TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise do Filme Mentes Perigosas

Por:   •  15/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  691 Palavras (3 Páginas)  •  1.281 Visualizações

Página 1 de 3

Matrizes do Pensamento em Psicologia – Behaviorismo

Análise do Filme Mentes Perigosas (1995)

O filme é baseado na vida de LouAnne Johnson e reflete sobre novas formas de educar os jovens.

LouAnne Johnson é uma militar aposentada que começa a trabalhar como professora em uma escola que lida com problemas de gangues, violência e drogas e possui alunos rebeldes e desfavorecidos. Ela percebe em seus alunos um grande potencial e assume um desafio pessoal de fazer seus alunos se interessarem em aprender e conseguirem se formar.

Para conseguir a atenção dos estudantes utiliza métodos não tradicionais de educação, tornando o ensino mais simples de ser compreendido e nem por isso pobre em conteúdo.

Exemplos aplicados no Filme:

- Tentativa e erro

Quando LouAnne entra na sala de aula pela primeira vez ela é hostilizada pelos alunos e “desiste” mas depois de compreender que era capaz de lidar com a turma passou a experimentar novas abordagens (como o caratê).

- Autocontrole

A professora mudou sua imagem pessoal (através de roupas e atitudes) para que os alunos conseguissem se identificar, mostrando a capacidade de realizar um comportamento para alcançar um objetivo.

- Reforço positivo

Quando explicou que todos os alunos possuíam a nota A mas que caberia aos alunos manterem, aqueles jovens jamais tinha tirado uma nota A e passaram a querer mantê-lo gerando motivação e objetivo.

LouAnne dava barras de chocolate aos alunos que respondessem a suas perguntas, além de prometer passeios.

- Facilitação

Passou a relacionar elementos dos textos com coisas que os alunos estavam familiarizados, isso ajudava os alunos a compreender e formava o raciocínio para conteúdos mais avançados.

- Consequências dos comportamentos

Quando Emilio que era reconhecido como líder na sala de aula se interessa por um poema e começa a responder a professora, os outros alunos passaram a se interessar e interagir com o tema proposto.

- Aprendizagem colaborativa

Ao criar um concurso LouAnne estimula que os próprios alunos leiam e entendam poesia, assim por si mesmos passam a pesquisar, trocar ideias e analisar os textos colaborando uns com os outros e gerando pensamento critico conectando o que é aprendido dentro da sala de aula com a realidade das ruas.

- Auto capacitação

Quando um aluno questiona a professora sobre qual o premio que irá ganhar por aprender um poema, a resposta de LouAnne motiva os alunos a serem independentes de motivação externa para se motivarem a apreender, onde a própria aprendizagem é o prêmio e que isso gera coisas novas em suas vidas.

- Autodescoberta e auto empoderamento

Quando LouAnne anuncia aos alunos que não continuará a lecionar na escola no próximo ano os alunos se recusam e mostram o que aprenderam com a professora, utilizando os métodos que ela mesmo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (33.1 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com