TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS NO BRASIL

Por:   •  19/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.949 Palavras (8 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO..................................................................................... 03

2. DISCUSSÃO.......................................................................................... 04

2.1. O Filme.

2.2. A Disciplina.

2.3. A Relação de Ambos.

3. CONCLUSÃO....................................................................................... 10

4. REFERÊNCIAS.................................................................................... 11

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho refere-se a um levantamento bibliográfico, em fontes científicas e profissionais reconhecidas, de pesquisas ou relatos de práticas de psicólogos sociais, procurando integrar a disciplina de Relações Étnico Raciais no Brasil ao Filme Xingu (2012), que tem como objetivo uma maior compreensão da relação entre o chamado “homem branco” e o povo indígena que vivem em sua maioria “isolados” com suas crenças e costumes em suas tribos.

Veremos ao longo deste trabalho, com base nas pesquisas realizadas, mais detalhes sobre esse assunto e fazemos uma relação entre a parte teórica estudada, as aulas expositivas e discussões que tivemos durante este primeiro bimestre.

2. DISCUSSÃO

2.1. O Filme

O filme nacional Xingu é baseado em uma história real e conta a jornada dos irmãos Villas-Boas, sendo narrado por Claudio Villas-Boas (interpretado por João Miguel), se passa na década de 1940, com os irmãos Villas-Boas em busca de aventura e de conhecer novas terras. Os irmãos se passaram por analfabetos para conseguir através de um programa do governo da época adentrar nas áreas do Mato Grosso do Sul, sendo esse programa chamado de “Abrindo Caminho para o Descobrimento do Brasil”, ambos os irmãos deixaram para trás uma vida confortável e bons empregos para embarcarem na missão ao rumo ao desconhecido.

Chegando à região do Mato Grosso do Sul, os irmãos juntamente com os outros homens advindos da expedição se depararam com os índios que dificultaram a entrada deles no território. Assim como relatado no filme, Cláudio observa o comportamento dos índios afim de uma tentativa de aproximação onde entrega a eles presentes e utensílios conseguindo se aproximar da primeira tribo onde cria vínculos afetivos com o Pajé e a partir de então criam um convívios com os índios da aldeia e passaram a aprender sobre suas culturas, costumes, linguagens e se mostram encantados pela riqueza cultural que ali encontram.

Imagem Google, 2017.

Cláudio então passa a fazer relatos do que ele e os irmãos vivenciam em seu diário descrevendo detalhadamente tudo, sua relação com os índios, à relação dos índios entre eles e até mesmo as necessidades que o povo da aldeia tinha. A partir dessa aproximação Claudio observa a relação conflituosa entre os indígenas, fazendeiros, peões e políticos sendo esses últimos terem a finalidade de ampliarem campos de pousos e acordos políticos de delimitação de terras. Ele nota que para os índios, os brancos eram invasores, já para os brancos, os índios eram os selvagens. O território indígena foi algo de cobiça por parte dos fazendeiros que através de violência e massacres tentavam tomar as terras ocupadas pelos índios para transformá-las em latifúndio.

Os irmãos Villas-Boas tinham conhecimentos políticos e a partir disso passaram a defender os índios. Mas a chegada dos irmãos nos mostra como os brancos interferiram no ambiente indígena de forma negativa; em uma das cenas do filme podemos observar as mortes de vários índios por conta de uma gripe, sendo essa considerada uma peste. Cláudio se dá conta do quão mal essa relação pode ser e passa a sentir culpado pelo que podem vir a acontecer com os índios da tribo a partir daquele momento, levando em consideração também o vínculo afetivo que em algumas situações passam a ser direcionados em uma relação de homem e mulher entre os irmãos para com as índias da aldeia.

Os irmãos Villas-Boas iniciaram uma busca por novas tribos e saem oferecendo ajuda médica; O contato com essas novas tribos se dá da mesma forma com a tribo anterior, a partir de presentes e demonstração de boas intenções. Algumas tribos os recebem sem muita negação por já terem aproximações e contatos anteriores com os “homens brancos”, enquanto outras tribos dificultavam essa aproximação devido ao massacre citado anteriormente, onde, algumas tribos foram violentadas como as Xavantes, descritas no filme.

2.2. A Disciplina

A partir dos conteúdos apresentados em sala de aula juntamente com as leituras de caráter obrigatório, podemos verificar vários fatores negativos advindos das relações étnicos raciais em nosso país no que se referem às questões raciais, tais como o preconceito e os discursos sociais que reforçam a prática do mesmo, a exclusão das pessoas negras dentro da nossa sociedade que gera também a desigualdade social e por sua vez ocorre o aumento da não distribuição de renda de forma igualitária. Vale ressaltar também que no Brasil não aconteceu à segregação racial violenta que tomou conta dos Estados Unidos especialmente nos anos 60, mas isso não significa que a vida dos negros tenha se desenvolvido de maneira muito melhor. Nos EUA o conflito racial apareceu mais marcado, explícito, diferente do Brasil onde sua presença é negada, velada e maquiada apesar de socialmente presente e permanente em nossas vidas. Por aqui, o racismo está inserido no modo geral de ver o mundo e em todos os espaços sociais.

Mesmo com a criação da Lei Nº 7.716, de 05 de janeiro de 1989, onde têm seus artigos e incisos referidos sobre a proteção de pessoas negras; ainda há muitos casos de preconceito e racismo dentro da nossa sociedade.

O Brasil mesmo depois de mais de 500 anos a partir da data de sua descoberta e com a criação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 onde dissertam sobre a obrigatoriedade do Ensino de história e cultura dos povos indígenas e afrodescendentes no Brasil, ainda desconhece e ignora a imensa diversidade sócio-nativa contemporânea dos povos indígenas. Não se sabe ao certo sequer quantos povos nem quantas línguas nativas existem. De acordo com os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (130.5 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com