TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adolescência e sexo

Artigo: Adolescência e sexo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  Artigo  •  1.049 Palavras (5 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 5

“Duas simples bocas podem fazer

maravilhas com duas simples almas.

Das bocas para a mão que faz carinho,

dos carinhos para o corpo nu, do

corpo para a vontade de virar um só.

Dor no coração.

Líquido que sai como escorregão.

Desejo que tudo se acabe logo

se não morrerei.

Desejo que tudo dure eternamente”

Maria Mariana

INTRODUÇÃO

Adolescência e sexo. Esta é, provavelmente, uma das questões mais polêmicas e discutidas relacionadas aos adolescentes. Mas por quê tanta polêmica? Será que é assim tão importante e obscura a vida sexual do adolescente? Ou essa polêmica toda têm origem nos tabus da nossa sociedade?

Seja qual for a resposta, o fato é que é na adolescência que o jovem começa a ter contato com a sexualidade, principalmente pelo fato de a ação hormonal se desenrolar nesta fase da vida: ocorre o amadurecimento do corpo, o abandono das feições infantis, a aquisição de uma silhueta adulta, enfim.

O SER ADOLESCENTE

Como a adolescência é a fase do desenvolvimento humano situada entre a infância e a idade adulta, ocorrem nela transições biológicas, psíquicas e sociais. A puberdade é o termo que engloba as transformações no corpo do adolescente. É, portanto, na puberdade, que o corpo se modifica biológico e fisicamente, e daí modifica-se a forma de ver a vida e de entender as pessoas. Na realidade, adolescência e puberdade se confundem: a puberdade traduz as mudanças biológicas no corpo do jovem, e a adolescência poderia ser definida como o conjunto de transformações psicológicas, físicas e sociais.

Como pode ser visto, é muito difícil discernir adolescência de puberdade. Entretanto, o que importa, é que se entenda que esta é uma fase marcante para o ser humano, tanto para o homem quanto para a mulher. Tudo o que ocorrer nesta etapa de vida em decorrência das mudanças no corpo do indivíduo, mais tarde se refletirão psicológica e socialmente definindo a vida adulta deste.

É também na adolescência que "pintam os primeiros grilos" na cabeça das pessoas. Nesta fase da vida, os adolescentes, com sua nova forma de ver o mundo, começam a olhar para si mesmos e, como que por via de regra, comparar-se com os outros: é a incubação dos preceitos básicos de nossa sociedade.

Veja a seguir duas perguntas feitas por adolescentes, que retratam bem essa preocupação com a imagem própria, retiradas do livro Sexo para adolescentes da Marta Suplicy:

Adolescência

Tal como já foi definido anteriormente, adolescência é o intervalo de vida que vai da infância até que o indivíduo se torne adulto. Ela abrange, normalmente, dos dez aos vinte anos, mas isso depende muito de cada pessoa e do meio em que vive.

Atualmente, a adolescência está sendo esmiuçada e cada vez mais interessa-se por ela e se descobre seus segredos. No entanto, nem sempre foi assim. Até muito pouco tempo atrás a adolescência era uma obscuridade só. Era uma etapa da vida mistificada, cheia de preconceitos infundados sobre ela. O adolescente não era gente... era quase.

Muitos dos tabus que os adolescentes e mesmo os adultos de hoje enfrentam, são resquícios da adolescência de não muito tempo atrás. O preconceito vem se mantendo, mas é gradualmente eliminado. Como resultado, hoje temos jovens mais informados e cientes de sua condição. Temos ainda, uma sociedade que os respeita e os trata como cidadãos, o que, de fato, o são.

Influências na Vida Sexual

A vida sexual de um adolescente e a maneira como ele vê o sexo, são influenciadas diretamente pelo que seus pais acham do assunto. A despeito de o sexo se constituir em um tabu, onde se cria uma barreira entre o diálogo aberto de pais e filhos, os jovens são, invariavelmente, influenciados por seus pais e familiares com quem têm um contato

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com