TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS: SEU REFLEXO NA VIDA DOS ALUNOS E DE SUAS FAMÍLIAS.

Por:   •  29/8/2019  •  Artigo  •  3.637 Palavras (15 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 15

INSTITUTO iNTERCLASSE

PÓS GRADUAÇÃO MBA EM FINANÇAS CORPORATIVAS

CÍNTIA CAROLINE DA SILVA SANTOS

EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS: SEU REFLEXO NA VIDA DOS ALUNOS e de suas FAMÍLIAS.

MONTES CLAROS

2019


CÍNTIA CAROLINE DA SILVA SANTOS

EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS: SEU REFLEXO NA VIDA DOS ALUNOS e de suas FAMÍLIAS.

Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo Científico, apresentado ao Núcleo de Trabalhos de Conclusão de Curso do Curso de Pós Graduação Lato Sensu do curso de Especialização MBA em Finanças Corporativas, como requisito obrigatório para a obtenção do grau de especialista.

         

montes claros

2019

Dedico este trabalho

a minha mãe Zilda, que é

 meu grande exemplo e inspiração

de força, inteligência e determinação.

AGRADECIMENTOS

Agradeço a todos que contribuíram de todas as formas, para minha evolução acadêmica, profissional e pessoal, principalmente a Deus pelas infinitas bênçãos sobre minha vida.

A minha família, meus pais Nilson e Zilda e irmãos Francine, Müller, Stéfanie, Sabrina e Suyane que sempre me apoiaram muito desde o começo.

Aos meus sobrinhos e sobrinhas, meus motivos de alegria.

Ao meu cunhado Adeni (in memoriam), que nunca mediu esforços para me ajudar. Pessoa inesquecível, exemplo de pessoa com grande coração.

Ao meu tio Neurisvan (in memoriam), “uma lenda”, a qual Deus nos deu a oportunidade de nos prestigiar com sua presença, seu humor contagiante, antes de partir.

Ao meu esposo e amigo Gleison, por me acompanhar em todas as situações e por me apoiar.

A Marilda, minha professora por nove anos, que não só lecionava, como também preparava seus alunos para a vida.

A minha professora Eva e sua família e minha madrinha e professora Ivone e suas filhas por me ajudarem desde o começo, especialmente no período de vestibular e início da graduação.

Ao meu professor universitário Sebastião Alves, pelo incentivo e atenção de sempre.

Aos meus colegas e amigos pelo companheirismo e disponibilidade para me auxiliar em vários momentos, em especial João Marcos, Heliane, Kivani, Cosme, Eliandra, Dayane, Thiago Pinheiro, Maria Fernanda e Loughas, dentre muitos mais.

E ao policial e pastor Sidney, por aparecer em minha vida como um anjo da guarda, enviado por Deus.

 

EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS: SEU REFLEXO NA VIDA DOS ALUNOS e de suas FAMÍLIAS.

Cíntia Caroline da Silva Santos

RESUMO  

Geralmente, nos países desenvolvidos, a educação financeira se inicia na infância, dentro de casa, pois as orientações às crianças, pelas famílias, são de grande importância, já que é fundamental para sua vida financeira futura, sendo continuadas nas escolas. No Brasil, as famílias não tem esse hábito, pois não há uma cultura de educação financeira, mas atualmente, mesmo que a passos gradativos, é possível observar que há escolas dando maior significância a esse assunto, adotando métodos, através de projetos para ensinar aos alunos. Através da apresentação dos projetos e demonstrações dos consequentes benefícios concomitantes, que os mesmos tem trazido às famílias, é proposto neste trabalho, um aumento na divulgação dos bons resultados gerados a partir da utilização desses projetos nas escolas, para maior incentivo à sua propagação.

Palavras-chave: Educação Financeira; Finanças Da Família; Projeto; Resultados; Benefícios.


FINANCIAL EDUCATION IN SCHOOLS: ITS REFLECTION IN THE LIFE OF STUDENTS AND THEIR FAMILIES.

Cíntia Caroline da Silva Santos

ABSTRACT

Generally, in the developed countries, financial education begins in childhood, in the home, since the orientations to the children, by the families, are of great importance, since it is fundamental for their future financial life, being continued in the schools. In Brazil, families do not have this habit, since there is no culture of financial education, but today, even with gradual steps, it is possible to observe that there are schools giving greater significance to this subject, adopting methods, through projects to teach students. Through the presentation of the projects and demonstrations of the consequent concomitant benefits that they have brought to families, it is proposed in this work an increase in the dissemination of the good results generated from the use of these projects in schools, in order to encourage their propagation.

KEY WORDS: Financial Education; Family Finance; Project; Results; Benefits.


  1. Introdução

Educação financeira é um processo em que se adquire um conjunto de informações, que consequentemente resulta em um comportamento mais consciente do indivíduo em relação às oportunidades e riscos envolvidos com suas finanças.

De forma geral, a educação financeira busca atrelar a necessidade de consumo do indivíduo e suas limitações financeiras, com o objetivo de proporcionar um equilíbrio entre os mesmos, visando maior segurança e controle financeiro.

Diante das intempéries financeiras que podem ser identificadas na maioria das famílias, um fator que permanece em evidência é a importância da educação na administração dos gastos e investimentos da renda familiar, gerando maior habilidade no comportamento de cada integrante da família. Portanto buscou-se reunir dados e informações que demostrem se os resultados obtidos com os projetos de educação financeira, aplicados nas escolas, tem refletido beneficamente na vida das famílias dos alunos.

O presente trabalho tem como objetivo geral apresentar e analisar os impactos da utilização do projeto Educação Financeira nas Escolas, e como podem refletir ou contribuir para a melhora no conhecimento financeiro das famílias, com a finalidade de incentivar a ampliação da utilização dos métodos em outras escolas, visando o resultado de um comportamento maduro, para contribuir na estrutura de vida das pessoas e consequentemente da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)   pdf (264.5 Kb)   docx (56.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com