TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS NEUROCIENCIA

Casos: ATPS NEUROCIENCIA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  1.779 Palavras (8 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

Este trabalho é o resultado de um desafio da ATPS da disciplina de Neurociência básica. O objetivo é apresentar um material que deve ser obtido pela discussão acerca das bases biológicas do comportamento e a estrutura funcional do cérebro. O desafio proposto será apresentado em quatro etapas distintas onde serão abordados temas relacionados aos tecidos nervosos, Células da neuroglia, impulsos nervosos, sinapses, neurotransmissores, placa terminal, vesículas neuronais, bomba de sódio potássioe circuitos cerebrais.

A metodologia foi baseada em leitura e análise escrita de textos obrigatórios das etapas, destacando os pontos mais relevantes ou impactantes e análise e discussão em grupo dos dados obtidos.

Como conclusão, os dados obtidos no desenvolvimento das quatro etapas serão reunidos na elaboração de texto científico e na construção de uma linha do tempo comas principais estruturas funcionais do cérebro bem como das principais funções do sistema nervoso central, periférico, e predisposição a patologias atualmente em evidencia.

DESENVOLVIMENTO

ETAPA1

A etapa um consiste em responder as questões referentesà definição, diferentes formas e funções do neurônio e esquematiza-lo indicando suas estruturas e sua fisiologia natransmissão de impulso elétrico: definir ainda fibra aferente e eferente e o moto neurônios.

1. O que são neurônios

Neurônios são células do sistema nervoso responsável por transmitir, integrar e receber sinais químicos e elétricos. Cada célula nervosa recebe informações de milhares de outros neurônios e transmite as, por sua vez para outros neurônios.

2. Tipos de neurônios:

Neurônios Sensitivos:transmitem informações sobre o meio, como luz e som, para o cérebro por meio de receptores especiais da superfície celular nos órgãos do sentido. Também transmitem informações da pele e de órgãos para o cérebro.Neurônios Motores:transmitem impulsos para os músculos e glândulas do corpo. O simples movimento de piscar os olhos ativa milhares de neurônios motores.Neurônios de Associação: transmitem impulsos entre os neurônios.

Existem três classes de neurônios com base na configuração dos dendritos e axônios: Unipolar, bipolar e multipolar. Esses três neurônios foram desenhados pelo renomado neuroanatomista espanhol Santiago Ramón y cajal no inicio do século XX. Neurônios unipolares:tem a forma mais simples não possuindo dendritos os mesmos são responsáveis por receber e integrar informações aferentes.Neurônios Bipolares: Processo que atua como dendrito passando pelo corpo celular até o outro processo que atua como um axônio muitos neurônios sensoriais, como aqueles que transmitem informações relacionadascomo odorese tato para o encéfalo, são neurônios bipolares. Neurônios multipolares: apresentam dendritos no corpo celular e um único axônio os neurônios multipolares que possuem axônio longos, com terminações axonicasem locais distantantes, são denominados neurônios de projeção.

As conexões entre dois neurônios em um circuito neural são estabelecidas pelas terminações axonicas de um e os dendritos e o corpo celular do outro na sinapse conforme abaixo:

3. Características do Neurônio

Corpo celular: Contém o núcleo que fornece energia para o neurônio desempenhar suas funções. Também contém estruturas que são encontradas em todas as células do corpo e material genético.

Dendritos: ramificações que recebem mensagens de outros neurônios e de células específicas.

Axônio: Tubo alongado que saí do corpo celular. Levam informações para outros neurônios e outras células, glândulas e músculos. É na arborização terminal que as informações são transmitidas aos alvos. Alguns neurônios não possuem axônios.

Nodos de Ranvier: Intervalos no axônio que não são recobertos pela bainha de mielina.

Bainha de Mielina: Cobertura cilíndrica, composta de camadas de gordura, derivada das células gliais. Ajuda a isolar um neurônio do outro. Neurônios envolvidos com mielina conduzem as informações 20 vezes mais rápido.

Sua degeneração pode gerar redução da velocidade ou interrupção na transmissão das mensagens o que resulta em distúrbios motores ou sensoriais. Ex: esclerose múltipla - apresenta sintomas como fraqueza, perda da coordenação, perturbação da fala e da visão.

4. Impulsos elétricos e sinapse

O impulso elétrico breve, no qual a informação viaja pelo axônio de um neurônio e a membrana do axônio é quem faz o controle da quantidade de íons de sódio e potássio. Os impulsos sãorecebidos pelos dendritos, percorrem ocorpo Celular eaxônio e passados à célula seguinte,O impulso nervoso, ao atingir os terminais sinápticos, provoca liberação de neurotransmissores, que interagem com receptores localizados nas membranas pós e pré-sináptica.

5. Fibras aferentes e eferentes.

As fibras aferentes enviam sinais dos receptores (células que respondem ao estímulo sensorial nos olhos, ouvidos, pele, nariz, músculos, articulações) para o sistema nervoso central. As fibras eferentes enviam sinais do sistema nervoso central para os músculos e as glândulas.

ETAPA2

A etapa dois consiste em acumular conhecimento teórico sobre a estrutura funcional do cérebro bem como dos neurotransmissores e sua bioquímica básica.

Nesta etapa o texto desenvolvido trata os seguintes tópicos: Neurotransmissores, Placa terminal, Vesículas neuronais e Bomba de Sódio e Potássio.

1. Neurotransmissores

Os neurotransmissores também podem ser denominados como neurormônios, pois sua produção e atuação estão interligadas muitas vezes ao sistema endocrinológico. Sua classificação irá depender da origem química, tipo de ação e área de formação e atuação. Um mesmo neurotransmissor pode atuar de maneiras diferentes em células e tecidos dependendo principalmente do tipo de receptores existentes na membrana citoplasmática.

Existem nove pequenas moléculas que são consideradas como neurotransmissores típicos de sinapses nervosas, conforme tabela abaixo (apud. Kandel, Schwartz & Jessel, 2000)

Neurotransmissores

1. Acetilcolina

2. Noradrenalina (norepinefrina)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com