TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Publica

Monografias: Administração Publica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/1/2015  •  1.089 Palavras (5 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 5

Atividade 1 Questão 1:

O principal objetivo da psicologia é criar condições para o desenvolvimento humano, o Psicólogo Organizacional atua com suas atividades voltadas ao trabalho e ao trabalhador. Assim, podemos afirmar que o objetivo da ação da Psicologia Organizacional implica em oferecer contribuições ao administrador para que possa promover e assegurar um ambiente saudável e produtivo que contemple as necessidades tanto do trabalhador quanto da organização.

A Psicologia Organizacional, estuda os fenômenos psicológicos presentes nas organizações. Mais especificamente, atua sobre os problemas organizacionais ligados à gestão de recursos humanos (ou gestão de pessoas) pois essa nova realidade das organizações, exige que os administradores busquem meios de fazerem as coisas funcionarem melhores. 23,6% dos psicólogos trabalham na área organizacional, o que a torna a segunda maior área da psicologia.

Especificamente, os psicólogos organizacionais são empregados nas empresas, na indústria e nos órgãos governamentais, principalmente atuando em três áreas: Psicologia dos fatores humanos: refere-se a melhoria do design da função das máquinas e do ambiente de trabalho. Psicologia de recursos humanos: relacionada ao recrutamento, teste, treinamento, adequação e avaliação de funcionários. Psicologia organizacional: faz referencia ao estilo gerencial, motivação de trabalhadores, satisfação no trabalho, desenvolvimento de programas de qualidade de vida e pesquisas.

Os profissionais da área de Psicologia Organizacional e do Trabalho podem atuar em diversas frentes, tais como na criação e avaliação de ações de treinamento, desenvolvimento e educação (TD&E), no planejamento de gestão de pessoas, na seleção de profissionais, em planos de ascensão profissional e na orientação de carreira. Em termos de bem-estar, os psicólogos podem atuar na criação de programas de qualidade de vida, na prevenção de doenças ocupacionais, na formulação de estratégias para melhoria do clima organizacional e da satisfação dos empregados. Além disso, a participação em projetos estratégicos dos diversos setores da organização é essencial para identificar e reduzir possíveis impactos negativos na vida das pessoas, bem como para potencializar efeitos positivos.

No que diz respeito ao surgimento da Psicologia Psicologia Industrial, surgida no final do século XIX foi à primeira forma adotada pelo que hoje conhecemos como Psicologia Organizacional, Psicologia do Trabalho, Psicologia Ocupacional ou Psicologia Industrial e Organizacional, variando um pouco o “objeto” construído, mas todas apresentando certa regularidade discursiva e convergência no que tange ao objetivo, finalidade social, compromisso ético, alvo das ações, bases teóricas e elementos discursivos.

O marco do surgimento da Psicologia Organizacional se deu com o trabalho de Frederick Winslow Taylor, pai da gestão científica do trabalho e o precursor do estudo do tempo e do movimento, que estabeleceu critérios para o planejamento na situação do trabalho como objetivo de aumentar a produção, pois julgava resolver de forma definitiva os problemas de produção. Sua suposição era que se o trabalhador desempenhasse corretamente suas empresas teriam mais lucros. A máxima de Taylor era de que só havia uma melhor maneira de desempenhar uma tarefa, pelo que cabe aos gestores fazerem a supervisão do trabalho, recompensando ou punindo as pessoas de acordo com o seu desempenho.

Para atender os objetivos da administração científica, a Psicologia passou a ser utilizado como meio de análise do trabalho com o objetivo de descobrir a melhor maneira de fazer as coisas para planejar os métodos de trabalho, selecionar e treinar os trabalhadores. A análise do trabalho, também chamada de análise de cargo, é o procedimento utilizado para descrever tanto os diferentes tipos de trabalho quanto as características humanas necessárias para o desenvolvimento das atividades, assim, sob a influência dos princípios da administração científica de Taylor é que se desenvolveram os trabalhos de seleção de trabalhadores e planejamento das situações de trabalho, tendo sempre como objetivo a eficiência no trabalho e o aumento de produtividade.

O desenvolvimento da psicologia organizacional e o do trabalho no Brasil acompanharam as ocorrências mundiais relativas à área. Seu aparecimento está associado à crescente industrialização que ocorreu nos principais países do cenário Ocidental, no fim do século XIX e início do século XX.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com