TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agua

Resenha: Agua. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2014  •  Resenha  •  247 Palavras (1 Páginas)  •  194 Visualizações

1) Arquicerebelo: a mais primitiva, constituída pelo lobo floculonodular. Tem ricas conexões vestibulares. Surgiu com os vertebrados mais primitivos, os ciclóstomos, que não possuem membros e necessitam equilibrar-se no meio líquido, onde se deslocam através de movimentos sinuosos simples. Também chamado “cerebelo vestibular”. Importante na regulação do equilíbrio. Lesões provocam dificuldades com o equilíbrio estático e com a marcha.

2) Paleocerebelo: é constituído por grande parte do vermis cerebelar e de lóbulos correlatos. Regulação do tônus postural e da motricidade automática. Surge nos peixes, que possuem membros pouco desenvolvidos, as barbatanas, que realizam movimentos simples. Recebe fibras do sistema vestibular e da medula espinhal. Constituído anteriormente pela língula, lobulo central e culmen, e, posteriormente, pela pirâmide e úvula. A língula, lobulo central e culmen, que constituem o lobo anterior do cerebelo, são compostos da parte anterior do vermis e suas pequenas extensões laterais. A pirâmide e úvula constituem a parte posterior do lobo posterior do cerebelo. O paleocerebelo mantém conexões principalmente com a medula espinhal, mas também com o tronco encefálico e núcleos vestibulares. Também chamado “cerebelo espinhal”.

3) Neocerebelo: filogeneticamente, a mais nova divisão, que surgiu com os mamíferos, para permitir a coordenação de movimentos finos, delicados, assimétricos. Esses animais também têm o córtex cerebral mais desenvolvido, com os quais o neocerebelo estabelece amplas conexões, através da ponte. No homem, o neocerebelo é constituído pela maior parte dos hemisférios cerebelares. Também chamado “cerebelo cortical”. Coordena os movimentos dos membros.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com