TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração E Empreendedorismo

Trabalho Escolar: Administração E Empreendedorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha

Em uma época como essa que vivemos de muitas mudanças e incertezas, aprender a administrar se torna fundamental. A tarefa básica da administração é a de fazer as coisas por meio de maneiras eficiente e eficaz. O avanço tecnológico e o desenvolvimento humano, por si apenas, não produzem efeitos se a qualidade da administração não permitir uma aplicação efetiva dos recursos humanos e materiais. Assim a administração é o processo em que se planeja, organiza, dirige e controla o uso de determinados recursos a fim de alcançar objetivos organizacionais. Um exemplo de um bom administrador é o que nós vimos no case, onde Vitório enfrentando muitos desafios, hoje possui uma empresa que apresenta resultados positivos decorrentes de suas decisões e capacidade de administração.

A teoria geral da administração estuda administração das empresas do ponto de vista da interação e da interdependência entre as variáveis: tarefa, estrutura, pessoas, tecnologia, ambiente e competitividade. Adequação e a integração entre essas seis variáveis constituem o desafio fundamental da administração. Foi exatamente o que o dono da cervejaria Bier Keller deu prioridade em seu negócio. Primeiramente porque ele procurou investir em um serviço que praticamente não existia, visando uma menos competitividade, tendo também em vista determinado tipos de clientes, olhando cuidadosamente para cada item citado anteriormente, principalmente ambiente. Geralmente, o administrador não é o executor, mas o responsável pelo trabalho das pessoas a ele subordinadas. No caso da cervejaria em questão, Vitório além de administrador foi também o executor de seu próprio negócio. Assim precisou desenvolver seus conhecimentos em diversas áreas, além de ter aprendido a lidar com pessoas e enxergar mais longe, pois teve que lidar com objetivos de sua empresa e seus próprios objetivos.

Há diversos fatores que podem influenciar o funcionamento de uma empresa em longo prazo, como o enfrentado por Vitório, relacionado a competitividade, pois surgiram mais empresas como a dele, assim houve a necessidade de estar em constante inovação, trazendo sempre coisas que chamariam a atenção dos clientes, a fim de não haver espaço para perda de clientes. Outro item importante, que pode ser explorado nesse sentido é o uso da sofisticação tecnológica, esta proporciona eficiência maior e a liberação da atividade humana para tarefas mais complicadas que exijam planejamento e criatividade. Na medida em que a conjuntura econômica se retrai ou se expande e se alteram as necessidades dos clientes, que mudam hábitos e tendências do publico, as organizações precisam modificar sua linha de ação, se renovar, ajustar, transformar e se adaptar rapidamente.

A administração teve influência de vários filósofos na antiguidade, como Sócrates e Platão, além de Issac Newton com a tendência a exatidão e ao determinismo matemático e a Rene Descartes com sua tendência a análise e divisão do trabalho. Durante a história da humanidade sempre existiu alguma forma de administração exercida pelas organizações. Um exemplo disso é a igreja católica. Ao longo do século a Igreja católica estruturou sua organização, com sua hierarquia de autoridade, um estado-maior (acessória) e a coordenação funcional para assegurar a integração. A Organização hierárquica da igreja

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com