TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATENTADO DE SETE DE SETEMBRO

Pesquisas Acadêmicas: ATENTADO DE SETE DE SETEMBRO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  729 Palavras (3 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 3

Psicologia Jurídica

O DIA QUE MUDOU A HISTÓRIA DO MUNDO

O mundo, em 10 de Setembro de 2001, tinha os Estados Unidos como potência Militar e economicamente inconstrastável. Vencedor da guerra fria, o país, presidido havia oito meses por George W. Bush, estava a frente do processo de globalização, por meio da sua extraordinária indústria cultural e dos avanços tecnológicos obtidos em suas universidades e seus centros de pesquisa, em quase todos os recôndidos da Terra. Um período de relativa calmaria, com conflitos localizados e perfeitamente administráveis pela máquina bélica americana. Não era o fim da história, o capitalismo e os valores morais da democracia representativa triunfariam de uma vez por todas, mas não se estava muito longe disso.

Mas tudo mudou de uma hora para outra. Ás 8h46, um avião foi arremessado contra a Torre Norte do World Trade Center. Dezessete minutos depois, um segundo avião atingiu a Torre Sul, já perante os olhos de bilhões de cidadãos que assistiam pela televisão. Em seguida foi a vez do Pentágono ser atacado, havia 53 passageiros, seis tripulantes, e cinco sequestradores a bordo do Boeing 757 que colidiu com a fachada oeste do Pentágono, em Washington, sede do comando militar americano. Morreram além de todos que estavam no voo 77, 125 funcionários que trabalhavam no mítico edifício de cinco andares. E um outro avião pilotado por extremistas, caiu no Estado da Pensilvânia.

Dois minutos depois de o segundo avião atingir a Torre Sul do World Trade Center, o presidente George W. Bush foi informado do atentado. O chefe da Casa Branca, se aproximou do ouvido de Bush e disse “Um segundo avião atingiu a segunda Torre. Os Estados Unidos estão sendo atacados”. As feições do presidente traduziram o espanto diante do imponderável, neste momento o presidente se encontrava numa escola infantil da Flórida, acompanhava a leitura de alguns livros infantis. Mas o presidente tentou manter a calma e transmitir sensação a todos que ali estavam. Quando o Boeing 767 se chocou contra a Torre Sul, dezessete minutos depois, o mundo se deu conta de que não se tratava de um acidente incrível, e sim do mais devastador atentado da história, assumido pela Al Queda de Osama bin Laden.

A Torre Sul, a segunda a ser atingida, desmoronou 56 minutos depois de ser trespassada pelo Boeing 767 da United Airlines, sequestrado pelos terroristas. O prédio de 110 andares e 415 metros de altura caiu em apenas dez segundos. Naquele momento, o mundo inteiro já assistia pela televisão, as cenas dos atentados. Houve apenas dezesseis sobreviventes entre as pessoas que estavam acima 77º andar, onde ocorreu o impacto inicial. A Torre Norte começaria a ruir meia hora mais tarde. A fumaça densa podia ser vista a mais de 30 quilômetros de distância.

O voo 93 que partira de Nova Jersey para São Francisco, caiu em uma área rural a 130 quilômetros ao sul de Pittsburgh, no Estado da Pensilvânia. Investigações posteriores indicaram que ele fora desviado para Washington, a fim de ser arremessado contra o Capitólio, a sede do Congresso dos Estados Unidos. Havia 33 passageiros, cinco comissários de bordo e dois pilotos. Todos morreram. As gravações de uma das caixas pretas e registros de ligações feitas por telefones celulares comprovaram que houve resistência luta contra os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com