TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Filme : Mentes Perigosas

Por:   •  7/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.016 Palavras (5 Páginas)  •  1.043 Visualizações

Página 1 de 5

RELATÓRIO DE FILME / TEATRO / SHOW

TÍTULO DO FILME: Mentes Perigosas

DIRETOR: John N. Smith

ELENCO: Bruklin Harris, Courtney B. Vance, George Dzundza, Michelle Pfeiffer, Robin Barlett

LOCAL: Estados Unidos                                                                                                                      ANO:1995

SINOPSE:

Uma ex-oficial da marinha abandona a vida militar para ser professora de inglês. Só que logo na primeira escola em que começa a lecionar, ela vai se deparar com diversas barreiras. Sendo um colégio de negros, latinos, e na maioria de pessoas pobres, ela terá que lidar com a rebeldia dos alunos. Como a professora Louanne Johnson não consegue através de métodos convencionais a atenção da sua classe, ela parte para outra forma de ensino. Passa a dar aulas com karatê e músicas de Bob Dylan, tentando ajudar a turma através de métodos pouco convencionais.

A. Identifique no filme os principais assuntos abordados

Jovens Rebeldes

Métodos de ensino diferentes

Gravidez na adolescência

Imposição de  modelos curriculares nas escolas

Descaso com alunos complicados

Desafios dos educadores

B . Aponte:

Contexto histórico e social: Estados Unidos, sociedade com forte preconceito racial, e injusta. Pessoa da periferia tem dificuldades econômicas e muitas vezes os jovens das classes sociais menos favorecidas recorrem á praticas ilícitas como trafico e uso de drogas, assaltos etc. Adolescentes que engravidam cedo e se veem obrigadas ou abandonar a vida escolar, ou a irem para colégios que ensinam a cuidar de seus bebes.  O jovem que adota esse comportamento é visto como problema e tratado com descaso pela sociedade e por parte da comunidade escolar.

2. Escolha 2 personagens e mostre sua relação com o contexto apresentado acima:

Personagem 1: Emilio Ramirez, acaba sendo ameaçado de morte por um usuário de drogas , e ao procurar o diretor para denunciar o agressor não é atendido. Acaba sendo morto.

Personagem 2: Callie uma adolescente que está gravida e tem um grande talento com poesia mas devido a gravidez a gestão da escola quer transferi-la para outra escola.

C. Quais foram as principais questões, idéias ou conceitos apresentados no filme?

Problemas Sociais afetam o rendimento escolar.

Métodos novos de didática podem motivar alunos a aprenderem mais.

Adolescentes rebeldes precisam de professores que enxergue o ponto de vista deles.

O professor mais que um educador precisa ser companheiro e se tornar amigo de seus alunos.

Nem sempre a gestão escolar , os pais e professores irão trabalhar em conjunto o que pode desmotivar tanto o profissional quanto os educandos.

Alguns professores desistem de turmas ditas mais complicadas por não terem criatividade e motivação para lidar com elas.

D. Faça um resumo do filme:

Uma antiga militar busca um emprego como professora e através da indicação de um amigo consegue facilmente, mas ao mesmo tempo é estranho a rapidez com que consegue pois ainda está em processo de formação, mesmo assim Louane vai conhecer a turma  que irá trabalhar e se depara com alunos muito indisciplinados, logo descobre porque conseguiu facilmente o emprego , poucos são os profissionais que estão dispostos a trabalhar com  aquela turma.

Após tentar trabalhar a pedagogia tradicional Louane percebe que daquela forma não irá conseguir a atenção dos alunos e eles continuarão sem adquirir nenhum conhecimento, Louane então utiliza métodos diferentes: busca tentar conhecer um pouco da vida desses alunos,  faz uma demonstração de golpes de caratê e ganha a atenção dos alunos por conta disso, usa então o caratê como didática .  Começa a trazer poesias para seus alunos que não se veem tão interessados naquilo e até a questionam para que serve , ela diz que cada poesia interpretada exercita a mente e dá a ela um novo musculo, fazendo alusão aos exercícios do caratê. Mesmo observando que os alunos já se concentravam um pouco mais nas aulas a gestão da escola fica contra os métodos de Louhane e diz que a professora tem que utilizar o material que foi proposto pela escola, e não métodos próprios. A professora enfrenta ainda problemas com pais de alunos que não gostam de ver seus filhos aprendendo literatura e uma mãe chega até a tirar seu filho da escola. Mesmo com esses obstáculos a professora não desiste e continua utilizando seus métodos para trabalhar com aquela turma. A professora também se depara com uma aluna gravida que demonstrava bastante facilidade em literatura, mas que terá que ser transferida para outra escola por conta da gravidez, descobre então que a transferência não é obrigatória e tenta convencer a jovem a ficar ali na escola.

Se depara com muitas outras adversidades de diversos alunos e busca ajuda los, inclusive abrigando um aluno que está sendo ameaçado de morte.

E. Qual a relação que você estabelece entre o tema tratado no filme e sua formação profissional?

A relação está em que o professor se depara com diversos desafios em sala de aula, desde alunos com dificuldades de aprendizagem, a alunos desinteressados, desmotivados. Alunos que enfrentam problemas pessoais e acabam tendo seu rendimento escolar afetado. E através desse filme podemos ver que é possível reverter essa situação, para isso o professor precisa de criatividade, paciência e saber dialogar com seus alunos e entender o que acontece na vida deles para a partir dali fazer com que o processo de ensino aprendizagem seja algo significativo para eles. É preciso fazer ligações com o que queremos transmitir aos nossos alunos e o cotidiano deles, pois só assim fará sentido para eles aprender.  O problema não esta no aluno e sim na falta de buscar romper com a pedagogia tradicional, utilizar novos métodos, formas de fazer com que o aluno se interesse em aprender.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (82.1 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com