TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Dente Canino

Por:   •  25/11/2020  •  Artigo  •  1.571 Palavras (7 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 7

RESUMO

Este artigo trata-se de uma análise feita através da obra cinematográfica “dente canino” de 2009, produzido por Yorgos Lanthimos e Efthymis Filippou.

A idéia deste artigo é mostrar a forma que o pai impôs uma ideologia para seus filhos e as consequências disso no desenvolvimento e socialização dos mesmos. E com isso fazer um paralelo com a importância da participação dos pais em apresentar o mundo aos seus filhos.

Neste trabalho, vamos apresentar alguns pontos do filme sobre a ideologização dos filhos, onde notamos o quanto os pais idealizaram seus filhos e acabaram afetando o desenvolvimento deles por acreditarem que o melhor a fazer seria privá-los de contato com o mundo externo.

Iremos discutir sobre a teoria da socialização primária e secundária abordada pelos autores Luckmann e Berger e a visão da autora Silvia Lane em determinados pontos do texto.

Discutiremos também sobre o autor José Roberto Tozoni Reis, que apresenta o conceito de família, a influência emocional que a mesma exerce sobre os membros e as mudanças que ocorrem no decorrer do tempo, dando enfoque nas ideologias familiares.

Palavras-chave: Ideologia, desenvolvimento, socialização.

INTRODUÇÃO

A falta de referências, experiências, interação com o mundo social, com outras instituições e significativos, atrapalha o nosso desenvolvimento como seres humanos, e é o que nos torna mais próximos dos animais, pois o que nos diferencia deles é a nossa capacidade de raciocínio e de sermos seres completamente sociáveis.

O filme dente canino aponta de uma forma bem radical alguns aspectos sobre essa ideologia imposta pelo pai e sobre a ausência da socialização secundária, que acarretou em um péssimo desenvolvimento para os filhos, pois mesmo sendo jovens/adultos eles acabavam se comportando como crianças ou até mesmo agindo completamente pelo instinto, devido a falta de estímulos que os dessem a possibilidade de um desenvolvimento pleno, de terem autonomia e de construírem uma moral, o que os tornaram alvos fáceis da manipulação.

Ideologização na socialização

Nós seres humanos, somos fruto das escolhas e decisões que tomamos, mas essas escolhas são muito influenciadas por nossas experiências, pela forma como fomos educados, pelas coisas das quais compartilhamos, entre outras coisas. Mas o que acontece quando deixamos de poder escolher e decidir sobre nossa própria vida?.

Lane (1984, p. 40), diz que o nível de atuação na própria história depende do grau de autonomia e iniciativa que se alcança, mas os jovens do filme em questão não tinham autonomia alguma, já que lhes faltou a socialização secundária e uma quantidade significativa de experiências próprias que os fizessem ser capazes da autonomia. Eles não iam à escola, a clubes ou tinham contato com qualquer outro tipo de instituição que pudesse fornecer essa socialização, por isso não houve um pleno desenvolvimento social e intelectual.

O primeiro aspecto que vamos discutir no presente artigo, é a questão da socialização primária e secundária, tratada pelos autores Luckmann e Berger. No filme observamos que, os significativos dos três filhos são os pais, o pai é quem dita as regras e a mãe é apenas omissa as vontades dele. O pai tinha a intenção de educar os filhos dentro de casa, pois dessa forma os manteria seguros, inocentes e isso faria com que eles se tornassem boas pessoas, mas o resultado que vemos não é exatamente esse.

O pai apresenta aos filhos uma realidade completamente distorcida, ele transmite uma ideologia de que os filhos só poderiam sair de casa quando o dente canino deles caísse, e que só poderiam dirigir quando o dente voltasse a crescer. Ele faz os filhos entenderem que não estão preparados para enfrentar o mundo lá fora, que de acordo com ele é mal. Inclusive cita o exemplo de um suposto irmão que teria fugido e tido problemas, com isso reforça a idéia de que o pai estava certo e que só seguindo suas regras eles poderiam se manter seguros. Como tudo que o pai fala faz sentido para eles, os filhos acabam objetificando e internalizando essa realidade.

“A criança não interioriza o mundo dos outros que são significativos para ele como sendo um dos muitos mundos possíveis. Interioriza-se como sendo o mundo, o único mundo existente e concebível, o mundo tout court”. (LUCKMANN E BERGER, 2004, p. 180).

Dessa forma, a socialização primária dos filhos foi construída pela família, mas a socialização secundária não ocorre, pois eles nunca saíam de casa e visitas de pessoas externas eram inexistentes, exceto por um único e breve contato que tiveram, uma funcionária que ia para a casa deles somente para manter relações sexuais com o filho. Portanto podemos analisar a importância dos pais, que são os responsáveis por apresentar aos filhos os outros significativos.

A falta de outros significativos para uma socialização secundária, impediu que os filhos tivessem acesso a novas experiências e trocas, a se desenvolver intelectualmente e adquirir novas áreas em suas vidas como a social, profissional e amorosa.

Para Tozoni (1984, p.98), apesar dos prós e contras sobre a família, não se deve ignorar o papel fundamental que ela tem nas relações sociais do indivíduo.

Um aspecto muito importante é a linguagem, responsável por possibilitar a comunicação entre os indivíduos. Observamos que muitas palavras que tinham um significado pejorativo eram modificadas pelos pais por algo bom, o que é uma das formas que o pai utilizava para ideologizar seus filhos. A linguagem trás um peso muito grande para o grupo social, porque para o indivíduo é parte de seu desenvolvimento mas também se trata do veículo de ideologia (LANE, 1984, p. 41).

Outro ponto relevante a ser discutido seria a forma em que é tratada a sexualidade no filme, que é outro aspecto “demonizado” pela sociedade. Na trama, uma funcionária vai para atender os desejos sexuais exclusivamente do filho,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (47.2 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com