os setores da investigação psicológica.

- Psicologia aplicada à Medicina: Auxilia o médico e os demais agentes da saúde em seus diagnósticos, no tratamento e na prevenção de doenças.

- Psicologia do trabalho: Atua em subcampos onde instrumentos de trabalho podem ser mais bem planejados, o trabalho pode ser selecionado de maneira apropriada e o ambiente de trabalho adequado ás características do ser humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (181.9 Kb)   docx (469 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com