TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE DE PSICOLOGIA JURÍDICA A SER DESENVOLVIDA PELOS ALUNOS DO 10º SEMESTRE/DIREITO

Por:   •  25/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade de Psicologia Jurídica a ser desenvolvida pelos alunos do 10º Semestre/Direito – 2020.

1 – Mariana da Silva procurou um advogado para fins de pedido de modificação de guarda. Em síntese, Mariana relata que está separada de Carlos há pouco mais de 1 ano. Relata ainda que na separação Carlos ficou com a guarda dos filhos (uma adolescente de 14 anos e um menino de 10 anos) e que atualmente vem percebendo que sua filha Camila, de 14 anos, passou a demonstrar comportamento estranho, pois tem se dedicado muito aos afazeres domésticos e se empenha de forma exagerada aos cuidados alimentares para com seu pai, bem como com a saúde dele. Outro fato que chamou bastante a atenção de Mariana foram os ciúmes exagerados por parte de Camila em relação ao pai, chegando até mesmo ao ponto de vigiar seu aparelho celular, bem como a se opor a qualquer relacionamento amoroso do mesmo. Afirma inda, a mãe, que Carlos rompeu um namoro recentemente e que em virtude do rompimento acabou trazendo para a casa o anel de compromisso que era usado por sua namorada, anel este que Camila acabou se apropriando, passando a usá-lo. A partir de tais acontecimentos Mariana coloca em xeque a criação de Camila pelo pai, demonstrando estar bastante preocupada, chegando até mesmo a mostrar-se desconfiada em relação aos sentimentos de Camila para com o pai, visto que são sentimentos que Mariana acredita que ultrapassam a normalidade dos afetos existentes entre pai e filha.

A partir de tal relato foi nomeado um psicólogo para realizar uma avaliação psicológica em Camila. Assim, considerando-se que dentre as descobertas de Freud, a sexualidade apresenta-se como centro da vida psíquica, vindo o desenvolvimento psicossexual do indivíduo a ocupar grande destaque em sua vida. A partir do caso acima procure explicar o comportamento de Camila levando em consideração o Complexo de Édipo. Em seu comentário procure deixar claro o porquê deste comportamento de Camila, bem como se tal comportamento, à luz da psicanálise, poderá ser motivo para modificação da guarda.

R: Criado por Sigmund Freud, o complexo de Épido tem a primeira aparição entre os 3 e 6 anos, nesta fase a criança sente sentimentos amoroso pelo genitor do sexo oposto, assim genitor do mesmo sexo que o seu passa a ser seu rival. Na adolescencia retorna de forma sutil, em casos em que a realidade fática converge para o complexo tome corpo.

No caso em tela, Camila mora com seu pai, toma todos os afazeres domésticos, figura com a única mulher da casa. Apresenta excesso de ciumes para com o pai, que percebe-se ultrapassar a relação pai e filha, não tem mais namorado, além de outras situações que levam a crer que o complexo de épido é realidade para com Camila.

O comportamento de Camila é preocupante e deve ser corrigido por atitudes de castração por parte de pai de modo por cabo ao complexo, não sendo o caso ainda de modificaçao da guarda, tem em vista que ainda nao entrou na fase da psicopatia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (61.3 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com