TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Ilha Das Flores

Trabalho Universitário: Analise Ilha Das Flores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 3

Pesquisa Cientifica I

Atividade Ilha das Flores

Qual o propósito do diretor ao avisar, antes do início da história:

• Este filme não é ficção

• Esta não é a sua vida

• Deus não existe

O propósito é preparar as pessoas para o que está por vir no vídeo. Dizer que os fatos que são relatados no vídeo ocorrem na vida real. Mas não é por que você vê o vídeo que esta situação se assemelha com sua experiência de vida. Deus não existe por que se existisse pessoas não enfrentariam pobreza e miséria.

Identifique os questionamentos que estão por trás da trajetória do tomate, do momento em que é plantado até chegar ao lixo.

Rotina do vendedor de tomate, da vendedora de perfumes que compra os tomates, do vendedor de porcos que usa os tomates do lixo para dar aos porcos como alimento.

Logo, um grupo de pessoas aproveita os restos que os porcos rejeitaram para que lhe sirvam de alimento. Um grupo de pessoas o qual tem encéfalo desenvolvido, dedos opositores, mas não tem dinheiro, e quando comparado aos porcos, não tem nem um dono para cuidá-los. Trata-se de um sistema capitalista com grande desigualdade social. Onde até mesmo os porcos tinham opção de escolher sua comida enquanto as pessoas que estavam inseridas dentro daquele grupo não tinham;

Com relação ao narrador: identifique o narrador (ou de que lugar ele fala).

Observador o qual conhece e é testemunha de todos os fatos da história, mas não faz parte de nenhum deles. Reproduz as ações as quais enxerga.

Questionar a “precisão cientifica” de alguns dados tais como a exata localização geográfica com a inclusão de latitude e longitude, por exemplo. Estaria o diretor fazendo uma sátira ao cientificismo? Esta pergunta irá relacionar-se aos efeitos que isso cria em termos de argumentação.

Faz uso de dados como este para chocar espectadores e mostrar que mesmo com um encéfalo desenvolvido e mãos como poderosas ferramentas, o ser humano não é capaz de fazer uma distribuição racional de recursos naturais. Independente de todo conhecimento há uma indiferença que impede que o bom senso e a ética prevaleçam.

Explique o porquê da contradição existente entre a linguagem verbal, a narração, a voz “oficial” e a linguagem visual, imagética e sonora, relação permeada pela ironia. Como por exemplo: quando a voz diz que ter um encéfalo altamente desenvolvido e polegar opositor permite realizar melhoramentos no planeta como plantar tomates enquanto a imagem mostrada é da explosão da bomba atômica.

A contradição é que humanos com encéfalo desenvolvido e polegar opositor não tem só a capacidade de fazer melhorias, mas tem também capacidade de destruição, de preconceito.

Qual a tese, os argumentos e as estratégias desenvolvidas em Ilha.

A tese é a diferença social, um dos argumentos é o fato de que alimentos julgados impróprios para um porco acabariam servindo de alimento para seres humanos necessitados. Tem como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com