TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ad1 Pisicologia

Pesquisas Acadêmicas: Ad1 Pisicologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/2/2015  •  967 Palavras (4 Páginas)  •  647 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Curso de Licenciatura em Pedagogia

Psicologia da Educação

Pólos: Angra dos Reis, Belford Roxo, Itaguaí, Magé, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paracambi, Petrópolis, Resende, Rocinha, São Pedro da Aldeia.

Coordenador: Sérgio Sklar

AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA 1 – 2013/1

ENTREGA: 25/02/2013

Matrícula: Aluno(a):

Pólo: Nova Friburgo

Nota: ____________________

1ª QUESTÃO (2 pontos)

Justifique, em até 10 (dez) linhas, a integração da disciplina “Psicologia da Educação“ na grade curricular da Graduação de Licenciatura em Pedagogia.

A disciplina “Psicologia da Educação“ foi integrada na grade curricular da Graduação de Licenciatura em Pedagogia pois os alunos desta graduação se tornarão professores e como precisarão conhecer seu “instrumento” de trabalho a fundo, pois um bom professor precisa ter um bom conhecimento sobre o que vai ensinar, mas acima de tudo precisa conhecer os seus alunos e saber lidar com eles, pois afinal lidamos diretamente com gente e gente é um ser complicado por natureza, a psicologia irá nos dar suporte para interpretar cada aluno, quais são suas necessidades e até mesmo identificar se ele está verdadeiramente progredindo ou não.

2ª QUESTÃO (2 pontos)

Na primeira aula, assinalamos que nesta disciplina iremos conceber a Psicologia como o estudo da subjetividade humana, sendo este o seu objeto de estudo principal. É o estudo do Homem em todas as suas expressões, sejam as visíveis, como o comportamento, sejam as invisíveis, como nossos pensamentos; sejam as nossas singularidades, a maneira particular como cada pessoa se apresenta ao mundo, sejam as genéticas, que trazemos como carga biológica. Todos esses aspectos conferem ao homem uma maneira particular de ser, de sentir, de se expressar, de se posicionar diante dos fatos da vida.

O que você entendeu do conceito de subjetividade apresentado por Ana Bock?

A subjetividade é um resumo individual que cada um de nós vamos construindo ao longo do nosso desenvolvimento social e cultural. É a nossa identificação natural, é o que nos difere, nos faz únicos perante a sociedade, pois é impossível encontrar alguém com as mesmas características, modos crenças, e conhecimento porém é também o que xnos iguala muitas das vezes, pois vivendo junto de algumas pessoas podemos passar a ter hábitos e costumes iguais os das outras pessoas. Porém mesmo tendo muito em comum com está pessoa nunca seremos iguais.

3ª QUESTÃO (2 pontos)

“Alguns autores afirmam que ‘o homem aprende a ser homem’. Isso significa que ao nascer a criança ainda deve desenvolver sua humanidade, o que somente pode se dar em contato com outras pessoas, com seu meio, com sua cultura. Compreender o homem dessa forma é admiti-lo como um sujeito multideterminado”. (APOSTILA, p.10).

Tomando por base a idéia de que o ser humano é um sujeito multideterminado, disserte em até 15 linhas sobre o que caracteriza o humano, destacando três características essencialmente humanas.

O homem é considerado um ser multideterminado pois não nascemos sabem exatamente tudo o que precisamos para sermos considerados humanos, por exemplo se um bebê ficar trancado até se tornar adulto provavelmente este não conseguira aprender a “ser” humano ou seja não aprenderá a falar sem ouvir alguém falando não aprenderá a usar instrumentos se não souber para que serve , ou seja se alguém ficar privado da convivência com outros humanos terá uma imensa dificuldade em se adaptar socialmente. Nos seres humanos podemos encontrar três características essencialmente humanas são elas: o trabalho e o uso de instrumentos pois sabemos qual é a finalidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com