TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alzheimer e os reflexos da doença na vida do portador e seus familiares

Por:   •  31/3/2020  •  Artigo  •  3.124 Palavras (13 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 13

CENTRO UNIVERSITÁRIO METROPOLITANA DE MARABA –UNICEUMAR BACHARELADO EM PSICOLOGIA

PROFESSOR (A): JANAINA MRTINS DE OLIVEIRA SOARES ALUNOS (A): ALANE CARVALHO SILVA

ANA BEATRIZ DE A. CASTRO DANILA SANTOS DE OLIVEIRA ESTER LIMA CAMPOS

SILVIA R. DE OLIVEIRA VANESSA N. DE OLIVEIRA GOMES

ALZHEIMER E OS REFLEXOS DA DOENÇA NA VIDA DO PORTADOR E SEUS FAMILIARES

MARABÁ-PA 2019

CENTRO UNIVERSITÁRIO METROPOLITANA DE MARABA –UNICEUMAR BACHARELADO EM PSICOLOGIA

PROFESSOR (A): JANAINA MRTINS DE OLIVEIRA SOARES ALUNOS (A): ALANE CARVALHO SILVA

ANA BEATRIZ DE A. CASTRO DANILA SANTOS DE OLIVEIRA ESTER LIMA CAMPOS

SILVIA R. DE OLIVEIRA VANESSA N. DE OLIVEIRA GOMES

ALZHEIMER E OS REFLEXOS DA DOENÇA NA VIDA DO PORTADOR E SEUS FAMILIARES

Artigo realizado para a disciplina de Bases Biológicas do Comportamento, sob orientação da Prof. Janaina Martins de Oliveira Soares do Centro Universitário Metropolitana.

MARABÁ-PA 2019

ALZHEIMER E OS REFLEXOS DA DOENÇA NA VIDA DO PORTADOR E SEUS FAMILIARES

Ana Beatriz de A. Castro 1 Alane Carvalho Silva 2 Danila Santos de Oliveira 3 Ester Lima Campos 4 Silvia R. de Oliveira 5

Vanessa N. de Oliveira Gomes6

RESUMO: O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que prejudica a cognição e memória, além das habilidades motoras dos portadores. Para atender as necessidades dos pacientes e garantir melhor qualidade de vida, esta doença requer cuidados específicos. Este artigo tem como foco as mudanças psicossociais que ocorrem na vida de portadores e familiares e, ou cuidadores de idosos com a referida doença, trata-se de uma pesquisa qualitativa baseada em leituras de diversos artigos e analisadas de acordo com a temática. Os estudos realizados constataram que idosos com doença de Alzheimer apresentam níveis de qualidade de vida inferiores, e que várias áreas da vida da família ou de seus cuidadores são afetadas (familiar, social, cuidado com a saúde) o que muitas vezes exige renunciar ou adiar seus próprios projetos de vidas. Sugere ainda que eles estão mais vulneráveis a sofrerem de transtornos psíquicos, havendo um comprometimento também em sua saúde física.

Palavras-chave: Doenças de Alzheimer, qualidade de vida, familiar cuidador, reflexo psicossociais.

ABSTRACT: Alzheimer's is a neurodegenerative disease that impairs cognition and memory, in addition to the motor skills of the carriers. To meet the needs of patients and ensure a better quality of life, this disease requires specific care. This article focuses on the psychosocial changes that occur in the lives of patients and family members and, or caregivers of the elderly with this disease, it is a qualitative research based on readings of several articles and analyzed according to the theme. Studies have shown that elderly people with Alzheimer's disease have lower levels of quality of life, and that several areas of family life or caregivers are affected (family, social, health care), which often requires resigning or postponing their own lives projects. It also suggests that they are more vulnerable to suffering from psychic disorders, and there is a compromise in their physical health.

KEYWORDS: Alzheimer's disease, quality of life, family caregiver, psychosocial reflex.

[pic 1]

1 Graduanda do Curso de Psicologia da UNICEUMAR – Marabá, e-mail: trizcastr05@gmail.com

2 Graduanda do Curso de Psicologia da UNICEUMAR – Marabá, e-mail: alanecarvalhosilva@hotmail.com

3 Graduanda do Curso de Psicologia da UNICEUMAR – Marabá, e-mail: danila.depyl@gmail.com

4 Graduanda do Curso de Psicologia da UNICEUMAR – Marabá, e-mail: esterxplive@outlook.com

5 Graduanda do Curso de Psicologia da UNICEUMAR – Marabá, e-mail: silviarodriguesoliver@hotmail.com

6 Graduanda do Curso de Psicologia da UNICEUMAR – Marabá, e-mail: vnoliveyra@gmail.com

  1. INTRODUÇÃO

O presente artigo tem o objetivo de elencar e explanar sobre a doença de Alzheimer e suas implicações psíquicas no ambiente familiar e na relação entre a família, portador e cuidador. Os resultados obtidos a partir de análises e estudos no que diz respeito à doença de Alzheimer, retratam a dimensão e a complexidade da doença degenerativa na qual, geralmente é acometida em idosos em que se consta como 60% dos casos existentes, com exceção de algumas manifestações precoces, especificamente em torno dos 40 anos de idade e tem como originador o comprometimento cognitivo constante.

Visto que, há toda uma logística a ser aplicada na vida de cada paciente, é fundamental que hoje as discussões sobre os impactos psicológicos gerados na vida de familiares e cuidadores se ampliem, em virtude de que todos aqueles que estão integrados no espaço social dos pacientes são também afetados ao demostrar sentimento de tristeza, impotência, estresse entre outras dores e consequentemente gerando desordens familiares.

Por se tratar de uma degeneração dos neurônios, as funções vitais do ser humano são comprometidas e a intervenção familiar, grupos de apoio e cuidadores torna-se crucial para que o paciente, dentro de seus limites, consiga se readequar a sua nova realidade. Nessa transição, todos os envolvidos necessitam de atendimento especializado para que em atenção ao paciente, os sintomas da doença sejam minimizados mediante ações que os auxiliem dentro das suas necessidades e contribuam para a melhoria da qualidade de vida. Posto que a qualidade de vida está ligada ao desenvolvimento da DA se faz necessário alguns meios que contribuem para o retardamento da doença. Alguns meios que devem ser considerados como ruminações, são estudos dos fenômenos fisiológicos, sociológicos e sociais com foco na vivência das pessoas idosas e famílias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)   pdf (220.4 Kb)   docx (201.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com