TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Psicanálise

Por:   •  23/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.590 Palavras (7 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 7

Centro Universitário Anhanguera – Leme[pic 1]

Ana Vanessa Claro - RA: 8206972370

Carina Célia de Carvalho – RA: 8823381347

Caroline Fernanda Santos da Silva – RA: 8062801151

Douglas Eduardo Simões – RA: 8049765400

Edimilson Gomes – RA: 9902008552

Márcia Aparecida Angelin – RA: 8062786492

Mariana Miziara Assef – RA: 8072819484

PSICOLOGIA

TEORIAS PSICANALÍTICAS II

Professor Eugênio G. Wenzel


Leme

Abril – 2016

Sumário

1 – Os conceitos de Melanie Klein        

1.a - O caso do menino João        

2 – Holding e Reviere (Conceitos de Bion e Winicott)        

Referências Bibliográficas        

1 – Os conceitos de Melanie Klein

Neste trabalho abordaremos a fantasia inconsciente ressaltada por Melaine Klein, fiel seguidora de Freud o pai da Psicanálise, descobridor do inconsciente.

Freud descobriu a criança escondida no adulto e Melaine Klein descobriu o bebê escondido na criança . Para ela existe uma relação de objeto desde o nascimento do bebê na realidade e na fantasia. Entendendo a fantasia como expressão psíquica dos instintos, ou seja, os instintos repercutem dentro da mente criando fantasias.

Se considerarmos a resistência como um mecanismo de defesa contra a compreensão externa, as ideias e representações mentais dos instintos são fantasias primitivas originais. Sistemas de interações de trocas um influenciando o outro, lembrando-se da revolução Kleiniana com a descrição do conceito da posição. Por toda vida oscilaremos entra as ansiedades primitivas e a posição elaborativa desta ansiedade a posição depressiva. Assim sendo Melaine Klein nos ensina que a tristeza não é só uma doença como é absolutamente necessário no nosso processo de desenvolvimento emocional, o crescimento humano é infinito e a fantasia inconsciente é seu símbolo máximo.

Melanie Klein consegue perceber que as fases psicossexuais de Freud traziam a ideia de estruturas fixa, ou seja o individuo passava de fase em fase, sendo estágio de desenvolvimento fixo. Mas Melanie Klein com seu trabalho de interação com as crianças percebeu que estas fases podiam oscilar entendendo a fases então como posições, como algo flexível que flutuava dinamicamente.

Posição para Melanie Klein é uma construção de ansiedades, defesas, relações objetais e impulsos. O primeiro emprego que ela faz é com relação ao uso psicopatológico só depois em um segundo momento ela consegue ver as funções evolutivas, transformando essas ansiedades em pensamentos e integrando as fantasias do inconsciente a favor do processo evolutivo do individuo.

Melanie Klein elaborou o conceito de fantasia inconsciente constando que o funcionamento psíquico e as relações com objetos externos são medidas pelas fantasias inconsciente que dão origem aos objetos internos. Na observação de crianças Klein acredita em um ego primitivo a partir do nascimento sedo este capaz de formar relações de objeto na fantasia e na realidade. Para ela desde o principio as crianças sofrem fobias estando à mercê de ansiedades persecutórias.

Sendo que as fantasias são um conteúdo primário dos processos mentais inconscientes. Os processos mentais nascem do inconsciente a partir das necessidades dos instintos, uma representação psíquica dos instintos libidinais e destrutivos.

O fantasiar vem de pulsões, ou seja, o esforço do bebe de descobrir em todos os objetos os seus próprios órgãos e funcionamento. São as fantasias que promovem o interesse pelo mundo externo, facilitam a aprendizagem e fornecem a energia para organizar o conhecimento.

1.a - O caso do menino João

Analisando o caso de João a partir de todo o histórico relatado uma intervenção seria aproximar o menino da tia em uma relação quase simbiótica para que os vínculos afetivos fossem recriados assim ele conseguiria sair da posição de esquizoparanóide que se encontra e partiria para a posição depressiva. A estrutura da mente é concebida como um sistema de objetos internos produzidos por transações de relação objetal e de fantasia do inconsciente, segundo as teorias de Klein.

João viveu com sua mãe, enquanto ainda viva uma relação parcial de objeto, pois lhe foi tirado o direito de concluir a etapa quando seu próprio pai, ao matar a mãe, acaba com este vinculo necessário para seu desenvolvimento ao invés de proteger esta relação, o pai o destrói, prejudicando em demasia o desenvolvimento saudável do psiquismo do menino.

João teve percas significativas em sua vida, enquanto pequeno todos os vínculos que serviriam para a construção de seu funcionamento psíquico adequado foram quebrados, impossibilitando-o  de vivenciar as posições de acordo com a normalidade esperada. O conflito mental esta baseado na luta das emoções internas e da fantasia do inconsciente com os objetos internos e externo, fantasias essas deturpadas pelos fatos tristes aos quais ele foi exposto, como a morte violenta da mãe e demais violências que sofreu com pais adotivos posteriormente.

Esta personalidade mal elaborada apresenta problemas de convivência explicando assim toda a agressividade de João. As relações objetais da primeira etapa da vida depende muito da relação entre mãe e bebê, pois neste momento se cria os primeiros mecanismo de defesa. A ansiedade da criança vem de duas fontes, uma interna de poder satisfazer seus desejos e uma externa de poder suprir suas necessidades físicas como a fome. Segundo Klein, a angustia persecutória que o bebê sente ao deixar a vida uterina, junta-se com a ansiedade interna que vem da pulsão de morte sendo o terror de aniquilamento passando a existir a exacerbação do sadismo e os impulsos destrutivos  transferindo do este sentimento ruim para a mãe, constituindo assim a imagem do “seio mal”.

Esta imagem só é desfeita a partir do momento que o bebê ao ser alimentado e ter suas necessidades de carinho e atenção atendidas neutralizando todo o sentimento ruim. Todo este processo acontece pela imaturidade do ego que em condições normais, com o decorrer do tempo vai ganhando experiências e constituindo uma vida psíquica saudável.

 No caso por nós analisado fica evidente que a criança da historia foi imensamente prejudicada pelos elementos que compõe a sua historia negando ela a chance de ter esse processo concluído de forma eficiente e sadia, pois toda a sua construção psíquica foi afetada pelo meio violento de catástrofes ás quais foi exposta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (159.9 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com