TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Amor Liquido

Artigos Científicos: Amor Liquido. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2014  •  704 Palavras (3 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 3

Não importa o que você aprendeu sobre amor e amar, sua sabedoria só pode vir, tal como o Messias de Kafka, um dia depois de sua chegada.

O amor é algo que pode nos frustrar, não saber o que vem pela frente, o futuro é incerto; não tem confiança o suficiente para diminuir a intensidade da ansiedade.

O amor pode ser tão atemorizante quanto a morte, só que ele encobre essa verdade com a emoção forte do desejo e excitamento.

Desejo e amor. Irmãos. Por vezes gêmeos; nunca, porém, gêmeos idênticos (univitelinos).

O desejo, quando conquistado, é efêmero. Ele é movido por um omisso impulso de destruição, vontade de morrer. Um segredo bem guardado – sobretudo do próprio desejo.

O amor, ao contrário do desejo, quer exercer o domínio não pelo controle, mas mediante a renúncia e sacrifício. É estar disposto a servir e aguardar a ordem, assumindo a responsabilidade.

"Seus olhos se cruzam na sala lotada; o brilho da atração está lá. Você conversa, dança, ri, compartilha um drinque ou uma piada, e quando se dá conta um dos dois pergunta: 'Na sua casa ou na minha?' Nenhum dos dois está a fim de nada sério, mas de algum modo uma noite pode virar uma semana, depois um mês, um ano ou mais" — observa Catherine Jarvie (no Guardian Weekend)

O desejo precisa de tempo para germinar, crescer e amadurecer. Numa época em que o “longo prazo” é cada vez mais curto, ainda sem a velocidade de maturação do desejo resiste de modo obstinado com a aceleração. O tempo necessário para o investimento no cultivo do desejo dar lucros parece cada vez mais longo, irritante e insustentavelmente longo.

Com a ação por impulso profundamente incutida na conduta cotidiana pelos poderes supremos do mercado de consumo, seguir um desejo é como caminhar constrangido, de modo desastrado e desconfortável, na direção do compromisso amoroso.

Hoje os relacionamentos estão sendo trocados como mercadorias, onde podem ser trocados por outros, os que se espera que agrade mais, mesmo que não dure por muito tempo.

As promessas de compromisso, escreve Adrienne Burgess, "são irrelevantes a longo prazo".

O compromisso é uma consequência aleatória de outras coisas: nosso grau de satisfação com relacionamento; se nos vemos uma alternativa viável para ele. E se leva-lo adiante nos causaria uma perda importante em matéria de investimento: tempo, dinheiro.

Um relacionamento é investimento como todos os outros: você entrou com tempo, dinheiro, esforços, esperando estar fazendo a coisa certa e esperando também aquilo que perdeu, ou deixou de desfrutar e que acabaria de alguma forma sendo-lhe devolvido, com lucro.

Investir no relacionamento é inseguro e tende a continuar sendo, mesmo que você deseje o contrário: é uma dor de cabeça, não um remédio. Na medida em que os relacionamentos são vistos como investimentos, como garantia de segurança e solução de seus problemas, eles parecem um jogo de cara ou coroa. A solidão produz insegurança, mas o relacionamento não parece fazer outra coisa. Numa relação, você pode sentir-se tão inseguro quanto sem ele, ou até pior. Só mudamos nomes que você dá pra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com