TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Algumas considerações sobre a velhice: uma visão psicanalítica

Tese: Algumas considerações sobre a velhice: uma visão psicanalítica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  Tese  •  562 Palavras (3 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 3

Algumas considerações sobre a velhice: Uma visão psicanalítica

Um dos primeiros pesquisadores a considerar o desenvolvimento da personalidade como um processo contínuo ao longo da vida, foi Erik Erikson (1902-1994) que se baseava no princípio epigenético. Segundo esta perspectiva, o desenvolvimento ocorreria em estágios sequenciais definidos, sendo necessário que se desenvolvessem de forma satisfatória para que o desenvolvimento ocorresse com tranquilidade (Sadock, 2007).

Segundo Erikson as pessoas idosas pertencem ao último estágio do ciclo de vida (60 anos até a morte), conhecido como Integridade versus Desespero. A integridade ocorre quando há aceitação da própria vida, como algo que tinha que ser e não permitia alternativas. O desespero ocorre quando a busca pela integridade fracassa trazendo a sensação de que o tempo é curto para experimentar novos caminhos a fim de alcançar a integridade. O indivíduo se torna aborrecido com o mundo externo e desdenhoso com outras pessoas e instituições. A resolução bem sucedida dessa crise levaria a sensação de ter vivido bem, caso contrário, o sujeito sente por não ter outra chance de viver novamente (Sadock e Sadock 2007).

A psicologia do desenvolvimento tenta traçar determinados comportamentos para determinadas idades cronológicas e período de vida.

Freud reinscreveu o sujeito sob uma perspectiva avessa ao desenvolvimento, salientando que as primeiras marcas deixadas no sujeito, através da intervenção do Outro, nunca se perdem, e sim formam um conjunto que servirá como pólo de atração para outros traços. Não admitia, pois, que o sujeito durante sua constituição passaria por determinadas fases, que mais tarde seriam deixadas para trás e complementadas pelas seguintes (Mucida, 2006). Freud nada escreveu especificamente sobre a velhice, talvez por considerar as defesas deste estágio muito assentadas e sem tempo suficiente para correções e mudanças subjetivas (Mucida, 2006).

A teoria psicanalítica associa o sujeito àidéia do inconsciente, sendo que este último não envelhece. Sendo assim, a velhice não modifica o psiquismo. O envelhecimento é caracterizado pelas perdas, desinvestimentos e investimentos objetais.

A velhice impõe, pois, o luto dos objetos perdidos e a criação de novas vestimentas para o desejo a partir dos traços marcados por cada indivíduo. (Mucida, 2006). A velhice é um destino singular, onde cada um envelhece a seu próprio modo, pois cada um inscreverá algo que lhe é próprio, ou seja, o escrito será reinscrito e reatualizado a partir dos traços de cada um. Os traços não são, pois, perdidos, são reinscritos (Mucida, 2006).

Um aspecto interessante no processo de envelhecimento é a visão que a pessoa idosa tem de si mesma. Na verdade, o sujeito vê sua velhice pelo olhar do Outro, ou pela imagem que o Outro faz dele, assim "velho" é sempre o outro. (Mucida, 2006).

Uma questão bastante presente ao tratar sobre a velhice é a morte. O medo da morte localiza-se entre o eu e o superego diante de um perigo externo ou interno que causa angústia, e está associada àperda do investimento libidinal. Desta forma, o sujeito se desinveste libidinalmente do mundo. O que existe na velhice é o amedrontamento da morte do desejo e não da morte em si, já que o inconsciente a desconhece. Vale

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com