TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Dos métodos Utilizados Por Professores Universitários Para Lecionar Aos Alunos

Monografias: Analise Dos métodos Utilizados Por Professores Universitários Para Lecionar Aos Alunos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  2.129 Palavras (9 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 9

Centro Universitário Campos de Andrade

Curso de Psicologia 3º Período

Psicologia Experimental e do Comportamento Humano

Analise dos Métodos Utilizados por Professores Universitários, para Lecionar aos Alunos

ANDRIELE R. PUTRIQUE

CÁSSIA B. PADILHA

IASMIM B. TOMCZACK

ROSANA DE SOUZA

VIVIANE LIMA

HERLIANE MARMITT

CURITIBA

ABRIL DE 2014

RESUMO

Este trabalho visa estudar os métodos de ensino dos professores Universitários. Sendo cada um com sua individualidade de dia e horário. Em função das características de cada matéria, o professor organiza e seleciona os métodos de ensino e vários procedimentos didáticos. São as ferramentas (recursos materiais) utilizadas pelo professor para organização e condução metódica do processo de ensino e aprendizagem.

Palavra-chave: Aprendizagem, Métodos de ensino.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO I

MÉTODO I I

a)Sujeito

b)Ambiente

c)Procedimento

RESULTADOS III

DISCUSSÃO. IV

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS V

ANEXOS:

IASMIM B.TOMCZACK VI

VIVIANE A. LIMA X

ANDRIELE R. PUTRIQUE.....................................................................XIV

ROSANA DE SOUZA...........................................................................XVIII

ANEXO 1..............................................................................................XXIII

ANEXO 2..............................................................................................XXIV

I

A observação consiste em olhar atenta e sistematicamente e registar o que se observa. Ocorre sempre que alguém, diferente do observado, nota, dá conta e documenta o comportamento. (Herbert Spencer)

Sendo assim, foi utilizado métodos de Observação, com os Professores Universitários da Uniandrade, com o objetivo de registrar seus comportamentos de acordo com as condições reais, freqüências de atos e métodos utilizados na sala de aula.

Foi utilizado para a pesquisa o Registro Contínuo Categorizado com as categorias: Xerox, Quadro Negro, Slides, Laboratório, Livros,Teoria (Fala).

I I

MÉTODO

a)Participantes

4 professores do curso de psicologia da instituição de ensino Centro Universitário Campos de Andrade, respectivamente do segundo e terceiro período do curso,todos sem contato prévio com a situação experimental.As idades variam entre 30 e 50 anos, sendo 3 do gênero feminino e 1 do gênero masculino.

b)Ambiente

A pesquisa foi realizada em uma sala medindo 7x5 m² , com 4 paredes na cor branca, 10 luminárias com 2lâmpadas brancas cada , 66 cadeiras azuis com apoio para caderno em cor branca. (Anexo2).Localizada no interior do Centro Universitário Campos de Andrade(Anexo 3)

c)Procedimento

Todas as observações foram realizadas á noite no período das 19:15h ás 22:00h.Foram preenchidos protocolos de observação com categorias iguais para cada participante.

I I I

RESULTADOS

Como podemos observar a forma de ensinar, os métodos e a didática utilizada influenciam muito na formação acadêmica, e claro, não apenas nisso, pois a boa formação não depende tão somente disso como também de cada aluno para que se possam obter resultados mais satisfatórios. Porém, o que esta em questão é saber em relação à didática de ensino adotada quais são as formas que trás melhor rendimento.

Como forma de flexibilidade das aulas o uso de Slides e do quadro negro como recurso áudio visual foram escolhidos por unanimidade entre os pesquisados como métodos de maior rendimento.

IV

DISCUSSÃO

O presente resultado de acordo com as observações demonstra que o uso de Slides e do quadro negro como recurso áudio visual é atualmente o método de ensino mais utilizado dentre os 4 professores analisados.

São as ações do professor no sentido de organizar as atividades de ensino, a fim de que os alunos possam atingir os objetivos em relação a um conteúdo específico, tendo como resultado a assimilação dos conhecimentos e o desenvolvimento das capacidades cognitivas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com