TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS- AVALIAÇÃO PSI

Por:   •  22/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.624 Palavras (23 Páginas)  •  534 Visualizações

Página 1 de 23

FACULDADE ANHAGUERA

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Disciplina: Avaliação Psicológica I

Avaliação Psicológica I

Professora: Alexandra Sampaio

Integrantes do grupo:

Débora Cristina de Oliveira RA: 8219933561

Elaine dos Santos Menezes de Jesus RA: 8420169002

Bruna Carla de Paiva RA: 8412168027

Vanessa Aparecida Araújo da Silva Cruz RA: 8410169565

Daniele Cristina Nascimento Brito RA: 1299255722

Fernanda Tarcila Dragueti RA: 8209852047

Flávia Durighetto de carvalho RA: 1570192182

Marcia Aparecida de Lima Andrade RA: 1299131838

Marcio Donizete Teodoro RA: 8416130812

Tariz Jheniffer Borges da Silva RA: 8413996883

Etapa 1

Tema - Natureza,origemehistóriadastécnicasdeexamepsicológico.Oprocessopsicodiagnósticoe as técnicas de exame psicológiconos diversos contextosdetrabalhodopsicólogo:clínica,saúde,instituições,organizaçõesenaeducação.

Passo 2

Avaliação Psicológica no Brasil: Fundamentos, Situação Atual e Direções para o Futuro

  1. Qual o objetivo do autor ao escrever esse texto?

R: O autor quer mostrar a importância dos instrumentos para a avalição psicológica feita pelo psicólogo, para se obtiver uma maior precisão numa tomada de decisão. Esse texto foi elaborado para mostrar aos leitores e estudantes a trajetória teórica da área de avaliação psicológica no Brasil nos últimos 25 anos e apontando também as perspectivas futuras.Além disso, quer mostrar também que os instrumentos servem apenas como um auxílio na avaliação psicológica, colocando em prática as teorias feitas pelos psicólogos que tem a função de avaliar e ajudar a pessoa que sofre por um problema psíquico, que se manifestam através dos fenômenos. Discutir os fundamentos epistemológicos da área, suas relações com a ciência e integração Nomotético, e Idiográfico na prática profissional.Relatar todo o histórico de eventos importante e acontecidos, e uma avaliação do seu crescimento. E descrever as perspectivas para o futuro,em quatro áreas avanços metodológicos e tecnológicos,Integração das abordagens e avanços dos seus métodos, validade consequencial e relevância social,Incentivo á formação e a criação da especialidade em Avaliação Psicológica.

  1. Qual o caminho percorrido pela avaliação psicológica no Brasil nos últimos 25 anos?

R: Inicia-se a trajetória a partir de 1990, através da movimentação da área, através da organização de eventos dedicados à Avaliação Psicológica, Todos os eventos na área de Avaliação Psicológica obteve um ótimo resultado nos últimos anos. Tem sido de muito crescimento, de conquistas bem como maior procura por parte de pessoas que querem estudar psicologia como por parte de quem precisa de algum tipo de ajuda que esteja relacionado a problemas psicológicos, bem como uma maior procura por se formar como profissional em psicologia. A Avaliação Psicológica nos Brasil tem caminhado numa busca pelo aperfeiçoamento de seus instrumentos e de seus profissionais e estudantes, o que acaba levando também as Faculdades e Universidades que possuem o curso de Psicologia a sempre estarem se aperfeiçoando e melhorando seus conhecimentos e técnicas bem como uma avaliação mais detalhada dos métodos por ela aplicada e desenvolvida.  

  1. Citar alguns acontecimentos importantes na história da avaliação psicológicano Brasil.

R:Ao longo desse período, especialmente a partir da década de 1990, pode-se observar a movimentação da área por meio da organização de eventos dedicados à avaliação psicológica, com mais de uma edição anual, promovidos em São Paulo pela USP (Encontro de Técnicas do Exame Psicológico), em Porto Alegre pela UFRGS e PUC-RS (Encontro Nacional sobre Testes Psicológicos), em Minas Gerais pela UFMG, PUC-MG, Centro Universitário Newton Paiva e FUMEC (Encontro Mineiro de Avaliação Psicológica) e em Ribeirão Preto pela USP-RP (Encontro da Sociedade Brasileira de Rorschach e outros métodos projetivos, que em 2004 passou a se chamar Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos - ASBRo). Asbro, fundada em 1993, e o instituto brasileiro de avaliação psicológica (ibap), fundado em 1997. Ambas integram o fórum Nacional das Entidades Brasileiras de Psicologia. Outro marco muito importante foi à criação do SATEPSI que é um sistema de avaliações dos testes psicológicos.

  1. O que esse artigo traz como reflexão sobre o processo atual de avaliação psicológica no Brasil, se comparado há 25anos?

R:Em relação à dimensão metodológica, como foi observado, nos últimos anos pode ser notado um avanço importante, já existe um número considerável de artigos fazendo uso de métodos mais avançados como, por exemplo, a Teoria de Resposta ao Item (TRI) e Análise Fatorial Confirmatória, em termos de avanços tecnológicos também se encontram exemplos de testagem informatizada e confecção de relatórios via webs já disponíveis para testes comercializados.

O avanço tecnológico abriu várias possibilidades para a avaliação psicológica como a aplicação de testes via web, a utilização de diferentes estímulos multimídia, uma riqueza maior na interação do sujeito com os instrumentos e coleta de novas informações não disponíveis em testes tradicionais.  Porem um lado houve um grande aumento importante da área nos programas de pós- graduação, por outro, em número absoluto, essa representação ainda é pequena. Também que a área da avaliação psicológica cresceu muitos nos últimos anos, mais que ainda há muito que estudar e conhecer sobre essa área. Pode também pensar como estes avanços estão refletindo na pratica profissional, ou seja, será que todos os profissionais que estão aplicando estes testes sabem realmente o que estão fazendo realmente, ou precisam ainda se atualizar e estudar mais sobre o assunto.

Passo 3

Considerações sobre a Avaliação Psicológica no Brasil

Em 1990 aconteceu o XII Simpósio de pesquisa e intercambio cientifico em Psicologia promovida pela Associação de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia modificando o cenário, estabeleceu parcerias para o desenvolvimento de projetos de pesquisas relacionados à avaliação psicométrica, a avaliação projetiva e a avaliação neuropsicológica e articula-las para outras áreas de conhecimento foram apresentados os seguintes trabalhos: interação, cultura e personalidade, contribuição das técnicas projetivas e a prova de Rorschach, a epilepsia temporal e especialização hemisférica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.1 Kb)   pdf (309.8 Kb)   docx (426.3 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com