TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE

Por:   •  4/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS

CURSO PSICOLOGIA

Abril/2016

Jequié/BA

Discente: Heberth Pereira Santos

Docente: Monique Vasconcelos Almeida

Curso: Psicologia – I Semestre

Abril/2016

Jequié/BA

ESTRESSE NO TRABALHO

Estresse nada mais é do que uma resposta fisiológica ou emocional a um agente ou estímulo estressor externo. Segundo a OMS, o estresse pode ser classificado como doença quando perpassa os níveis aceitáveis e passa a interferir na vida do indivíduo, podendo levar a problemas neurológicos, de coração, pele e etc, e estimasse que 25% da população experimente o estresse ao menos uma vez na vida. O estresse foi considerado a doença do século XX.

        No trabalho, o estresse vem, inicialmente, como algo positivo para o indivíduo, lhe causando motivação e mais atenção, porém, em altos níveis, pode ser muito prejudicial, causando sentimentos como ansiedade e depressão e baixa realização profissional. Segundo a MASCI, nos EUA, estimasse que de 60 a 80% dos acidentes de trabalho estão ligados ao estresse, e, com o progressivo crescimento do mercado no Brasil, podemos afirmar que o país está caminhando para a mesma estimativa.

        As causas do estresse no trabalho podem vir de variadas formas, destacando-se a competição entre os funcionários, cobrança exacerbada dos patrões e superiores, cobrança do mercado de trabalho em si entre outras. Os trabalhadores sacrificam seu lazer, finais de semana e fazem hora-extra para cumprir com a demanda, afetando diretamente sua qualidade de vida.

        O homem não pode ser colocado no mesmo patamar de máquinas e trabalhar muito além do que suas condições físicas o permitem, o empregado necessita, por questões de saúde, um tempo para si, para seu lazer, família e amigos, como forma desestressante e para melhor rendimento no seu vínculo empregatício. Diante do exposto, podemos citar políticas empresariais para o melhoramento dessa problemática, como dias com menos cobranças, não o solicitarem em finais de semana e horários não comerciais, dias de trabalho em casa e etc.

REFERÊNCIAS

CORRÊA, Sebastião Augusto; MENEZES, José Ricardo de Melo. Estresse no trabalho. Disponível em: http://gc.nesda.com.br/Conteudo/Arquivos/Biblioteca/Artigos%20T%C3%a9cnicos/Artigos%20B%C3%a1sicos%20de%20Neuroimunomodula%C3%A7%C3%a3o/estress_e_trabalho.p

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (148.5 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com