TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Crítica Do Filme "Vida De Inseto"

Pesquisas Acadêmicas: Análise Crítica Do Filme "Vida De Inseto". Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  1.020 Palavras (5 Páginas)  •  6.468 Visualizações

Página 1 de 5

ANÁLISE CRÍTICA DO FILME “VIDA DE INSETO”

Vida de Inseto é um filme que descreve como é a vida dentro de um formigueiro, mostrando o modo de organização deste e como funciona a rotina de trabalho das formigas. Na trama o formigueiro é explorado por gafanhotos que chantageiam as formigas, a fim de que essas juntem para eles todo o alimento que necessitam para o inverno e em troca eles não fazem mal algum a elas e ainda garantem a “proteção” do formigueiro contra os demais insetos.

Tradicionalmente e por medo, as formigas nunca deixaram de colher o mantimento para os gafanhotos. Porém, devido a uma atrapalhada da formiga Flik, todo o suprimento coletado pelas formigas é derrubado e se perde. Dessa forma, quando os gafanhotos vão até o formigueiro em busca do seu alimento não encontram nada e ameaçam matar as formigas caso elas não colham todo o alimento que encontrarem durante certo prazo, quando eles voltarão. A partir daí Flik inicia uma busca por outros insetos que possam enfrentar a gangue dos gafanhotos e salvar o formigueiro e, assim vai desenrolando-se a trama.

O enredo do filme transita basicamente em três grupos: o formigueiro, os gafanhotos e uma equipe de artistas de circo. Os principais personagens são: Flik, uma formiga atrapalhada e criativa, que está sempre apresentando novas ideias e invenções; Atta, a sucessora do trono real que está aprendendo com sua mãe, a Rainha, como administrar o formigueiro, buscando assim criar o seu próprio estilo de liderança; Dot, a filha mais nova da Rainha, que é uma criança, mas desde já se identifica com o modo de pensar de Flik, demonstrando assim que sua geração apresentará novos pensamentos e consequentes mudanças no formigueiro; e Hopper, o gafanhoto chefe da gangue que domina o formigueiro.

Da análise do filme percebe-se que esse apresenta essencialmente dois modelos de organização, quais sejam a organização Mecânica e a Orgânica. Inicialmente, o formigueiro possuía um modelo de organização mecânica. A organização mecânica se caracteriza por ser focada nas tarefas, que por sua vez são padronizadas, não há comprometimento com o todo, ou seja, cada trabalhador é especializado na tarefa que deve realizar e a faz individualmente e, além disso, os trabalhadores não possuem autonomia nenhuma. Todas essas particularidades da organização mecânica podem ser notadas facilmente na análise do trabalho das formigas.

Nota-se que há especialização do trabalho e padronização das tarefas, uma vez que cada formiga exerce uma única função, sendo treinada para realizar exclusivamente a tarefa a qual é designada, não podendo ter autonomia para tomar uma decisão ou realizar algo diverso daquele que lhe foi atribuído. Outras características da organização mecânica presentes no filme e que podem ser mencionadas são: a autoridade centralizada na figura da formiga Rainha, hierarquia reforçada, controle burocrático, símbolo de status e poder. Percebe-se também que a comunicação entre superiores e subordinados é escassa e quando ocorre as opiniões desses são sempre ignoradas.

Uma cena que demonstra exatamente como o trabalho no formigueiro possui sua base na organização mecânica é o momento em que cai uma folha no meio da fila de formigas que carregam uma a uma os alimentos até o local aonde são depositados. Quando esse fato ocorre a formiga que tem a folha caída em sua frente, assim como as demais que estão atrás dela, entra em completo desespero, não sabendo como fazer para dar a volta na folha e retornar a fila que foi interrompida. Para tanto, surge uma formiga especializada nesse tipo de ocorrência e, portanto considerada mais inteligente que as demais possuindo assim um cargo superior a essas, que as auxilia a contornarem a folha e reorganiza a fila. Diante desse acontecimento fica evidente a ausência de autonomia de cada trabalhador sobre o que fazer diante de um elemento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com