TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Do Comportament

Exames: Analise Do Comportament. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 2

Conceito de Técnicas de Contra Condicionamento

e Dessensibilizacão Sistemática

Uma técnica muito utilizada pela Terapia Comportamental para trabalhar diferentes comportamentos e contingências envolvidas, seja no setting terapêutico ou externo a ele, é a Dessensibilização Sistemática, baseada na Terapia Comportamental Clássica. Uma das possibilidades de uso dessa técnica é através da imaginação, na forma de tratamento verbal, na qual o cliente fala sobre o estimulo ameaçador e/ou o imagina, emparelhando-o a um estímulo neutro e a estados de relaxamento.

Baseada nos princípios de contracondicionamento, no qual utiliza-se de procedimentos de aprendizagem para substituir um tipo de resposta por outra, e condicionamento reflexo, em que há relação de produção entre estímulo e resposta, a dessensibilização sistemática consiste na substituição da ansiedade pelo relaxamento, através do pareamento de situações aversivas (geradoras de ansiedade) com um estímulo incompatível à resposta ansiosa, com a finalidade de diminuir a frequência das respostas de esquiva e de ansiedade.

Desenvolvida por Wolpe (1958) a dessensibilização sistemática foi fundamentada nos experimentos de Pavlov, na Terapia Comportamental Clássica (1927, citado por Turner, 1996; Ferraz, 2004). Este fez o condicionamento de um choque elétrico ao comportamento de comer de um cachorro, aumentando gradualmente a intensidade do choque para que o animal se alimentasse sob fortes descargas elétricas. Wolpe (1958) descreveu seu experimento aplicando descargas elétricas em gatos, para inibir o comportamento de comer, e gerar ansiedade nos animais. Percebeu, assim, que se a ansiedade poderia inibir o comportamento de comer, então o comer poderia reduzir respostas de ansiedade. A partir desse raciocínio, passou a utilizar o termo inibição recíproca onde a resposta eliciada pode diminuir a força de uma resposta semelhante.

A dessensibilização pode ocorrer de diferentes maneiras. Na aplicação por imaginação o cliente é treinado, com técnicas de relaxamento, a emitir uma resposta que é antagonista à ansiedade, e, então, solicitado a imaginar gradualmente uma série de situações que provoquem ansiedade enquanto está profundamente relaxado. Outra forma é a Exposição in vivo (ao vivo) ao estímulo evocador do medo, em que a hierarquia é organizada baseada em cenas para exposição e aplicação direta da técnica ao estímulo aversivo, com o pareamento do relaxamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com