TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise do Filme Senhor das Moscas

Por:   •  26/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 2

Análise do filme O Senhor das Moscas

Camila Canali

Giovana Monteiro

Jéssica Tesori

Tamires Barison Comin

  1. Em que momento do filme surge, inicia-se o papel de liderança do Ralph?

Em determinada cena do filme, um menino encontra uma concha e a entrega para Ralph, Ralph então emite um som a partir dela fazendo com que todos passem a ir em sua direção ao ouvir o mesmo e, então propõem ao grupo uma espécie de assembleia sempre que o som através dela for emitido. Nesse momento Ralph assume o papel de liderança, mesmo sem acontecer uma votação para o eleger.

  1. Qual foi o estilo de liderança de Ralph? E como ele coordena o grupo?

Atuando com liderança democrática, Ralph era um líder positivo, empenhava-se em manter o grupo em harmonia, o coordenava no âmbito coletivo, sem considerar questões pessoais.

  1. Qual o significado da concha para o grupo?

A concha serve como instrumento que dá o poder de fala, logo só pode falar quem a porta no momento, o som emitido por ela do início a uma assembleia, ela então carrega o significado de democracia e civilidade dentro do grupo

  1. Os grupos operativos passam por três etapas: pré-tarefa, tarefa e o projeto. No filme vocês observaram as três etapas? Em qual etapa o funcionamento grupal permaneceu?

O grupo se dividiu em pré-tarefa e tarefa. Em determinado momento, existiu um desvio de tarefa, quando Jack e seu grupo resolvem se distrair, quando deveriam buscar lenha, por exemplo. Eles permaneceram na pré-tarefa, em função do desmantelamento do grupo.

  1. Quais foram os papeis utilizados por Ralph? Qual o papel do Piggy? Qual o papel de Jack?

Ralph teve o papel de liderança democrática; Piggy raciocinou a respeito da importância de serem resgatados e apoiou Ralph; Jack desde o início demostrou interesse em liderar, mas era autoritário, dominador e violento.

  1. Quais os fatores que dificultaram o desenvolvimento do grupo?

A mobilidade pode ter sido um dos fatores que dificultaram o desenvolvimento do grupo. Outros fatores como a desagregação, problema de logística, rivalidade e individualismo uma vez que objetivos eram os mesmos, mas a forma de chegar até eles foram preponderantes na desarticulação.

  1. Na cena final, onde a câmera mostra as expressões faciais dos garotos podemos afirmar que houve um insight dos integrantes do grupo? Comente.

Sim, suas expressões muito significativas, talvez nesse momento eles tenham tido a percepção de como estava o funcionamento grupal e sua permanência na pré tarefa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (60.7 Kb)   docx (213.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com