TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFLUÊNCIA DO TERCEIRO TURNO NA VIDA SOCIAL, FAMILIAR E PROFISSIONAL DO TRABALHADOR

Por:   •  5/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.069 Palavras (17 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE PAULISTA

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

GESTÃO DE PESSOAS

INFLUÊNCIA DO TERCEIRO TURNO NA VIDA SOCIAL, FAMILIAR E PROFISSIONAL DO TRABALHADOR.

MACAPÁ-AP

2017

UNIVERSIDADE PAULISTA

BACHARELADO EM ADMINISÇÃO

GESTÃO DE PESSOAS

INFLUÊNCIA DO TERCEIRO TURNO NA VIDA SOCIAL, FAMILIAR E PROFISSIONAL DO TRABALHADOR.

JESSICA CAROLINE DOS SANTOS SALES

LARISSA BEZERRA MONTEIRO

MACAPÁ-AP

2017

JESSICA CAROLINE DOS SANTOS SALES

LARISSA BEZERRA MONTEIRO

[pic 1]

MACAPÁ-AP

AGRADECIMENTOS

 A elaboração deste trabalho não seria possível sem a colaboração, estímulo e empenho de diversas pessoas. Gostaria, por este fato, de expressar toda minha gratidão e apreço a todos aqueles que, direta ou indiretamente, contribuíram para que esta tarefa se tornasse uma realidade. A todos quero manifestar os meus sinceros agradecimentos.

 

DEDICATORIA

Ao meu amigo e orientador Professor Antônio Pissuto por ter me acolhido e me ajudado em cada detalhe deste trabalho, pela oportunidade pela realização deste trabalho. Muito obrigada pelos ensinamentos que me tem transmitido e que ainda continua transmitindo.

 Aos acadêmicos do grupo pelo belo trabalho em equipe, pelo esforço e dedicação.

“Dar o exemplo não é a melhor maneira de influenciar os outros. É a única.”

(Albert Schweitzer)

RESUMO

 O trabalho é uma atividade desenvolvida pelo homem desde os primórdios dos tempos de diversas formas para produzir riquezas e atender suas necessidades. Após a revolução industrial houve um progresso nas organizações do trabalho, aumentando a procura pelo trabalho em turnos de trabalho nas diversas áreas, como, os serviços no shopping center, supermercados, restaurantes, farmácias dentre outros serviços.

Juntamente com a evolução das condições e formas de trabalho desde a revolução industrial, evoluiu a necessidade de se administrar de forma estratégica o capital humano. Desta forma, a qualidade de vida do trabalhador, tema que vem ganhando espaço na agenda de pesquisas, deve ser considerada na confecção das escalas pelos gestores, pois a saúde e a satisfação do empregado reflete na sua produtividade, nos índices de rotatividade e de acidentes no trabalho, dentre outros aspectos relevantes nas organizações.

Essa pesquisa teve como objetivo geral de analisar o impacto das mudanças constantes na escala de trabalho, sejam elas variações de turnos, dias ou apenas horas, causam na rotina do colaborador e como isso reflete, segundo a percepção deste, no seu rendimento no trabalho, no seu bem estar e na satisfação pessoal e profissional.

SUMÁRIO

  1. Introdução . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  . . . . . . .    8
  2. desenvolvimento
  1. Influência na Vida Social .. . . . . .  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .   9
  2. Influência na Vida Familiar . . . .  . . . . . . . . . . . . . . .   . . . . . . . . . .   12
  3. Influência na vida profissional. . .. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .   18
  1. Transtorno de sono . . . . . . .. . . . . . . ..  .. . . . . . . . . . . . . . . .   18
  2. Fadiga e acidentes. . .  . . . .  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .   19
  1. Considerações finais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  20
  2. Referencias  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. . . . . . . . . . . . . . . . . .  21

 

1. INTRODUÇÃO

O que é terceiro turno?  Muitos chamam de terceirão, são o último turno de trabalho do dia. As horas exatas variam de uma empresa para outra. Trabalhar no terceiro turno tem suas vantagens e desvantagens.

Encontra-se muitos tipos de negócios que exigem o trabalho integral. Exemplo hospitais, departamentos de bombeiros e delegais, fabricas, a mídia, call centers, companhias de serviços públicos, hotéis, transportadoras e alguns restaurantes. Devido esses negócios, as companhias continuam as suas operações 24horas por dia, ocorrendo todos os dias da semana.

Em uma das vantagens é que muitos empregos pagam melhor os funcionários do terceiro turno porque esse horário é menos desejado do que o horário central. Isto pode se tornar um incentivo para que as pessoas aceitarem esses cargos. Muitas vezes, espera-se menos trabalhos desses empregados devido á atmosfera ser mais branda.

Trabalhar no terceiro turno pode enfraquecer o sistema imunológico do empregado causando diminuição de energia. É difícil para o relógio interno do corpo se acostumar com o trabalho noturno, principalmente quando o horário muda nos fins de semana ou em outros momentos. Isto pode levar a insônia e indigestão. Outros problemas de saúde podem incluir o aumento do estresse e dos níveis da pressão sanguínea.

Com essa mudanças, que, segundo a legislação brasileira (Consolidação das Leis do Trabalho, Seção IV), ele traduz o trabalho, realizado entre ás 22horas de um dia, ás 5horas do dia seguinte (Camponhole & Camponhole, 1994), criou maiores proporções e veio a tornar-se constantes na vida de milhares de famílias. Contudo essa mudança exigi comportamento e requer, tanto das organizações quanto dos trabalhadores, um ajustes significativos na realização de suas atividades.

 Mediante do disposto, o grau de relevância da qualidade de vida no trabalho e os impactos que o trabalho do terceiro turno pode gerar ao trabalhador, fez-se necessário um estudo que permitisse identificar quais os fatores que influência a qualidade de vida do trabalhador na vida profissional, familiar e em seu convívio social.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1  INFLUÊNCIA NA VIDA SOCIAL[pic 2]

 

Você sabe o que é vida social? Para a maioria dos escritores afirmam que é a vida que o ser humano desenvolve em contato com seus semelhantes em sociedade, no âmbito familiar, profissional, institucional, etc. O comportamento do indivíduo com a sociedade que ocorre através de suas relações, o contato com os amigos, travar novos relacionamentos, sentir a visão que os outros, tem da sociedade interagir com outros, fazendo com que as pessoas saibam conviver em sociedade com responsabilidade, e cumprindo os compromissos sociais a que se impôs.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)   pdf (438 Kb)   docx (182.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com