TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revisão do filme "Senhor das Moscas"

Resenha: Revisão do filme "Senhor das Moscas". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2014  •  Resenha  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  742 Visualizações

Página 1 de 2

O filme “Senhor das Moscas”, pode nos levar a inumeras conclusões da psique Humana e até onde chega uma sociedade sem Direito? É possivel uma sociedade sem o Direito?.

É o que acontece com um grupo de garotos que, após um acidente aéreo, se vêem sozinhos em uma ilha deserta no Pacífico, sem a presença de um adulto.

No início a alegria é dominante. Não há aulas, não há adultos… só há férias!

No entanto, é preciso lutar pela sobrevivência para conseguir alimentos, para se protegerem, e para avisar os possíveis socorristas de que estão vivos. Dividem-se tarefas, estabelecem-se objetivos, mas nem todos os elementos do grupo possuem a mesma motivação.

Ralph representava o papel do Direito, modelo de civilização democraticia fazendo assembléias, colocando limites, e distribuindo tarefas, representava um limite as vontades. Enquanto Jack, por questões de força, e falta de limites representa a falta de estrutura, queria ser lider pelo simples de fato de o ser, ele não tinha uma estrategia, um objetivo para um bem comum, apenas prevalecia seu “ego”.

Porquinho” , o gordinho, tentava manter os costumes, a democracia, como ele mesmo disse; “ fizemos tudo igual aos adultos”. Ele tentou manter as tradições, isso foi importante, porque mantevê ele e Ralph, civilizados, racionais, á espera do socorro.

Para ele era importante manter a estratégia correta, para uma sobrevivência, apesar de ser impopular.

Para Dino Del Pino, a narrativa trabalha com quatro elementos: o espaço físico (a ilha); o tempo (ambientado durante a Guerra Fria); os personagens (os meninos) e por último as ações, que vão progredindo lentamente até a construção de um duelo entre "civilização e barbárie".

Quando já não existia mais solução, pelo fato de Jack, e seus aliados terem se tornado, verdadeiros selvagens, com a ausência de um adulto, e regras, surge o socorro, que ao ser avistado pelos garotos, logo voltam ao Estado de civilização, diante do Militar que Representava o “Estado.”

Quando se analisa a história das sociedades, verifica-se que o indivíduo não nasceu para viver de forma isolada, faz-se necessário um conjunto de regras ou normas jurídicas que visam orientar e disciplinar estas condutas humanas, sob pena de causas desordem social e um Estado de insegurança jurídica entre as pessoas. A história nos mostra que o indivíduo embora possua a sua liberdade individual, ele deve compreender que o seu direito termina onde começa o do outro, tal liberdade de forma descontrolada acabaria com o fim da própria humanidade. O que já estava para acontecer com Ralph.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com