TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Critica Lugar de Aprendizado Para a Vida

Por:   •  15/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

O livro apresenta os problemas que profissionais da área escolar, os alunos e seus familiares enfrentam com a educação.

No livro, podemos ver que o fator socio-histórico está fortemente ligado a educação, levando escolas a refletirem valores e ideologias predominantes na cultura que está inserida.

ANÁLISE CRÍTICA:

Escola: “Lugar de aprendizado para a vida”

Logo no primeiro capítulo, o autor apresenta uma situação no primeiro dia de aula, que os alunos não apresentam nenhum comportamento diferente do normal, tudo segue tranquilamente. Mas o silêncio ou até mesmo a falta de participação em sala de aula pode apresentar alguns quadros como a falta de entendimento do conteúdo, a sua relação com os colegas e se sentir um estranho naquele ambiente.

Isso tudo pode ser relacionado com a forma de ensino das escolas. Alguns professores que se mostram insatisfeitos com isso culpam o sistema, por apresentar sempre o mesmo método de ensino, rotulando o próprio como uma coisa monótona e desinteressante para os alunos e. os impedindo que consigam desenvolver outras habilidades.

E para entender um pouco desse sistema, teríamos que retornar no tempo, quando as escolas ainda eram reservadas para a elite. Com algumas mudanças na economia, eles tiveram que reformular essa ideia e adaptar uma escola para os pobres, onde as crianças mais carentes, filhos de trabalhadores braçal recebiam o mínimo de educação para que se inserissem na sociedade.

Também é apresentado essa divisão na idade média, onde os filhos dos senhores feudais eram separados dos servos, sendo assim, um visava a formação de grandes senhores e os outros aprendiam no dia a dia. E essa ideia não se torna muito distante nos dias atuais em nosso país, sendo a formação nos níveis escolares um sinônimo de poder, ainda beneficiando a elite, que tem um ensino menos precário e ocupando a maioria das vagas em universidades públicas.

E em muitas redes de ensino é incentivado a competição entre os alunos, avaliando os melhores das turmas e dando algum tipo de bonificação, moldando um bem de consumo para o mercado de trabalho, ou seja, a educação está sendo sabotada, sendo transformada em ensino técnico e não mais reflexivo e cultural. As escolas criam trabalhadores e não cabeças pensantes para a emancipação social.

Para solucionar tais problemas, não seria necessário fazer toda uma reformulação no sistema de ensino. Fazendo a análise de uma possível solução que é apresentada no próprio livro, podemos ver que uma das formas de melhorar o ensino pra todos seria trabalhar na subjetividade de cada um, fazendo que ele desenvolva atividades a partir de seu intelecto, abandonando algumas atividades que talvez o próprio aluno não entenda e fazendo com que todos se insiram e tenham o prazer de aprender.

 As escolas sempre apresentaram um sistema tirano, com uma metodologia que não motivava os alunos. Hoje em dia ainda podemos ver esses problemas entranhado em nossa educação, como desigualdade, falta de oportunidade e o social, que acaba o incentivando a abandonar a escola. Porém, o sistema brasileiro de educação mudou muito nesses últimos anos, trabalhando habilidades pessoais dos alunos e enriquecendo as aulas com rodas de debates e uma maior participação do aluno, podendo inserir tecnologia, graças aos seus avanços e aumentando a possibilidade de aprender com outra ferramenta, já conhecida e com métodos mais fáceis de aprendizagem, fugindo do pragmatismo que sempre foi imposto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (42.2 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com