TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acumulação Capitalista E Desigualdade Social

Ensaios: Acumulação Capitalista E Desigualdade Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  1.130 Palavras (5 Páginas)  •  2.039 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Salvador – UNIFACS

Núcleo de Pesquisas e Projetos de Educação a Distância – NUPPEAD

Curso de Serviço Social

Disciplina: Acumulação Capitalista e Desigualdade Social

Profª Msc. Ana Elisa Drummond

Tutor: Edvan de Souza Santos

ATIVIDADE ORIENTADA 1

OBJETIVO DA ATIVIDADE

Objetivo geral - Exercitar a capacidade de reflexão crítica sobre a realidade a partir dos conteúdos estudados na disciplina Acumulação Capitalista e Desigualdade Social.

Objetivos específicos - Compreender as relações entre a globalização capitalista e os processos de exclusão social e pobreza nos países periféricos do sistema.

ORIENTAÇÕES

1. Estudar as aulas e o material disponível no AVA.

2. Ler os artigos abaixo que estão disponíveis no AVA ou no site:

• CRESPO, Antônio Pedro Albernaz; GUROVITZ, Elaine. A pobreza como um fenômeno multidimensional. RAE-eletrônica, v. 1, n. 2, jul-dez/2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/raeel/v1n2/v1n2a03.pdf. Acesso em 01. Ago. 2014.

• MELLI, Ana Paula; COSTA, Hélio da; VISCOVINI, Lenir. Desigualdade e Exclusão social: marca da Formação Social Brasileira. IN: A luta dos trabalhadores no Brasil. CUT- Programa de Formação Sindical. Texto completo disponível em: www.cut.org/downloads/.../164/.../orsb-caderno-i-em-word-doc.doc Acesso em 01. Ago. 2014.

3. A atividade pode ser feita individualmente ou em grupo de dois ou três alunos.

4. Adicionar os nomes de todos os componentes do grupo. O esquecimento é de responsabilidade do grupo e o membro não contemplado ficará sem a nota da atividade.

5. Usar as normas ABNT para elaboração de trabalhos acadêmicos. Verificar as normas ABNT e material modelo disponível no AVA da disciplina.

6. Atividades com plágio e/ou copiadas de ouros colegas, serão zeradas.

7. Ao concluir a atividade, enviar pelo AVA no link de postagem da Atividade Virtual 1 (AV1).

8. O prazo para a postagem da atividade é dia 02 de outubro, sem prorrogação.

ATIVIDADE - QUESTÃO

Escreva um texto dissertativo com fundamentação teórica sobre o conceito de pobreza e suas diversas dimensões e expressões na sociedade.

Inclua uma fotografia (original ou retirada da internet) de alguma situação que ilustre seu texto e retrate a percepção sobre a acumulação capitalista X pobreza.

O texto deve conter:

• Introdução - Apresentação da temática. Falar brevemente sobre a relação entre acumulação capitalista, desigualdade social e pobreza.

• Desenvolvimento - O texto sobre pobreza e suas dimensões e expressões sociais.

• Conclusão – Apresentação da opinião do grupo sobre a temática, justificando com a escolha da fotografia.

FORMATAÇÃO DO TRABALHO

Todo o trabalho deve ser digitado em fonte padrão Arial em espaço de entrelinhas de 1,5 cm. A estrutura do texto final deverá conter:

Capa: Deve conter, em letras maiúsculas, fonte Arial, tamanho 14, o nome da UNIFACS, nome do autor(a), título e subtítulo do trabalho, nome da cidade e ano do trabalho, na cor preta, centralizados.

Contra-capa: A folha de rosto segue a capa e já passa a ser contada, porém não numerada, ou seja, a numeração expressa das folhas inicia-se somente no texto “Introdução”. Além das mesmas informações contidas na capa, inclui-se ainda a finalidade do trabalho, que deve ser impressa a partir do meio da página, à direita, um pouco abaixo do título, em fonte tamanho 11, com espaço simples nas entrelinhas.

Introdução:

ð É a contextualização do tema da Atividade Orientada e deverá resumir a sua relevância e atualidade.

ð Poderá também ser apresentada a possível relação com outras disciplinas. Deve conter ainda a justificativa do trabalho e indicar as referências teóricas, a delimitação do campo de estudo e os objetivos.

ð A introdução deve ser digitada em no máximo meia página.

Desenvolvimento: Parte mais importante, o desenvolvimento deverá:

• Indicar devidamente as fontes pesquisadas ao longo do texto, especificando a autoria de onde cada ideia foi retirada. Citar conforme normas ABNT;

• Possuir lógica argumentativa;

• Ser digitado entre duas ou três páginas.

• A palavra “desenvolvimento” não precisa aparecer.

Conclusão:

• São as considerações finais. Deverá ser baseada nos resultados e recapitular de forma sintética toda a pesquisa a partir de sua ideia principal, defendendo ou criticando o argumento inicial e dando fechamento ao trabalho.

• Esta parte deverá discorrer sobre o que aprenderam com a pesquisa, sobre a importância do conteúdo/assunto do texto para a sua área de estudos e que aplicações práticas ela poderá ter nos seus estudos ou no seu (futuro) campo de trabalho.

• A conclusão deverá ser digitada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com