TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adoecer No Ambiente De Trabalho

Casos: Adoecer No Ambiente De Trabalho. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/2/2015  •  1.398 Palavras (6 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO TÉCNICO LUSÍADAS

CURSO TÉCNICO DE ADMINISTRAÇÃO

WALLACE DOS SANTOS CATELLANI

ADOECER NO AMBIENTE DE TRABALHO

CARIACICA, ES

2014

WALLACE DOS SANTOS CATELLANI

ADOECER NO AMBIENTE DE TRABALHO

Trabalho apresentado ao Curso Técnico em Administração como requisito parcial para avaliação na disciplina de Psicologia Organizacional, orientada pela professora Mariana.

CARIACICA, ES

2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO........................................................................................................3

2. ADOECER NO TRABALHO NO MUNDO MODERNO...........................................4

3. O QUE FAZER?.......................................................................................................5

4. RECUPERAÇÃO DE UM COLABORADOR DOENTE...........................................5

5. CONCLUSÃO..........................................................................................................7

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................................8

1. INTRODUÇÃO

Acordar cedo, pegar trânsito dentro de um ônibus lotado, chegar atrasado ao serviço por conta desse trânsito, levar uma bronca do chefe por ter se atrasado, ouvir reclamação de um cliente insatisfeito, ter muitas tarefas a cumprir durante a jornada de trabalho, ter pouco tempo para se alimentar ou para fazer qualquer pausa para descanso, o patrão querendo que você faça hora extra, ter que sair correndo do trabalho para não perder o ônibus e ele está lotado como sempre, o trânsito mais uma vez está horrível, chegar em casa cansado, tomar banho, comer algo e ir dormir pois já está tarde. Puxa, que rotina estressante essa!

Fazer essa descrição de uma rotina que fosse estressante foi tão fácil, que chega a ser até engraçado perceber como estamos todos expostos a um ambiente de trabalho que pode nos fazer adoecer. Para fazê-la apenas descrevemos um pouco das rotinas de cada um dos componentes desse trabalho, e nem precisamos mencionar as tarefas executadas após a saída do trabalho, como ir estudar, ou cuidar da casa, para que ela já ficasse suficientemente estressante. O dia ter vinte e quatro horas parece que é pouco tempo com tantas coisas a serem feitas.

Nosso objetivo neste trabalho é relatar de forma clara e sucinta, como no mundo atual o trabalho e a rotina que ele impõe, tem feito com que as pessoas adoeçam, afetando tanto o lado profissional, quanto o pessoal.

2. ADOECER NO TRABALHO NO MUNDO MODERNO

O trabalho em si já tem a capacidade de deixar uma pessoa estressada, tensa, preocupada, ou tudo isso junto. O motorista que tem uma entrega urgente e encontra o trânsito completamente parado, sem previsão de chegada ao destino. O policial que tem que enfrentar um assaltante armado no meio da rua. O socorrista que tem que prestar os primeiros socorros de forma precisa e rápida para salvar a vida de um acidentado. Essas situações exemplificam fatores estressores que uma profissão pode conter.

No mundo moderno é fácil conhecer alguém que esteja estressado e/ou insatisfeito com o ambiente de trabalho. Sou explorado pelo meu encarregado, sou desvalorizado pelo meu líder, a empresa não me dá condições mínimas de trabalho, entre outras. Para uma empresa que não preza o bem estar social e psicológico dos funcionários, esse é mais um colaborador “reclamão” que em breve será descartado, pois pode influenciar os outros. Cega, pela busca incessante por produtividade, ela não enxerga as necessidades básicas e o trato com os colaboradores, ás vezes, ultrapassando o nível de austeridade que é para obtenção de lucro, alcançando o incômodo e o desconforto dos colaboradores com as medidas que a empresa adota, pois ele não sabe como proporcionar sua produtividade com a quantidade de austeridade que a empresa o impõe, e tem que lhe dá com a cobrança de resultados, mesmo sem ter sido preparado, treinado ou instruído a fazer isso.

Os fatores estressores ligados ao trabalho são inúmeros, vem desde a saída de casa, preocupação com o trânsito, medo da violência, passa pela chegada ao local de trabalho, com maltrato por meio de superiores ou até mesmo de colaboradores de mesmo nível, acúmulo de funções e/ou responsabilidades, e ás vezes vão para casa com o funcionário, por meio de aborrecimento com clientes, chateação com o líder, e muitas outras situações que aconteçam durante um dia de trabalho.

Uma empresa que suprime as expectativas e os projetos profissionais e pessoais de seus funcionários é como um mosquito transmissor de doença, quem entra em contato com certeza será infectado. Isso gera prejuízo para os dois lados, funcionários frustrados, desmotivados e insatisfeitos, não produzem. E a empresa que simplesmente descarta um funcionário que não produz, sem se quer, levar em consideração o que o levou a esse ponto, fica sempre com uma equipe defasada e sem intelecto, além de ter que renovar constantemente seu quadro de funcionário, pois não tratou a causa do problema, simplesmente “arrancou um galho quebrado pelo vento”.

3. O QUE FAZER?

Um bom gestor incentiva aos colaboradores a criarem um bom ambiente de trabalho, lhe dando as ferramentas e as instruções necessárias para isso. Ele faz com que o funcionário se sinta valorizado e busque sempre melhorar, para crescer profissional e pessoalmente, e claro, gerar mais lucros e resultados para a empresa.

A busca pelo lucro não deve ser distanciada da busca pelo bem estar do funcionário, pois uma está diretamente ligada à outra. Um funcionário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com